04 novembro 2011
INTERNET: BLOGUEIROS ROUBAM A CENA NO NY FASHION WEEK
Com o encerramento da Nova York Fashion Week, em 15/ 09, os fashionistas confirmam estar apostando menos nas revistas e mais em blogueiros na hora de saber o que usar na próxima estação.
Muitos podem nunca ter ouvido falar de Tavi Gevinson, Scott Schuman, Susie Bubble e Bryanboy, mas estes são nomes conhecidos dos interessados no mundo fashion. Todos os quatro integram a revolução dos blogs, fenômeno que vem transformando radicalmente o mundo da moda.
VIDEO: WHAT 'S THE FASHION BLOGGER?
Por anos, a moda foi algo determinado por um pequeno número de publicações - bíblias fashion como ‘Vogue’, ‘Elle’ e ‘Harper’s Bazaar’ - cujos autores protegiam seus acessos a desfiles e aos estilistas. Mas os blogs vêm tomando o espaço da mídia tradicional, à medida que mais pessoas querem saber o que eles dizem sobre moda na vida cotidiana.
VIDEO: COMO OS BLOGGERS MUDAM A MODA?
Assim como os consumidores, os blogs surgem em diferentes formas e tamanhos.
O Sartorialist, de Scott Schuman, retrata o estilo das ruas, encontrando inspiração no modo de vestir de pessoas comuns, sejam as que usam roupas de estilistas famosos ou as que vestem uniformes de trabalho.
Tavi Gevinson, hoje com 15 anos, começou o blog Style Rookie aos 11, ficou famosa por traduzir as passarelas pelo prisma de uma adolescente fanática por moda.
Bryanboy é o diário e a janela para o mundo de Bryan Grey-Yambao, com comentários por vezes cáusticos de sua vida e obsessões.
No Style Bubble, a blogueira Susie Bubble comenta o sucesso dos blogs de moda e elege seus estilistas preferidos
VIDEO: FASHION WEEK BLOGGERS
O sucesso desses blogs mostra que a hierarquia da moda sofreu fortes mudanças com o advento das mídias digitais. Além da palavra escrita, vídeos online, fotos digitais e mídias sociais estão revolucionando a relação entre consumidores e marcas. Agora, qualquer um pode se tornar um crítico. Quando as grifes colocam suas coleções online, as pessoas podem postar suas impressões instantaneamente. E muitas empresas passaram a dar importância e a capitalizar essas recomendações aparentemente independentes vindas de pessoas que querem comprar seus produtos.
Os blogs se destacaram por permitir o diálogo, por terem textos curtos e opiniões longas – e por serem confessionais. Mas o grande segredo do sucesso dos blogs é uma voz original e um senso de estilo diferenciado.
VIDEO: FASHION BLOGGERS SÃO EDITORES DE MODA?
Robin Derrick, ex-diretor da Vogue inglesa, diz que há poucos blogs realmente bons. E que eles tiveram uma ascensão meteórica porque a mídia impressa foi lenta ao ocupar o vasto e emergente espaço online.
“Nada se compara a essa mudança de cenário. Foi uma incrível colisão de tantas coisas, tudo de uma só vez.”
Lisa Armstrong, editora de moda do jornal britânico Daily Telegraph, insiste que os jornais precisam se engajar mais com o público jovem, que se informa pela internet.
“Os blogs não estão contra nós. Os editores de moda de jornais têm uma vasta experiência e sabem do que estão falando.”
VIDEO: BRIAN BOY FALA DA INFLUÊNCIA DOS BLOGS DE MODA
MODA MAIS ACESSÍVEL
Para muitas pessoas, a moda é algo inóspito e intimidante. Mas os blogueiros ajudaram e acabar com essa percepção de que você precisa ser do ramo para entender de moda.
“Eles tornaram tudo mais acessível”, diz Bryanboy.
A velha-guarda, antes minada pelo crescimento dos blogueiros, reagiu com duas coisas que eles não tinham: dinheiro e acesso aos grandes eventos de moda.
Derrick vê a era dos blogueiros como uma imprensa alternativa, com vozes independentes, mas que está chegando ao fim à medida que eles buscam se manter a partir de seus sites e de suas reputações.
Bryanboy adimite que atualmente é mais difícil se destacar na blogosfera fashion.
“Será que precisamos mesmo de outra garota tirando fotos de si mesma nas ruas e postando em seus blogs todos os dias? Para um novo blogueiro conseguir algum impacto hoje, ele precisa oferecer algo realmente novo.”
VIDEO: ONDE NASCE A MODA?
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