09 novembro 2011

INTERNET: INSTITUTO CLARO INCENTIVA TECNOLOGIAS NA ESCOLA


O Instituto Claro lançou, em 2010, a cartilha “Tecnologias na Escola”, elaborada por Carlos Seabra - consultor e coordenador de projetos de tecnologia educacional e redes sociais e autor de diversos artigos, softwares e sites educacionais sobre o tema. O objetivo é ajudar os educadores a repensarem o formato tradicional de educação, através da utilização de ferramentas digitais. A cartilha pode ser baixada na internet, clicando aqui.

Além da discussão teórica, “Tecnologias na Escola” traz exemplos práticos e dicas de aplicativos a serem usados no dia a dia. Carlos Seabra explica que a ideia é dar uma noção geral de que a tecnologia é uma ferramenta facilitadora do trabalho em sala de aula e, por isso, deve ser apropriada pelos professores.

Nesse sentido, ele quer desmistificar alguns tabus, como o de que o uso da tecnologia representa necessariamente mais trabalho para o docente. Ao contrário, se bem utilizada, ela é capaz de otimizar o tempo do profissional. E o consultor é categórico: o docente só conseguirá atrair seus alunos se conseguir entendê-los, mas, para isso acontecer, precisa compreender as novas tecnologias. “As pessoas hoje nascem com o mouse na mão”, diz.

VIDEO: CARTILHA SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS NA ESCOLA



Para facilitar sua utilização, a cartilha foi dividida em dez temas: navegação, comunicação, vídeo, som, imagens, blogs, textos e planilhas, mapas, redes sociais e jogos e simulações. De forma clara e direta, o educador tem acesso aos principais programas e aplicativos disponíveis na rede que podem facilitar o uso da tecnologia no processo de educação.

Nenhum comentário: