12 novembro 2011

INSTITUTO INHOTIM: TRANSFORMANDO PESSOAS PARA UM MUNDO MELHOR


O Instituto Inhotim é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. Surgiu para abrigar a coleção do empresário Bernardo Paz.

DOCUMENTÁRIO: CONHECENDO MUSEUS - INSTITUTO INHOTIM



O Inhotim integra a arte à natureza e surpreende os visitantes com uma experiência sensorial única. O espaço oferece um grande conjunto de obras de arte, expostas a céu aberto ou em galerias temporárias e permanentes, situadas em um Jardim Botânico de rara beleza, onde são encontradas espécies vegetais raras, dispostas de forma estética, em um terreno que conta com cinco lagos e reserva de mata preservada.

VIDEO: ESCOLA CONTEMPORÂNEA



Além desses espaços de fruição estética e de entretenimento, o instituto desenvolve também pesquisas na área ambiental, ações educativas e um significativo programa de inclusão e cidadania para a população do seu entorno. Pesquisas e projetos botânicos e paisagísticos são desenvolvidos em parceria com órgãos governamentais e privados.

VIDEO: OBRAS NO JARDIM



Localizado em uma área de 100 hectares na cidade de Brumadinho (MG), a 60 quilômetros de Belo Horizonte, o Inhotim abriu as portas para o público em 2004.
Seu projeto paisagístico teve o toque de Roberto Burle Marx e ao redor de suas trilhas, lagos, alamedas e viveiros, encontram-se diversas coleções botânicas entre as quais se destacam a de Aráceas - uma coleção de orquídeas da espécie Vanda - com 350 indivíduos de diferentes espécies, e uma das maiores coleções de palmeiras do mundo, com cerca de 1500 espécies. Além disso, diversas áreas do parque recriam os ambientes da floresta amazônica e da mata atlântica.

VIDEO: GALERIA ADRIANA VAREJÃO



Toda essa exuberância é parte integrante do acervo artístico do instituto, com mais de 500 obras espalhadas - ao ar livre e em galerias - pelo espaço do instituto. Extremamente visuais, mas também sonoros, táteis e olfativos, os trabalhos são assinados por artistas de mais de 100 nacionalidades, como os norte americanos Chris Burden, Matthew Barney e Doug Aitken, o tailandês Navin Rawanchaikul, a japonesa Yayoy Kusama, a canadense Janet Cardiff e os brasileiros Hélio Oiticica, Tunga, Cildo Meireles e Adriana Varejão, entre outros.

VIDEO: GALERIA CILDO MEIRELES



O Inhotim se diferencia de outras instituições por oferecer ao artista condições para a realização de obras que apenas em seu parque poderiam ser construídas. Muitas das obras foram erguidas a partir do conceito ‘site-specific’, em que o trabalho do artista está definitivamente integrado no espaço que o abriga.
O resultado é incrível: passear pelo Inhotim tornou-se uma experiência inigualável, onde todas as pessoas podem caminhar por edifícios de arquitetura arrojada, interagir com construções espelhadas e, ao mesmo tempo admirar um lago cheio de cisnes ou árvores com mais de 30 metros de altura.

VIDEO: SONIC PAVILION - DOUG AITKEN, 2009



Um dos grandes exemplos dessa integração entre arte e natureza é o 'Pavilhão Sônico', do artista Doug Aitken. No centro da construção feita com aço e vidro, em uma das colinas do parque, ele perfurou um poço tubular com 202 metros de profundidade e ali inseriu seis microfones conectados a amplificadores sonoros.
No interior do edifício, enquanto admira uma vista panorâmica do Inhotim, o visitanta ouve os sons - quase sempre parecidos com ventos e sussurros - provenientes das profundezas terrenas. Algumas vezes é possível escutar o eco das explosões feitas dentro das minas que operam na região de Brumadinho.

VIDEO: BEAM DROP - CHRIS BURDEN, 2008



Outro trabalho interessante é o 'Beam Drop', de Chris Burden, realizado em dos pontos mais altos do parque: nele o artista subiu em um guindaste e, de uma altura de 45 metros, soltou 71 vigas em direção a uma vala com cimento fresco. Todas ficaram em pé, de modo caótico, criando um contraste entre sua ferrugem e o verde da paisagem.
O Inhotim também possui 17 galerias (algumas com 1.000 m²) que apresentam ao público temas instigantes e, às vezes, polêmicos. Na galeria Rio Branco, o artista espanhol Miguel Rio Branco mostra em vídeos e fotografias, a rotina da população extremamente pobre na região do Pelourinho, em Salvador (BA).

VIDEO: COSMOCOCA CC5 HENDRIX WAR



Já a galeria Cosmococa reúne instalações desenvolvidas pelos brasileiros Hélio Oiticica e Neville D'Almeida, onde o visitante pode assistir, entre colchões, redes e bexigas, a slides montados pelos dois artistas: as projeções mostram imagens de ícones pop como Marilyn Monroe e Jimi Hendrix desenhadas por ‘fileiras’ de cocaína, e exibidas ao som da guitarra de Hendrix ou de uma sanfona de forró.

VIDEO: NEVILLE D'ALMEIDA E AS COSMOCOCAS



A CONVITE DE INHOTIM, O ‘CANAL’ ESTEVE NA INAUGURAÇÃO DOS NOVOS PAVILHÕES, NOVAS OBRAS EXTERNAS E NOVAS SALAS, EM SETEMBRO DE 2010. VEJA O PROGRAMA.

VIDEO: CANAL EM INHOTIM

PARTE 01



PARTE 02



VIDEO: BERNARDO PAZ FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA NO PROGRAMA DE MARÍLIA GABRIELA



SERVIÇO:

Reserve pelo menos dois dias para visitar o Inhotim - o lugar é enorme e reúne centenas de atrações. O visitante irá caminhar bastante pelo parque, portanto, vista roupas e tênis confortáveis.
O Inhotim funciona das 9h30 às 16h30 entre terça e sexta-feira, e das 9h30 às 17h30 aos sábados domingos e feriados. O valor da entrada é acessível: R$ 20 (entrada inteira). Pagando mais R$ 10 o visitante tem direito de usar o transporte motorizado dentro do instituto.
Os ônibus da empresa Saritur saem de terça a domingo (e feriados) da rodoviária de Belo Horizonte com destino ao Instituto Inhotim. Saiba dos horários pelo telefone 0XX31 - 3419-1800

PARA AMPLIAR E VISUALIZAR O MAPA CORRETAMENTE CLIQUE NA IMAGEM COM O BOTÃO DIREITO DO MOUSE E SELECIONE A OPÇÃO 'ABRIR LINK EM UMA NOVA JANELA', DEPOIS CLIQUE SOBRE A IMAGEM DA NOVA JANELA

Para baixar o mapa em PDF clique aqui
Para visualizar ou baixar a apresentação do Instituto Inhotim em PDF clique aqui
Veja mais fotos do Instituto Inhotim – em alta resolução - clicando aqui

DOCUMENTÁRIO: MINAS MOVIMENTA- INHOTIM




INSTITUTO INHOTIM NO CIRCUITO CULTURAL PRAÇA DA LIBERDADE

O governador Antonio Anastasia assinou, no dia 29 de setembro deste ano (2011), no Palacete Dantas, o protocolo de intenções com o presidente do Conselho Administrativo do Instituto Inhotim, Bernardo Paz, para a criação do Inhotim Escola, que integrará o Circuito Cultural Praça da Liberdade.

VIDEO: INSTITUTO INHOTIM NO CIRCUITO PRAÇA DA LIBERDADE


Nenhum comentário: