08 novembro 2011

EDUARDO KAC: ‘AROMAPOETRY’ - UM LIVRO PARA SER LIDO COM O NARIZ


Aromapoetry é um novo tipo de poesia em que a unidade de composição (o poema) é composta de cheiros. O poeta "escreve" os cheiros ao conceber o poema como uma experiência olfativa, empregando procedimentos químicos múltiplos para alcançar seus objetivos poéticos. Nem é preciso dizer que, como em qualquer tipo de poesia, o leitor é um participante ativo que interpreta e, portanto, atribui o seu significado próprio para o poema além das motivações originais do escritor.


Em Aromapoetry, o primeiro livro escrito exclusivamente com os cheiros, os leitores encontram doze aromapoemas que variam muito em sua estrutura material e ressonância semântica. Enquanto alguns aromapoemas são compostos por apenas uma ou duas moléculas, a maioria restante é composta por dezenas de moléculas, cada. Em alguns casos, um único poema tem distintas zonas olfativas na sua página, em que o aroma de cada zona é composto por por dezenas de moléculas. Em outras palavras, o nível de complexidade molecular das obras em Aromapoetry varia desde o simples ao extremamente complexo.


Eduardo Kac compôs os doze poemas em Aromapoetry, de modo a fornecer ao leitor um amplo campo de experiências aromáticas. Os títulos simultaneamente delineam e inauguram a esfera semântica de cada obra. Cada poema é uma composição distinta e independente. Ao mesmo tempo, o livro tem um ritmo interno dinâmico, produzido através da alternância de cheiros diferentes ou contrastantes.


Qualquer poema no livro emprega nanotecnologia, vinculando uma camada extremamente fina de vidro poroso (200 nanômetros de espessura) em cada página, prendendo os odores (ou seja, as moléculas voláteis) e liberando-os muito lentamente.
Sem esta nanotecnologia, as fragrâncias poderiam se dissipar rapidamente e os cheiros não poderiam ser experimentados depois de alguns dias. Para assegurar a longevidade ainda maior, um conjunto de pequenos frascos está integrado no livro, permitindo ao leitor recarregar cada página individualmente. Com um olho no futuro distante, o sumário do livro apresenta as moléculas utilizadas na produção de cada poema.

VIDEO: “AROMAPOETRY”



Estréia mundial de Aromapoetry:
A mostra "Invisible & Insaisissable / Elusive & Invisible" acontece desde 23 setembro e vai até 16 dezembro de 2011, no Centro de Artes da cidade de Enghien-les-Bains, na França
Aromapoetry é o Livro do artista, de Eduardo Kac, apresentado em uma caixa, com envólucro deslizante e composto por doze poemas, com aromas exclusivos - feitos especialmente para a obra - inseridos em uma nanocamada de vidro mesoporoso. O livro possui texto impresso, frascos de 16.2 ml com títulos gravados, mede 29,7 cm x 21,0 cm x 5,08 milímetros, e tem tiragem de 10 edições assinadas e numeradas pelo artista.
Aromapoetry foi patrocinado pelo OpenLab, em Paris, e produzido com o apoio de Niki Baccile, Balzerani Margherita, e Azaïs Thierry.

Nenhum comentário: