Oscar Niemeyer –‘ A vida é um sopro’ é um filme que, sem pretender ser inovador ou genial como o personagem que lhe serve de tema, procura se pautar na clareza de suas linhas e na poética de suas formas, para (re)construir a história do maior ícone da Arquitetura Moderna Brasileira. Uma história indissociavelmente ligada às transformações do país neste último século.
No documentário, de 90 minutos, o arquiteto conta de forma descontraída como concebeu seus principais projetos. Mostra como revolucionou a Arquitetura Moderna, com a introdução da linha curva e a exploração de novas possibilidades de utilização do concreto armado. Fala também sobre sua vida, seu ideal de uma sociedade mais justa e de questões metafísicas como a insignificância do Homem diante do Universo.
Produzido pela Santa Clara Comunicação e rodado em vídeo digital e 16mm no Brasil, na Argélia, França, Itália, Estados Unidos, Uruguai, Inglaterra e Portugal, A vida é um sopro é costurado por imagens de arquivo inéditas e raras, e por depoimentos de personalidades como os escritores José Saramago, Eduardo Galeano e Carlos Heitor Cony, o poeta Ferreira Gullar, o historiador Eric Hobsbawn, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, o ex-presidente de Portugal Mário Soares e o compositor Chico Buarque.
O produtor Sacha idealizou o documentário em 1997, quando dirigia a programação da TVE Brasil e designou o diretor Fabiano Maciel para coordenar a cobertura da semana comemorativa dos 90 anos de Oscar Niemeyer.As filmagens iniciais ocorreram no verão de 1998, mas o filme apenas foi lançado nos cinemas em 20 de abril de 2007.
Trailer do filme
Mais uma homenagem...
11 agosto 2007
Documentário comemora 100 anos de Oscar Niemeyer
Marcadores:
A vida é um sopro,
Arquitetura Moderna Brasileira,
arte,
cultura,
disco voador,
documentário,
filmes de sucesso,
homenagem,
museu de Niterói,
Oscar Niemeyer
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário