31 dezembro 2012

CONCEITO: MERCEDES-BENZ ENER-G-FORCE


Desde 2005, o Salão do Automóvel de Los Angeles realiza uma competição de design voltada para o futuro – o Los Angeles Design Challenge. Em 2012, o tema da mostra indagou como seriam os veículos da polícia em 2025. Ainda, as criações deveriam responder aos novos desafios, de proteger e servir o público, e respeitar as normas ambientais na emissão de gases. Entre as propostas apresentadas, a Mercedes-Benz resolveu rever os princípios básicos dos utilitários esportivos.


O conceito Ener-G-Force é um SUV (sport utility vehicle) voltado para o off-road, mas muito mais amigável ao meio-ambiente do que os modelos movidos a gasolina e diesel.
Para o projeto, a Mercedes se baseou em um dos seus modelos mais emblemáticos do ‘off-road’, o Classe G – um ícone que mantém suas características de um utilitário esportivo forte e clássico, com linhas retas e um conjunto mecânico pronto para grandes desafios, desde o seu lançamento em 1979.

VIDEO: MERCEDES-BENZ ENER-G-FORCE TEASER



A proposta da Mercedes - através do seu centro de design norte-americano - para a polícia do futuro implica que ela terá de se adaptar às estradas movimentadas, mesmo quando monitoradas e controladas, devido ao crescimento da população e mudanças no comportamento humano.
A Mercedes-Benz acredita que dentro de algumas décadas as pessoas irão procurar, cada vez mais, atividades ao ar livre em suas horas de lazer e a população seguirá sedenta pelo espirito de liberdade e de aventura. Com isso o Ener-G-Force terá que chegar a lugares de difícil acesso e transpor obstáculos com facilidade.


Como o veículo é destinado a enfrentar terrenos irregulares e inóspitos, ele possui tração integral. Deste modo, a opção dos projetistas da Mercedes foi acoplar um conjunto de motores elétricos, movidos a partir da energia gerada por células de hidrogênio. Cada roda tem seu próprio motor, que garante um sistema independente de tração para um carro que anda com facilidade sobre todo o tipo de terreno. Um dos itens de preparação para isso são as gigantescas rodas de 20 polegadas, calçadas com agressivos pneus para todos os tipos de terreno.


A reinterpretação policial do G teve sua área envidraçada reduzida para promover uma maior segurança aos policiais que ocupam o seu habitáculo, sem prejudicar a visibilidade do condutor. O efeito, além de expor menos os ocupantes, aumentou sua esportividade e garantiu uma imagem que impõem respeito. Outra mudança incorporada foi o arredondamento de seus traços. Ele ganhou músculos, ficando aparentemente mais agressivo e moderno.


A frente marcante do Classe G ganhou um conjunto óptico que deixou o visual do veículo ainda mais imponente e com características futuristas, mas conservou seus pormenores estilísticos - recuperando a forma retangular com a ampla grade superior. Os faróis têm o formato de G e acompanham luzes em LED e piscas laterais instalados acima do para-choque dianteiro.
As saias laterais com design diferenciado tem múltipla função; estribo para facilitar a entrada dos passageiros e armazenamento de energia. A cor das saias vai mudando para identificar a quantidade de energia armazenada.


No teto do carro, um sensor topográfico monitora o espaço e fornece dados ao motorista sobre as condições do percurso, que permitirão ao condutor tomar decisões para configurar a suspensão e o câmbio do carro da melhor maneira possível para superar os obstáculos. O sistema inédito batizado de ‘Terra-Scan’ é um scanner de 360 graus que fica ligado permanentemente. O funcionamento dessa tecnologia também pode ser automatizado: um computador recebe as leituras topográficas e, sozinho, faz todos os ajustes mecânicos.


Ainda no teto, o Ener-G-Force armazena água em tanques e a transfere para o ‘hydro-tech converter’, convertendo-a em hidrogênio para operar as células de combustível. A autonomia é de mais de 800 quilômetros. Esta tecnologia prevista para o Ener-G-Force - os reatores que convertem água em hidrogênio para alimentar as células de combustível - ainda não está disponível. Por isso a Mercedes espera que o Ener-G Force só deixe de ser um conceito em 2025.





Outro item de segurança que afeta diretamente o design do Ener-G-Force é o conjunto de luzes de emergência localizadas em um rack integrado ao teto do SUV, juntamente com o sistema de sirenes do highway patrol.
"O Ener-G-Force é a visão de um todo o terreno que, apesar de refletir as aventuras de amanhã, invoca os genes do ícone da Mercedes-Benz, o modelo G", disse o diretor de design da Mercedes Gorden Wagener.

VIDEO: MERCEDES-BENZ ENER-G-FORCE CONCEPT



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