04 janeiro 2012
O CINÉMA VÉRITÉ DE CLAUDE LELOUCH: “C'ÉTAIT UN RENDEZ-VOUS”
Em agosto de 1976 o cineasta francês Claude Lelouch adaptou uma câmera giroscópica no pára-choque de uma Ferrari 275 GTB e convidou um amigo - piloto profissional de Fórmula 1 - para fazer um trajeto no coração de Paris, no menor tempo possível. O resultado do projeto foi o curta-metragem “C'était un rendez-vous”, um exemplo do que se considera ‘cinéma vérité’, uma vez que é realizado em um único ângulo e sem edição. A duração da performance foi limitada ao tempo máximo de gravação permitido pela câmera - de 10 minutos.
VIDEO: C'ÉTAIT UN RENDEZ-VOUS (Snow Patrol - Open Your Eyes - Allende remix)
O piloto completou o percurso em menos de 9 minutos. Cálculos feitos por grupos independentes concluiram que o carro nunca passou de 140 km/h, mas Lelouch afirma que a velocidade máxima atingida pelo carro foi de 200 km/h.
O trajeto começa no túnel da Périphérique, vai em direção a Avenue Foch, e termina na Basílica do Sagrado Coração (Sacre Cœur), no bairro de Montmartre. Locais famosos como o Arco do Triunfo, o obelisco da Praça da Concórdia, e a avenida Champs-Élysées aparecem durante o trajeto. Lelouch não conseguiu permissão para interditar nenhum trecho do percurso.
O curta-metragem mostra um condutor guiando em alta velocidade pelas ruas de Paris, às 5:30 da manhã, avançando sinal vermelho, quase atropelando pedestres e entrando em ruas de mão única na contra-mão. Tudo ao som das altas rotações do motor, troca de marchas e cantadas de pneus.
O PERCURSO
Quando o filme foi exibido ao público pela primeira vez, Claude Lelouch foi preso e liberado logo depois, sem nenhuma punição. Ele mesmo reconheceu a afronta moral do filme e se disse preparado para os futuros problemas decorrentes do projeto. Mesmo assim o cineasta nunca revelou o nome do piloto que conduziu a Ferrari. As especulações da época consideraram os pilotos mais conhecidos da época, como Jacques Laffite, Jacky Ickx, Jean-Pierre Beltoise, Jean Ragnotti, Johnny Servoz-Gavin, dentre outros.
O filme foi proibido e passou a circular apenas na cena underground. Sua distribuição foi considerada uma ameaça - já que poderia incentivar os motoristas a dirigir perigosamente, mas a limitação de cópias conferiu ao filme o status de cult e reforçou a admiração dos aficcionados por carros devido aos abusos da condução. Décadas depois, com a crescente popularidade do filme - em 35mm, ele foi remasterizado e lançado em DVD.
Em 2006 - trinta anos depois do lançamento do filme - Lelouch revelou, em um ‘making of’, que o carro que carregou a câmera não foi a Ferrari 275GTB, como todos pensavam, mas sim uma Mercedes-Benz 450SEL 6.9; no entanto, a velocidade do carro parece não ter relação com o som reproduzido. Então, como já se especulava, o som utilizado seria um ‘overdub’ do 275GTB, dando a impressão de velocidades muito mais elevadas.
VIDEO: RENDEZ VOUS - MAKING OFF
30 anos despois, Claude Lelouch se põe ao volante do Mercedes original do curta "Rendez vous" para repetir o percurso original.
Ao mesmo tempo, percebe-se claramente que um Mercedes, sedan, não faria curvas tão justas com uma suspensão tão macia. Também, o som do motor acompanha todos os movimentos - de aceleração, frenagem e curvas - com uma precisão muito difícil de ser reproduzido numa época em que não haviam computadores e nem softwares de simulação. Então, fica a dúvida se o cineasta fez estas declaraçõesa, 30 anos depois, a fim de promover o lançamento do DVD com uma polêmica ou queria ter o patrocínio da Ferrari. Eu continuo acreditando que o carro utilizado nas filmagens é a Ferrari e não o Mercedes.
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