A 10ª edição do FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica - maior festival de arte e tecnologia do Brasil e da América Latina e um dos maiores acontecimentos nesta área, há dez anos vem inserindo o país no contexto mundial da arte e tecnologia, bem como da mídia arte, realizando uma compilação de produções artísticas no campo das artes eletrônicas e digitais e funcionando como um indicador da pluralidade dessas produções.
As criações que integram o FILE 2009 mostram uma grande diversidade de pesquisas e de produções nacionais e internacionais. Participam desta 10ª edição cerca de 300 artistas - entre grupos, coletivos e trabalhos individuais - de mais de 30 nacionalidades, com produções em várias áreas da cultura digital: arte interativa, games, screenings, performances, arte sonora, realidade virtual, discussões teóricas e o cinema digital 4K.
O grande destaque que o FILE traz este ano é o artista espanhol (catalão) Marcel.lí Antúnez Roca, conhecido por suas performances mecatrônicas espetaculares e instalações robóticas inusitadas. Convidado para a abertura do FILE, o artista apresentou a performance “Protomembrana”, uma lição teórica sobre a Sistematurgia, literalmente, dramaturgia dos sistemas computacionais, que serve para tecer um modo da novela latina, uma narração cheia de fábulas. A performance utiliza, além da narração verbal, animação gráfica, música e iluminação. Todos estes elementos cênicos são tratados como elementos interativos controlados por meio de distintas interfaces.
O artista também montará a instalação “Metamembrana”, onde a projeção representa uma paisagem em que num único panorama somam-se quatro projeções na horizontal. Inspirado nos retábulos dos mestres flamengos Hyeronimus Bosch e Pieter Bruegel, a paisagem reproduz colinas, cidades, céus, mares e uma grande quantidade de situações protagonizadas por diferentes personagens. Não se trata de uma situação estática como daquelas pinturas, mas sim de uma colagem animada e variável vinculando o comportamento interativo das interfaces.
DESTAQUES DA EXPOSIÇÃO:
No dia 30 de julho, Lev Manovich ministrou workshop sobre “Analítica Cultural”, seu mais novo conceito que trata da aplicação de sistemas de visualização computacionais complexos aos dados culturais como arquitetura, literatura, fotografia e cinema. No workshop, ensinou as ferramentas para os participantes criarem suas próprias análises dos dados e, também, como podemos criar visualizações a partir dos dados coletados.
Manovich é considerado um dos mais importantes teóricos da cultura digital na atualidade. É autor, além de outros livros, do The Language of New Media (The MIT Press, 2001), que foi considerado a mais sugestiva e ampla história da mídia desde Marshall McLuhan. É professor no Departamento de Artes Visuais da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), diretor do grupo de Software Studies no California Institute for Telecommunications and Information Technology (CALIT2) e pesquisador visitante no Godsmith College (Londres) e no College of Fine Arts, Universidade of New South Wales (Sydney). Especialista, Lev tem sido requisitado para proferir palestras ao redor do mundo nos últimos dez anos.


Nenhum comentário:
Postar um comentário