14 junho 2009

CAIXAS COM LIXO DE NOVA YORK VIRAM FEBRE NOS EUA


O lixo que o artista Justin Gignac recolhe em Nova York virou febre entre os cidadãos e turistas que circulam pela Big Apple. Ele coloca tudo em uma caixa transparente e vende por até U$100. É o lixo transformado em arte.

Para isso, Justin percorre as lixeiras de Nova York diariamente e seleciona vários tipos de resíduos que não fede nem apodrece: tickets do metrô, embalagens de cigarro, pedaços de papel, garrafas de cerveja quebradas e o que mais aparecer. Depois ele leva tudo para o seu apartamento, reavalia o que vai ser utilizado e arruma o material cuidadosamente em caixas plásticas transparentes.

Os cubos são assinados, enumerados e datados como qualquer outra obra de arte. Ele ainda produz edições limitadas com lixo de ocasiões especiais como o Ano Novo na Times Square, a Convenção Republicana no Madison Square Garden e o World Series no Yankee Stadium.

As caixas com lixo são vendidas nas ruas de Nova York e no site do artista e custam entre US$50 e US$100. Gignac explica que “Nova York produz todos os dias 11,8 toneladas de lixo. Recibos, copos de café, luvas, latas de refrigerantes. E eu recolho tudo isso”. “Hoje o lixo de Nova York já pode ser encontrado ao redor do mundo. Mais de 800 cubos estão distribuídos em 41 estados americanos e 20 países”, afirma o artista.

VEJA A REPORTAGEM



Link externo: Site do artista - http://www.nycgarbage.com/

Nenhum comentário: