14 dezembro 2008

INDÚSTRIA VÊ FILÃO EM MANIA JAPONESA POR TIPOS SANGÜÍNEOS

A mania dos japoneses de acreditar em perfis determinados pelos quatro tipos sangüíneos está sendo cada vez mais aproveitada comercialmente no país.

Até o final deste mês, por exemplo, a gigante dos games Nintendo lança no Japão o jogo As características de cada pessoa: tipo A, tipo B, tipo AB e tipo O (em tradução livre), feito para o console portátil Nintendo DS.
O game traz informações sobre cada tipo sanguíneo e permite ao jogador organizar suas características pessoais e criar um personagem, testar seu conhecimento, descobrir as qualidades e defeitos de sua paquera e trocar informações pessoais com os amigos.

Segundo pesquisas de opinião realizadas pelo Departamento de Psicologia da Universidade Ritsumeikan, em Kyoto, cerca de 80% dos japoneses adultos acreditam que o tipo sangüíneo diz tudo sobre uma pessoa.
O tema é levado a sério no Japão desde 1901 e existe até uma organização sem fins lucrativos que divulga as pesquisas científicas ligadas a ele, o Centro de Ciências Humanas ABO.
“Há vários estudos no país que associam as características de cada pessoa e a existência de certas doenças ao tipo sangüíneo”, conta Chieko Ichikawa, chefe-geral do centro.

O tipo sangüíneo é tão importante no Japão que faz parte do campo obrigatório de certos currículos e é um dos critérios para algumas empresas escolherem seus novos funcionários.
No perfil das celebridades e até dos personagens de mangá e anime, esta é uma informação que não pode faltar. A gatinha Hello Kitty é do tipo A, assim como Britney Spears e a rainha do pop japonês Ayumi Hamasaki.
A indústria do país também aproveitou a onda para lançar produtos temáticos. A lista inclui de camisinhas a uma coleção de livros, um para cada tipo sangüíneo.
A coleção, lançada em agosto, vendeu mais de 5 milhões somente nos dois primeiros meses.

Nenhum comentário: