21 março 2011

URBEX


A exploração urbana, ou urbex, é o hobby de visitar locais abandonados, como fábricas, túneis, catacumbas, linhas de trem e metrô, teatros, cinemas ou cidades.
Alguns desses ‘exploradores urbanos’ resolveram unir a adrenalina de se aventurar por esses lugares à arte da fotografia. O resultado são imagens impressionantes, que mostram que também há beleza na desordem e na decadência.


Para chegar aos lugares mais interessantes, os exploradores, muitas vezes, tem que desrespeitar algumas regras, a não ser uma: "não tirar nada que não sejam fotografias e não deixar nada além de pegadas".


A prática da exploração urbana pode ser considerada arriscada.
"Urbex também significa entrar sem autorização em propriedades alheias e há riscos inerentes, como a presença de seguranças, cachorros, sensores de movimentos, prisões...", diz o fotógrafo Scott Haefner.


"Outros riscos estão relacionadas à estrutura dos edifícios, à exposição a produtos químicos ou outras substâncias."

VIDEO: PRE-METRO | ANTWERP, BELGIUM an underground project




CHERNOBYL

Quando se fala de exploração urbana, uma referência inevitável é a cidade de Pripyat, na Ucrânia, abandonada depois de um acidente nuclear no início da madrugada de 26 de abril de 1986.


Uma explosão no reator 4 da usina de Chernobyl provocou o mais grave acidente nuclear da história, liberando uma quantidade de radiação 400 vezes maior do que a da bomba atômica lançada sobre Hiroshima. Milhares de moradores abandonam suas casas, deixando para trás uma cidade inteira em ruínas, um cenário congelado no tempo à disposição dos fotógrafos aventureiros.

VIDEO: CHERNOBYL E PRIPYAT - CIDADE FANTASMA



Embora se calcule que Pripyat levará quase mil anos para voltar a ser um local seguro, a cidade se transformou na Meca dos exploradores urbanos, que percorrem o mundo atrás de fábricas, vilarejos, parques de diversão, laboratórios, prédios e qualquer outra construção abandonada pelo homem.
Para Dave Baker, fundador do site Talk Urbex, "É o lugar mais emocionante. Caminhar pelas mesmas ruas e ver tudo como era quando ocorreu o incidente. É difícil imaginar a emoção que se pode sentir".

http://www.talkurbex.com/


URBEX NO BRASIL


Em novembro de 2010, o Urbex Brasil foi criado por Clecio Antão, que teve o primeiro contato com a exploração urbana em 2007, ao visitar um vilarejo de Ararapira, no litoral norte do Paraná. Conhecida como Cidade-Fantasma, Ararapira começou a ser abandonada por seus moradores em meados do século XX, depois da construção de um canal que corrói as margens e engole as casas lentamente. Na época, Clecio só caminhou pelas ruas de terra e observou as construções abandonadas. Mas como costuma ocorrer aos integrantes da ‘tribo’, foi assaltado por uma espécie de encantamento.

VIDEO: URBEX NO BRASIL



Para adaptar o urbex à realidade brasileira, Clecio não pratica a “infiltração” e costuma pedir autorização antes de entrar. “Em muitos países da Europa, invadir locais abandonados não é considerado crime. No Brasil, além de ser ilegal, temos sérios problemas de violência”.
Além de Ararapira, para onde voltou em 2010 para fotografar, Clecio já explorou Paranapiacaba e seu cemitério de trens, a estação Luiz Carlos, em Guararema, e os prédios abandonados da Vila Maria Zélia, uma das primeiras vilas operárias paulistas, localizada no bairro do Belenzinho.

http://www.urbex.com.br/


DOCUMENTÁRIOS:

EXPLORATION - THE RUINS OF NEW YORK




CRACK THE SURFACE - URBAN EXPLORATION DOCUMENTARY

EPISÓDIO 1



EPISÓDIO 2



Nenhum comentário: