29 março 2011

O PRIMEIRO ROBÔ ASTRONAUTA - HUMANÓIDE, NA ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL


Engenheiros e cientistas da NASA e da fabricante de veículos General Motors desenvolveram, em parceria, uma nova geração de robôs humanoides capaz de trabalhar com humanos “lado a lado”, usando as mesmas ferramentas. O primeiro astronauta humanoide partiu junto com a tripulação, rumo à Estação Espacial Internacional no último vôo de um ônibus espacial da Nasa, em 24 de fevereiro deste ano.
O Robonaut 2, ou simplesmente R2, pesa 136 kg e é mais rápido que a versão original, um protótipo concebido há dez anos, e capaz de usar suas mãos para trabalhos intricados.
“O R2 pode operar com segurança ao lado de pessoas, uma necessidade tanto no espaço quanto na Terra”, diz comunicado da Nasa.
Segundo Mike Coats, diretor do Centro Espacial Johnson (um dos braços da Nasa, com sede em Houston), o R2 também poderá ir onde os riscos são muito grandes para pessoas.

VIDEO: NASA INTRODUCES ITS NEW ROBOT



Inicialmente o R2 vai trabalhar apenas no laboratório Destiny. Com aprimoramentos futuros, poderá movimentar-se por toda estação, e até fora do complexo.
A primeira parceria da Nasa com a GM foi firmada na década de 1960, para desenvolvimento dos sistemas de navegação das missões Apollo. A construção do primeiro jipe lunar também contou com a colaboração da empresa. Os “subprodutos” tecnológicos decorrentes da empreitada serão aproveitados pela indústria automotiva.

ÔNIBUS ESPACIAL DISCOVERY FOI LANÇADO RUMO À SUA ÚLTIMA MISSÃO


O lançamento do ônibus espacial Discovery para a sua última missão ocorreu após uma série de adiamentos por conta de vazamentos, problemas elétricos e rachaduras nos tanques externos. A equipe também sofreu baixas, com a substituição do especialista Tim Kopra - que se machucou após cair da bicicleta, pelo astronauta Steve Bowen. Após os reparos, a Discovery retornou ao complexo de lançamento 39A, no Centro Espacial Kennedy.

VIDEO: ROBONAUT 2 DEMONSTRATION AT KENNEDY SPACE CENTER



A missão STS-133 leva seis astronautas e um robo humanoide à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A equipe deve permanecer no espaço durante 11 dias, levando novos instrumentos ao posto orbital. Para instalá-los, duas caminhadas no espaço serão feitas pelos especialistas Steve Bowen e Alvin Drew.
Será a 35ª viagem de um ônibus espacial à ISS. O programa de ônibus espaciais da Nasa será aposentado até o final de 2011, com o vôo final da Endeavour, na missão STS-134, e da Atlantis – mesmo após ter sido anunciado o fim do uso desta nave em 2010.

A TRIPULAÇÃO


Da esquerda para a direita, os tripulantes da missão STS-133, a última da Discovery: Nicole Scott, Michael Barratt, Alvin Drew, Steve Bowen, Eric Boe e Steve Lindsey, comandante da tripulação (Foto: Nasa)

Nenhum comentário: