17 março 2012

O “VERÃO DA LATA” - 1987/ 1988


Em 13 de setembro de 1987 o navio japonês "Solana Star", de bandeira panamenha, passou pelo litoral brasileiro procedente da Indonésia em direção aos Estados Unidos, traficando 22 toneladas de maconha enlatada. O carregamento teria sido feito no porto de Cingapura.
Sua tripulação ficou sabendo que policiais brasileiros e agentes do DEA (Drug Enforcement Agency) americano, iriam interceptar o carregamento.
Para evitar o flagrante, os tripulantes jogaram cerca de 20.000 latas com 1,25 quilos de maconha, a umas 100 milhas da costa, e aportaram no Rio de Janeiro, sorrateiramente, durante a noite, onde abandonaram o navio. O único que ficou foi o cozinheiro Stephen Shelkon, que foi detido pelas autoridades.

MACONHA DA LATA - 1988 O FAMOSO VERÃO DA LATA



Do total da carga, a polícia só conseguiu recuperar cerca de 2.500 latas. Durante várias semanas, milhares de latas com maconha de altíssima qualidade, embaladas a vácuo, foram arrastadas pela correnteza e levadas às praias do litoral brasileiro.
Entre Setembro de 1987 e Março de 1988, uma das diversões prediletas da juventude entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul foi ‘caçar latas’ à beira-mar. Passavam o dia em pranchas de surf e outros meios ‘patrulhando’ o litoral em busca do objeto de desejo.
O episódio ficou conhecido em todo o Brasil como o “Verão da Lata”.

DOCUMENTÁRIO COMPLETO: Verão da Lata - Ano de ouro da maconha no litoral paulista e carioca HISTORY CHANNEL



Muitos revenderam a mercadoria ilegalmente, e ganharam dinheiro com isso. Nos pontos de venda da droga, a pergunta era: "Esse é da lata?". A maioria, porém, apenas fumou uma erva de elevado teor de THC, prensada com mel e glicose.
A expressão "da lata" passou a designar ‘alta qualidade’, e foram escritos livros, compostas músicas e feitos filmes sobre o episódio.
O termo foi celebrado em música pela cantora Fernanda Abreu, e a banda do baixista ex-parceiro da Legião Urbana, Renato Rocha, chegou a ser batizada como “Solana Star”. O Verão da Lata acabou virando filme - com o diretor João Falcão - e livro ("O Verão da Lata", de Oscar Cesarotto, editora Iluminuras, 2005).

CLIPE: FERNANDA ABREU - 'VENENO DA LATA' (1995)



O navio foi confiscado em 1987 permanecendo ancorado por dois anos. Em junho de 1989 foi levado a leilão e arrematado por NCz$ 470.000,00 (Cruzados Novos), convertidos para o Conselho de Federal de Entorpecentes. Adquirido inicialmente pelo empresário Henri Bueno para tornar-se um cassino flutuante - apostando na reabertura do jogo no Brasil (assunto em discussão na época) -, acabou sendo reformado como um atuneiro e batizado “Tunamar”.
A embarcação acabou afundando em sua viagem inaugural (de Niterói com destino ao litoral de Santa Catarina), em 11 de outubro de 1994, devido às más condições do tempo. Eram 31 tripulantes. Nove ficaram presos, afundando junto com o navio. Outros dois morreram afogados.

TELEDOMINGO: O CASO DO NAVIO SOLANA STAR, QUE JOGOU AO MAR 20 MIL LATAS DE MACONHA



O navio está hoje a uma profundidade de 65 metros, praticamente intacto. É possível entrar na embarcação, mas não há acesso a todos os lugares porque vários corredores estão bloqueados por cabos, redes de pesca e móveis. Por causa da curiosidade gerada pela história, o Solana Star transformou-se num ponto para mergulhadores experientes que pagam 400 reais para visitar o maior protagonista do verão de 1988 que já existiu.

CURTA-METRAGEM: “LATA” – O VERÃO DA LATA (legendado em inglês)

Nenhum comentário: