23 fevereiro 2013

REX: O HUMANÓIDE BIÔNICO MAIS COMPLETO DO MUNDO


O Science Museum (Museu de Ciência), em Londres, revelou na terça-feira (5), o homem biônico mais completo do mundo. O projeto possui órgãos artificiais, sangue sintético e membros robóticos. Apesar de não parecer muito com uma pessoa, exceto o rosto, a criatura exibe uma máquina na forma de corpo – com membros inferiores e superiores - operando perfeitamente.

VIDEO: ASTONISHING LIFELIKE 'BIONIC MAN' WITH SYNTHETIC BLOOD AND ORGANS TO BE UNVEILED AT SCIENCE MUSEUM



A ideia do seu desenvolvimento surgiu para ilustrar o documentário “How to Build a Bionic Man” (Como construir um homem biônico) que será exibido pelo canal de TV britânico Channel 4.

VIDEO: BRINGING THE INCREDIBLE BIONIC MAN TO LIFE



O projeto, liderado pelos cientistas britânicos Richard Walker e Mateus Godden, foi colaborativo e desenvolvido por especialistas em robótica de várias partes do mundo. O custo, de mais de um milhão de dólares, foi financiado por alguns dos maiores fabricantes de suprimentos para robótica e laboratórios.


Batizado de Rex (abreviação em inglês para exoesqueleto robótico), o humanoide com 2 metros de altura reúne os mais avançados órgãos artificiais já desenvolvidos pela ciência, que funcionam como em um organismo humano normal, incluindo pulmões, rins, pâncreas, bexiga e um sistema circulatório com sangue funcional. O coração funciona com uma bateria.

O HOMEM BIÔNICO E QUE ELE NOS DIZ SOBRE O FUTURO DO SER HUMANO



Os cientistas britânicos responsáveis pela construção da máquina acreditam que Rex seja o primeiro passo para a reconstituição total do corpo humano com peças robóticas.
Alguns órgãos, como o estômago, ainda são muito difíceis de replicar, disse Rich Walker, diretor da Shadow Robot, companhia que montou Rex. Cérebros artificiais também ainda são um mistério a ser desvendado pelos pesquisadores.


No projeto, “Rex” recebeu um rosto artificial inspirado no do psicólogo social suíço Bertolt Meyer, apresentador do documentário, que perdeu a mão esquerda ainda criança e utiliza uma sofisticada prótese de cerca de R$ 100 mil - a mão biônica mais avançada do mercado.


O “homem biônico” está em exposição aberta ao público no Museu de Ciências de Londres entre os dias 7 de fevereiro e 11 de março. O objetivo disso é permitir que o público conheça a criação pessoalmente e tire suas próprias conclusões sobre o humanoide. A mostra que questiona a percepção da identidade humana diante dos avanços da ciência biônica.

DOCUMENTÁRIO COMPLETO DISCOVERY NA ESCOLA:O VERDADEIRO HOMEM BIÔNICO



Segundo o produtor de tecnologia do Channel 4 News, Geoff White, a criação de Rex faz lembrar os androides do filme “Blade Runner”, que se pareciam exatamente como humanos.


White considera que quando o longa-metragem foi lançado, na década de 80, esperava-se que esse tipo de situação seria possível apenas em muitas décadas à diante daquele tempo. No entanto, estamos nos deparando com o futuro logo à nossa frente.

ESTÉTICA PROTÉTICA NA SCIENCE GALLERY DUBLIN: COM STELARC, BERTOLT MEYER, LIZBETH GOODMAN E RACHEL ARMSTRONG

As pessoas equipadas com tecnologias de prótese irão superar suas habilidades “naturais” em breve? Como nós poderemos obscurecer as fronteiras entre o aperfeiçoamento humano e a ampliação do corpo? Como é que o reino das próteses funde estética e tecnologia, transformando a forma e as capacidades do corpo humano? Como artistas, designers e cientistas juntam forças para empurrar os limites das tecnologias de prótese?



Veja aqui uma discussão, onde especialistas esperam resolver muitas das questões levantadas na exposição HUMAN+, na Science Gallery, em Dublin. O painel conta com a participação do lendário performer australiano Stelarc, com a médica e membro do TED, Rachel Armstrong e a fundadora do SmartLab, Lizbeth Goodman, organizado pelo diretor da Science Gallery, Michael John Gorman. Também faz parte do painel o Dr. Bertolt Meyer da Universität Zürich, equipado com uma mão biônica.

Nenhum comentário: