25 agosto 2011

AI WEIWEI: CIRCLE OF ANIMALS / ZODIAC HEADS


O Los Angeles County Museum of Art está exibibindo a instalação Circle of Animals/Zodiac Heads, do chinês Ai Weiwei.
A obra estreou na Bienal de São Paulo, em 2010, e desde então está em turnê internacional, passando pelo Central Park de Nova York e Somerset House em Londres.
Depois do LACMA, segue para Hermann Park, Houston, Texas (primavera de 2012); Warhol Museum and Carnegie Museum of Art, Pittsburgh, Pennsylvania (de outubra a dezembro de 2012) e Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, Washington, D.C. (outono de 2012).

AI WEIWEI'S 'CIRCLE OF ANIMALS/ZODIAC HEADS' AT SOMERSET HOUSE



O artista Ai Weiwei, de 54 anos, nasceu em um campo de trabalhos forçados, por ser filho de um "inimigo" da revolução cultural - o poeta Ai Qing. Colaborava com o governo da China e participou do projeto do Estádio Olímpico de Pequim - Ninho do Pássaro. Contudo, radicalizou sua postura contra o regime chinês após o terremoto de 2008, quando milhares de crianças morreram com o desabamento de escolas mal construídas - culpa da corrupção dos funcionários públicos chineses. A partir daí, sua arte passou a ser lida como crítica ao governo chinês.

AI WEIWEI DETAINED. HERE IS HIS TED FILM



Deste modo, em 3 de abril de 2011 Ai Weiwei foi acusdo de evasão fiscal, sendo preso pelas autoridades chinesas quando embarcava para Hong Kong. Depois de 81 dias preso, foi libertado no dia 23 de junho. A prisão foi duramente criticada por organizações de direitos humanos e governos do Ocidente

ENTENDA O DESAPARECIMENTO DO ARTISTA CHINÊS AI WEIWEI



A obra de Weiwei fez renascer uma das séries mais interessantes da arte chinesa. A instalação 'Circle of Animals/ Zodiac Heads' é inspirada no famoso relógio do retiro espiritual Yuanming Yan, em Pequim.
A exposição 'Círculo de Animais/Cabeças do Zodíaco' é composta por doze cabeças de animais presentes no horóscopo chinês, recriações de esculturas que adornavam o palácio imperial de Pequim no século XVIII e foram saqueadas em 1860 por tropas britânicas e francesas - das doze obras roubadas, sete foram recuperadas nos últimos anos. Feitas em bronze, as peças pesam cerca de 360 quilos.

Saiba mais sobre a recuperação das obras clicando aqui

AI WEIWEI: CIRCLE OF ANIMALS / ZODIAC HEADS



As interpretações acerca das motivações políticas da exposição são variadas. Há quem veja na recriação feita por Weiwei uma crítica à China, já que sua obra lida com as questões da originalidade e de falsificações, um terreno em que nada pode ser confiável, assim como o regime político do país. Outra corrente exime a obra de caráter partidário e diz que Weiwei foi preso simplesmente por suas opiniões contra o governo.

DOCUMENTÁRIO BBC: AI WEIWEI, WITHOUT FEAR OR FAVOR



Links externos: http://www.zodiacheads.com/ e http://www.lacma.org/art/exhibition/ai-weiwei

Nenhum comentário: