15 julho 2011

ARTE LOWBROW


Lowbrow, é um termo utilizado para descrever um movimento underground de artes visuais que surgiu na área de Los Angeles no final da década de 1970. É um movimento artístico popular muito difundido, com origens no mundo do underground comix, na musica punk, no hot-rod e outras culturas alternativas da Califórnia. Também é conhecido pelo nome de surrealismo pop.

VIDEO: THE LOWDOWN ON LOWBROW



Alguns dos primeiros artistas em criar aquilo que chegaria a ser conhecido como arte Lowbrow eram narradores visuais – de quadrinhos - underground como Robert Williams e Gary Panter.

ROBERT "ROBT" WILLIAMS INTERVIEW



Williams diz ter cunhado o termo em 1979, quando a editora Rip-Off Press decidiu publicar um livro com suas pinturas, que ele deu o título de "The Lowbrow Art of Robt. Williams" – até então nenhuma instituição de arte reconhecia este tipo de arte. O termo "Lowbrow" foi usado em oposição a highbrow (intelectual, elevado).


Atualmente existem diferentes formas em como o Lowbrow se manifesta - o estilo difundiu-se ao redor do mundo, se misturou com as tendências culturais dos lugares e criou novas ramificações.

NEW BROW: CONTEMPORARY UNDERGROUND ART



Durante as décadas de 1980 e 1990 os museus, críticos de arte, galerias do mainstream e etc., em sua maioria, excluíram o movimento. Isto pode dever-se ao fato de que muitos artistas do movimento Lowbrow começaram suas carreiras como autodidatas, no campos da ilustração, tatuagem e quadrinhos, e o mundo da arte tem dificuldades com o enfoque figurativo do Lowbrow, seu cultivo da narrativa, e sua grande valoração das habilidades técnicas.


Entretanto, alguns artistas que começaram suas carreiras em galerias Lowbrow têm passado a exibir seu trabalho em galerias de belas artes. Joe Coleman, Mark Ryden (a partir da sua exposição de 2007, 'Tree Show'), Robert Williams, Manuel Ocampo, Georganne Deen, e os irmãos Clayton são alguns exemplos.

VIDEO: MARK RYDEN - THE TREE SHOW



Pode-se encontrar ecos do enfoque Lowbrow na história da arte do século XX, como o dadaísmo e os exponentes de movimentos que têm questionado as distinções entre cultura popular e cultura da arte refinada, como Marcel Duchamp e Thomas Hart Benton. O Lowbrow consiste em explorar e criticar essas distinções, e é por isso que compartilha similaridades com a arte pop da década de 1960 e princípios dos 70.


A arte Lowbrow se caracteriza pela releitura do absurdo, pelo uso profuso de simbolismos e uma ligação forte com a arte popular, demonstrada pela cartoonização de muitos elementos, sem a descontextualização artistica ou diminuição de suas referencias.

Nenhum comentário: