12 junho 2010

EXPO SHANGHAI 2010

A cada cinco anos, países e organizações internacionais participam da maior feira periódica de que se tem notícia: a feira das nações. A Expo é um evento de caráter cultural e popular, que pauta discussões de interesse mundial. Busca e apresenta propostas de desenvolvimento e intercâmbio cultural. É o terceiro maior evento internacional do mundo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo.

A primeira exposição mundial do gênero aconteceu em Londres no século XIX, mais especificamente em 1851, e buscou apresentar ao público as últimas conquistas tecnológicas das nações. Desde sua gênese, configurava grande influência arquitetônica e o Palácio de Cristal londrino foi seu primeiro legado. A Torre Eiffel veio 38 anos depois, também fruto do evento.

SHANGHAI WORLD EXPO 2010



O ano de 2010 é o primeiro em que um país em desenvolvimento sedia o evento. Através de canais diplomáticos, a China conseguiu que 191 países e 50 organismos internacionais, incluindo ONGs, participassem da feira - um recorde.
O evento acontece de 01 de maio até 31 de outubro de 2010 e a previsão é que mais de 70 milhões de pessoas visitem a Expo Shanghai nos próximos meses. Além dos pavilhões multiculturais, eles ainda poderão assistir a mais de 800 programas e cerca de 20 mil shows de todo mundo.

CHINA PAVILION - SHANGAI EXPO 2010



Além do presidente chinês, Hu Jintao, e outros líderes da China, 20 chefes estrangeiros de Estado participaram da cerimônia de abertura do evento realizada no Centro Cultural da Expo Shanghai. Artistas de vários países fizeram apresentações na cerimônia, transmitindo uma mensagem de paz e amizade para todo o mundo.
O vice-premiê chinês e membro chefe do Comitê Organizador da Expo Shanghai, Wang Qishan, disse que a Expo Shanghai vai abrir a porta para o futuro.
"A Expo Shanghai, como a primeira exposição mundial com tema sobre 'cidade', é uma plataforma de inovação, cooperação e intercâmbio entre os povos de diversos países. Ela vai abrir a porta para o futuro, dirigir uma nova maneira de vida, promover a harmonia entre a humanidade, a cidade e a natureza, impulsionar a construção de uma cidade segura, civilizada e feliz, e fortalecer o desenvolvimento humano completo."

UK PAVILION - SHANGAI EXPO 2010



A Expo Xangai é a primeira feira a focar as questões urbanas, chamando a atenção do mundo para a qualidade de vida nas cidades e promovendo as formas de desenvolvimento urbano com a sustentabilidade. O tema deste ano é “Cidade melhor, vida melhor” e seus sub-temas são: Diversidade Cultural, Prosperidade Econômica, Inovação Científica e Tecnológica, Reforma das Comunidades e Interação Urbano-rural.

DANISH PAVILION - SHANGAI EXPO 2010



A China é considerada a maior economia em potencial da atualidade, além de um imenso mercado consumidor. O interesse global na Expo do país foi retribuído, visto que cedeu uma área de quase 6km² com uma infra-estrutura que conta com centro de convenções (o Expo Axis), praças, jardins, lojas, arenas esportivas, esculturas, cinco pavilhões centrais (o Urban Footprints, Urban Planet, Urban Dewellers, Urban Beings e Urban Dreams) e pavilhões corporativos, além de incentivo às nações para a construção dos seus próprios estandes.

SINGAPORE PAVILION - SHANGAI EXPO 2010



Cada país, ou grupo de países, é responsável pela edificação de uma grande estrutura para abrigar o conteúdo a ser oferecido aos visitantes. Os chamados “pavilhões nacionais” são localizados na área central da feira e, neste ano, devem explorar diferentes aspectos do desenvolvimento urbano e suas características ligadas a cada nação.

ISRAEL PAVILION - SHANGAI EXPO 2010



BRASIL NA EXPO SHANGHAI 2010

Abrangendo uma área de 2000m² e criado por uma sociedade entre diversos setores do governo brasileiro com agências privadas, o pavilhão consiste em uma construção metálica retangular revestida de pedaços de madeira entrelaçados inspirados no artesanato em palha, que nos remete ao folclore e ao lúdico universo popular. A cor verde é uma referência à bandeira nacional. Todas as características têm o objetivo de enaltecer a simplicidade do brasileiro e a abundância cultural da nação, originada da fusão de diversas raças.

Para promover o Brasil na maior feira internacional do mundo, elegeu-se o tema “Cidades Pulsantes”, que explora temas como a riqueza multiétnica, atividades culturais, dinamismo e potencial econômico de suas principais metrópoles, que sediarão os jogos da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. A logomarca afixada sobre a principal entrada, que conta com dois parênteses invertidos, sugere a inquietude e vibração do povo brasileiro e o encontro de dois sorrisos.

Além dos temas ligados à proposta da Expo, o pavilhão destacará os setores de alta tecnologia, biocombustíveis e políticas de uso consciente dos recursos naturais. Foram programados eventos artísticos, culturais, gastronômicos e turísticos, fóruns, simpósios, exposições, encontros empresariais, workshops, mostras e seminários técnicos nos vários ambientes interativos em seu interior. Esperam-se 3 milhões de visitantes.

BRAZIL PAVILION - SHANGAI EXPO 2010



Nenhum comentário: