06 outubro 2008

PETRÓLEO - "EL CLARIN" E O PRÉ-SAL


Há 5 mil metros de profundidade no mar e há 150 km da costa do Rio, foi encontrado algumas das maiores jazida de petróleo do mundo, com um potencial estimado de 50 bilhões de barris e podendo extrair 180 mil barris de petróleo e 6 milhões m3 de gás por dia, ou seja, a auto-suficiência. O início da produção é prevista para 2009 quando já estará em funcionamento a nova plataforma P51. Isto basta para colocar o Brasil entre as 10 potências petroleiras do mundo.

Contudo, temos que decidir como administrar e utilizar esta riqueza e, por isso, o pouco interesse do governo de divulgar os detalhes desta descoberta para a população. Precisamos escolher entre nos transformar numa Noruega ou numa Nigéria, dois países petroleiros, que cuidam da sua população de forma bastante distintas, ou numa Venezuela, que faz com a sua riqueza o que bem entende, ou ainda numa Arábia Saudita, onde poucos usufruem das riquezas e o resto da população vive na miséria.

Através de uma reportagem realizada pelo 'Clarim TeleVision', da Argentina, podemos conhecer o real significado do Pré-Sal.
O curioso é que, mal se começou a divulgar a descoberta no Brasil, a Argentina preparou e divulgou um material com o propósito levantar uma questão paradoxal : Porque o Brasil pôde chegar a este ponto de converter-se em uma potência energética e Argentina, que foi uma pioneira no auto-abastecimento de energia, hoje não tem sequer uma petroleira própria? Veja abaixo:

VIDEO: BRASIL PETROLERO (PARTE 1)



VIDEO: BRASIL PETROLERO (PARTE 2)



E sobre a boa qualidade do jornalismo e da informação multimídia (video e site), feitos na Argentina podemos perguntar: Por que a Argentina pode e o Brasil não?
Veja, clicando aqui, a reportagem realizada pelo El Clarin - jornal de maior circulação na Argentina - sobre a Petrobras e as recentes descobertas petrolíferas no Brasil.

Nenhum comentário: