16 julho 2008

SURREALISMO

Berlin ganha um novo museu, dedicado ao Surrealismo. A nova instituição, chamada Coleção Scharf-Gerstenberg, mostra um acervo de mais de 250 trabalhos de mestres surrealistas e artistas que influenciaram um dos movimentos artísticos mais singulares do século passado.
O local da exposição abrigava até 2005 o Museu Egípcio. O edifício foi reformado e ampliado a um custo de 10 milhões de euros.


O acervo do museu é baseado em uma coleção privada cedida à capital alemã em regime de empréstimo permanente. A exibição principal, intitulada "Mundos Surrealistas", traz pinturas, gráficos, desenhos e esculturas de autores surrealistas famosos, como Salvador Dalí, René Magritte e Max Ernst.
Estão expostos ainda trabalhos precursores, como seqüências de desenhos de aspecto fantasmagórico do espanhol Francisco Goya ou de ilustrações de ambientes carcerários fantásticos do italiano Giovanni Piranesi.
O programa inclui também uma série de filmes, incluindo clássicos como O Cão Andaluz, de Luís Buñuel e Salvador Dalí, assim como películas contemporâneas de cunho surrealista. O novo museu abrigará, ainda, em futuro próximo, mostras temporárias paralelas sobre temas ligados ao Surrealismo.



Link externo: - http://www.smb.museum/smb/news/details.php?lang=en&objID=19270&typeID=12

Nenhum comentário: