08 abril 2013
MORRE MARGARET THATCHER, A “DAMA DE FERRO”
A ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher morreu aos 87 anos na manhã desta segunda-feira (8), no Hotel Ritz, em Londres, após um acidente vascular cerebral.
Thatcher foi uma das figuras mais dominantes na política inglesa no século 20, ao promover mudanças políticas que tiraram o Estado britânico da crise econômica na década de 1980 e influenciaram governos em todo o Ocidente.
Morre Margaret Thatcher - Repórter Brasil por superalbertofilho
Sua política neoliberal, que reduziu o tamanho do Estado e transformou o Reino Unido, entrou para a história com o nome de “thatcherismo”, ainda influencia líderes e é debatida até hoje. Durante seu governo conservador, a ‘Dama de Ferro’ - como ficou conhecida pelo estilo firme e autoritário - também participou das ações que culminaram no fim da Guerra Fria e na resposta armada à invasão argentina das ilhas Falkland-Malvinas.
Thatcher conquistou respeito e admiração em todo o mundo, mas colecionou também críticas, cultivou opositores e até inimigos. Seu legado influenciou firmemente as políticas de seus sucessores, tanto conservadores como trabalhistas, enquanto seu estilo considerado radical e agressivo definiu seus 11 anos no comando da Grã-Bretanha.
CERIMÔNIA FÚNEBRE E CREMAÇÃO
A morte de Margaret Thatcher foi informada pelo porta-voz da família, Lord Tim Bell. O governo britânico anunciou que a ex-primeira-ministra terá um ‘funeral cerimonial’ com honras militares, no dia 17, semelhante ao da princesa Diana e da rainha-mãe.
Seu corpo seguirá em cortejo de uma capela em frente ao Parlamento até a Catedral de Saint Paul, onde receberá homenagens. Depois do velório, Thatcher terá o corpo cremado em cerimônia privada.
A trajetória de Margareth Thatcher - Globo News por superalbertofilho
BIOGRAFIA
Margaret Hilda Roberts nasceu em 13 de outubro de 1925 em Grantham, no condado de Lincolnshire. Seu pai era pastor da Igreja Metodista e membro do conselho municipal, além de comerciante - dono de duas mercearias. Ele teve enorme influência na vida da filha, bem como nas políticas que ela adotou.
Na casa da família a missa era obrigatória, e o trabalho - em casa ou ajudando o pai no comércio - uma segunda religião. Pessoas próximas contam que ela costumava dormir quatro horas diárias e trabalhava "o resto do tempo".
Margaret Roberts estudou ciências químicas na Universidade de Oxford - com o auxílio de uma bolsa de estudos - e se tornou a terceira mulher a presidir a Associação Conservadora da universidade, onde se formou 1947. Também estudou direito, formando-se em 1954.
Em 1951, casou-se com Denis Thatcher, um rico empresário divorciado, com quem teve os gêmeos Carol e Mark dois anos depois. Além de lhe dar seu nome, Denis a acompanhou e apoiou durante mais de 50 anos de casamento, até morrer em 2003.
CARREIRA POLÍTICA
Depois de se formar em química, Margaret trabalhou para uma empresa de produtos plásticos e se envolveu em um grupo político conservador até que, a partir de 1949, começou a concorrer a cargos no governo local em Kent, como a mais jovem candidata eleitoral conservadora da História.
Em 1959 Thatcher se tornou membro dos Tories - como é chamado o Partido Conservador – e obteve um assento no Parlamento de Finchley, ao norte de Londres, onde cumpriu mandato até 1962. Seu primeiro cargo parlamentar foi como Secretária de Estado do Ministério de Pensões e Seguro Social no governo de Harold Macmillan.
Após a derrota dos conservadores em 1964, Thatcher tornou-se porta-voz sobre Terra e Habitação, posição na qual defendeu a política do seu partido de permitir que os inquilinos comprassem sua moradia social (council house). Depois transferiu-se para o “shadow cabinet” (gabinete de oposição que monitora o trabalho do governo), onde fez campanha contra impostos e a favor da construção de casas populares.
Margaret Thatcher e Edward Heath
De 1964 a 1970, quando o Partido Trabalhista assumiu o poder, Margaret ocupou diversos cargos no gabinete do conservador Edward Heath. Quando Heath foi eleito premiê, em 1970, Thatcher foi promovida a secretária do Departamento de Educação e Habilidades e ordenada a reduzir os gastos da pasta.
Durante o período que ocupou o cargo, ela deu prioridade às necessidades acadêmicas nas escolas, e cortou gastos públicos sobre o sistema estatal de ensino, o que resultou na eliminação do leite grátis para estudantes de 7 a 11 anos. A medida provocou fortes críticas e protestos do Partido Trabalhista e o apelido de “Margaret Thatcher, milk snatcher” (algo como ladra de leite) da imprensa.
Depois do episódio, escreveu: “Aprendi uma lição valiosa. Incorri no máximo de ódio político (em troca) do mínimo de benefício político”.
O governo Heath, afetado pela crise do petróleo de 1973, caiu no ano seguinte. Em 1975 Thatcher disputou com o próprio Heath a liderança do Partido Conservador e, surpreendentemente, venceu a eleição. Tornou-se a primeira mulher a liderar um dos principais partidos do Reino Unido.
'The Iron Lady Of The Western World' 31-01-1976 por superalbertofilho
Logo começou a deixar sua marca na política. Em janeiro de 1976 Thatcher fez um discurso contra as políticas repressoras aplicadas na antiga União Soviética. Em resposta, o jornal do Ministério da Defesa soviético - Krasnaya Zvezda (Estrela Vermelha) - chamou-a de "Dama de Ferro". Era para ser uma crítica, mas ela gostou e "adotou" o apelido.
Quando o premiê trabalhista Jim Callaghan recebeu um voto de desconfiança do Parlamento, o Partido Conservador venceu as eleições gerais em 1979 e Thatcher se tornou a primeira mulher a ser primeira-ministra do Reino Unido, aos 54 anos.
‘THATCHERISMO’
No ano de 1979, a Europa se encontrava em um período de recessão econômica, taxas de inflação elevadas, altos índices de desemprego e uma crise petrolífera ferrenha. Como primeira-ministra, Margaret Thatcher estava determinada a moralizar as finanças públicas, e partiu para a redução do papel do Estado e o incentivo ao livre mercado.
Com ideias arrojadas, ela criou uma nova expressão no dicionário inglês: "Thatcherismo", que significa uma política que privilegia a liberdade de mercado, as privatizações de empresas estatais, preconiza menos intervenção do governo na economia e mais rigor no tratamento com os sindicatos trabalhistas.
Thatcher - Capitalism and a Free Society por superalbertofilho
Logo no início do seu mandato, Thatcher efetivou uma série de medidas e mudanças. O controle da inflação era uma meta central e seu governo introduziu um corte radical nos gastos privatizando empresas estatais, reduziu impostos e realizou reformas institucionais para flexibilizar o mercado de trabalho.
Seu programa de privatizações fez com que mais de 40 empresas – incluindo as de ramos estratégicos como petróleo, gás, energia elétrica e nuclear, e telecomunicações – saíssem das mãos do Estado. Em busca de um país mais competitivo, antigas indústrias foram desativadas. As novas políticas monetárias fizeram do centro financeiro de Londres um dos mais vibrantes e bem-sucedidos do mundo.
Apesar de agradar os empresários com a redução da inflação, Thatcher enfrentou forte resistência às suas reformas. Opositores criticaram as privatizações, afirmando que o movimento não foi acompanhado por mais investimentos em educação, e o aumento do desemprego. Nos primeiros anos de seu mandato, foi superada a marca de três milhões de desempregados, nível inédito desde os anos 1930, pós-Grande Depressão.
Mais do que ditada por alguma lógica específica do capitalismo, essa transformação das polticas econômicas se constituiu em redução de gastos públicos, desmantelamento do chamado “Estado de bem-estar social” - construído na segunda metade do século 20, no aumento de impostos para os contribuintes de renda mais baixa e na redução de impostos para os contribuintes de renda mais alta. Cresceram os confrontos com os sindicatos, contra os quais declarou guerra.
No início dos anos 1980, mineradores em greve se chocaram com a intransigência da “Dama de Ferro”. Apesar de pressão popular, Thatcher não cedia. Em uma conferência partidária de 1980, ela declarou: “Aos que esperam por uma guinada, só tenho uma coisa a dizer: dêem a guinada se quiserem. Essa dama não volta atrás”.
POLÍTICA ANTICOMUNISTA
Os primeiro cinco anos de Margareth Thatcher no poder foram bastante conturbados por sua política anticomunista. Thatcher ficou marcada pela determinação de opor o liberalismo de mercado à economia planificada socialista, e entrou para a história com o título de ‘Dama de Ferro’ - apelido que resume a impressão causada pela sua convicção política e firmeza como primeira-ministra.
Thatcher and Reagan's special relationship por superalbertofilho
Junto com o então presidente norte-americano, o republicano Ronald Reagan, Thatcher liderou o processo tendência global para o liberalismo de mercado no fim da década de 1970. Ela estabeleceu uma relação muito próxima e pessoal com Reagan, com quem compartilhava opiniões semelhantes sobre a economia, e manteve uma aliança com o líder soviético reformista Mikhail Gorbachev, exercendo um papel importante no fim da Guerra Fria. Sua influência foi decisiva não só pela questão ideológica, mas por ter apostado em Gorbachev como interlocutor confiável.
O fortalecimento das ideias liberais nos anos 1980 foi um dos fatores para a queda do regime soviético. Ao adotar o ‘Consenso de Washington’ (que incluía 10 mandamentos para o crescimento e desenvolvimento da América Latina) Thatcher contribuiu para o fim do comunismo e a onda de privatizações na América Latina - aumentando o desemprego.
Globalização e o Consenso de Washington por superalbertofilho
MALVINAS E REELEIÇÃO
O primeiro governo de Thatcher ficou marcado por diversas greves e manifestações dos sindicatos trabalhistas. No fim de 1981, sua taxa de aprovação havia caído para 25%, nível mais baixo registrado para qualquer premiê até então. No ano seguinte, a economia iniciou sua recuperação e a popularidade de Thatcher cresceu.
Apesar dos confrontos e polêmicas, a aprovação aumentou em abril de 1982, com a guerra contra a Argentina pelas ilhas Malvinas, vencida em 14 de junho. Neste episódio, ela ignorou o conselho do presidente dos EUA, Ronald Reagan, para que aceitasse mediação externa.
DOCUMENTÁRIO COMPLETO
Guerra das Malvinas - Falklands, Memories of War por superalbertofilho
Em 1982, quando as tropas argentinas desembarcaram no arquipélago das Malvinas (sob domínio britânico desde 1833), Thatcher enviou uma força naval que em dois meses recuperou as ilhas, chamada de Falklands pelos britânicos. A vitória rápida e indiscutível, somada a desarranjos no Partido Trabalhista, resultaram em nova vitória conservadora nas eleições de 1983. A Argentina reclama posse sobre as ilhas até hoje.
Popularidade na Argentina - Margaret Thatcher por superalbertofilho
SEGUNDO MANDATO
Em seu segundo mandato, Thatcher promoveu um programa de privatizações das empresas estatais e continuou combatendo de forma radical os movimentos sindicais trabalhistas. A Primeira-Ministra britânica tornou-se uma das precursoras do neoliberalismo.
Nessa época, Thatcher enfrentou desafios na Irlanda do Norte e sofreu um ataque contra sua vida, realizado pelo grupo terrorista IRA (Exército Republicano Irlandês). Em 1980 e 1981, ela havia recusado qualquer proposta de diálogo com militantes do IRA condenados por terrorismo, que iniciaram greves de fome exigindo a restituição do status de presos políticos. Dez morreram, um deles recém-eleito ao Parlamento britânico.
ATENTADO
No dia12 de outubro de 1984, Thatcher saiu ilesa de um atentado que explodiu o Grand Hotel, em Brighton, na Inglaterra, onde ela e todo o gabinete participavam da convenção do Partido Conservador.
A bomba - plantada pelo terrorista do IRA Patrick Magee - foi detonada às 02:54 da madrugada, derrubando a parte central do prédio sobre o porão, deixando um buraco na fachada do hotel. Os bombeiros disseram que muitas vidas foram salvas porque o hotel era muito bem construído e grande parte das suas instalações permaneceu de pé.
Cinco pessoas moreram, incluindo o deputado conservador Sir Anthony Berry, Eric Taylor, Lady (Jeanne) Shattock (esposa de Sir Gordon Shattock, presidente da área ocidental do Partido Conservador), Lady (Muriel) Maclean (esposa de Sir Donald Maclean, o presidente dos conservadores da Escócia), e Roberta Wakeham (esposa do parlamentar secretário do Tesouro John Wakeham). Vários outros, incluindo Margaret Tebbit- esposa de Norman Tebbit, presidente do Conselho de Comércio - ficaram permanentemente incapacitados. Trinta e quatro pessoas foram levadas ao hospital e se recuperaram de seus ferimentos.
IRA ataca Thatcher em Brighton por superalbertofilho
Horas depois do atentado, cumprindo a agenda, ela fez o pronunciamento de encerramento da conferência anual do Partido Conservador, prometendo não fazer concessões na luta contra o terrorismo. Ao sair ilesa do atentado, Thatcher ganhou força e compactuou ainda mais com o capitalismo.
TERCEIRO MANDATO E RENÚNCIA
No final da década de 1980, Margareth Thatcher continuava seu governo de forma rígida e inflexível. Conseguiu controlar a inflação e acelerou a valorização da moeda inglesa, porém não conseguiu baixar a taxa de desemprego. Com a desestruturação do Partido Trabalhista, nas eleições de 1987, Thatcher ganhou um inédito terceiro mandato.
Uma de suas primeiras ações foi impor uma taxação sobre serviços públicos - a famosa "Poll Tax", que despertou uma forte onda de protestos violentos no país em 1990, e insatisfação dentro do próprio Partido Conservador. Sua política interna começava a fracassar. Com a alta da inflação, o país caminhava para a recessão.
DOCUMENTÁRIO: POLL TAX RIOT 1990
Imposto regressivo: Poll Tax Riot 1990 por superalbertofilho
Mas o que acabou levando à sua queda foi a oposição à integração europeia, que levou sua popularidade a cair para o nível mais baixo desde que havia assumido o poder, em 1979. Ainda, a vitória do presidente norte-americano George Bush, não simpatizante de Thatcher, e a perda do apoio externo dos Estados Unidos da América, foi outro motivo que levou à sua renúncia.
Após a saída de importantes membros de seu gabinete e sob a pressão do partido, a premiê disse se sentir traída e anunciou sua renúncia em 22 de novembro de 1990.
John Major foi eleito para sucedê-la. Ela foi a recordista de tempo de permanência no poder no século XX, com 11 anos.
CRÍTICA
Os críticos de Margaret Thatcher consideram que os sucessos de sua política econômica foram obtidos com pesados custos sociais pela maioria da população britânica. A produção industrial caiu severamente durante seu governo, e o desemprego triplicou no período, atingindo a marca de 3 milhões de pessoas.
Thatcher também é considerada responsável pela duplicação da taxa de pobreza no país. Quando foi derrotada em 1990 durante os tumultos provocados pela criação do imposto regressivo, chamado poll tax (impostos em que as pessoas com renda mais baixa pagam proporcionalmente mais do que as de renda mais alta), 28% das crianças da Grã-Bretanha estavam abaixo da linha de pobreza, número que continuou aumentando até atingir um pico de 30%, no governo conservador de John Major, que sucedeu. A pobreza das crianças britânicas, em 1997, era a maior da Europa.
Consumismo, Capitalismo e Neoliberalismo por superalbertofilho
Alguns também consideram que as idéias de Thatcher eram mais ideológicas do que propriamente econômicas, e que suas ações marcaram uma virada na política econômica que foi determinada mais por interesses políticos do que por razões de ordem econômica.
APOSENTADORIA
Após sua saída em prantos de Downing Street, residência oficial do premiê britânico, a baronesa Thatcher se refugiou no elegante bairro londrino de Belravia, onde continuou preparando lucrativas conferências e redigindo suas memórias.
Em fevereiro de 2007, ela tornou-se a primeira ex-chefe de Governo a ser homenageada com uma estátua no Parlamento ainda em vida. Na época, já havia uns cinco anos que ela não falava e praticamente não era vista em público, depois de ter sofrido dois acidentes vasculares cerebrais leves e devido ao aumento de sua demência senil.
Blair remarkable por superalbertofilho
Seu legado ajudou mais os adversários trabalhistas do que os conservadores. Ao enfraquecer sindicalistas, ela favoreceu o surgimento de lideranças, incluindo Tony Blair, que mais tarde adotou parte dos princípios de Thatcher. "A atividade econômica deve ficar a cargo do setor privado", declarou ele no início de seu mandato como primeiro-ministro - entre 1997 e 2007. Os conservadores só retomaram o poder em 2010, com David Cameron.
Nenhum comentário:
Postar um comentário