26 outubro 2012

THE BEATLES


Em 05 de outubro de 1962, cinqüenta anos atrás, a banda de rock britânica ‘The Beatles’ lançou seu primeiro single - ‘Love Me Do’, e alcançaram um sucesso imediato no Reino Unido. Este momento mudou a história da música e da cultura popular para sempre, tornando-os um dos grupos musicais mais bem-sucedidos e aclamados de todos os tempos.

VIDEO: SINGLE ‘LOVE ME DO’



No ano seguinte ganharam popularidade internacional e excursionaram extensivamente pelo mundo, até 1966, quando se retiraram para trabalhar em estúdio. Sua dissolução ocorreu em 1970.
Os Beatles já venderam mais de um bilhão de discos e foram incluídos na lista das 100 pessoas mais importantes e influentes do século XX pela revista Time.

FORMAÇÃO

Em Março de 1957, empolgado com o ‘skiffle’ - tipo de música folk com influência de jazz, blues e country – popularizado por Lonnie Donegan, John Lennon criou uma banda composta por colegas da Quarry Bank School chamada de ‘The Quarrymen’. Em julho Lennon conheceu Paul McCartney e o convidou a ingressar na banda. Em fevereiro de 1958, George Harrison juntou-se ao grupo, apresentado por Paul que o conheceu por acaso num ônibus.


Stuart Sutcliffe, colega de Lennon numa escola de arte de Liverpool, aderiu ao baixo em janeiro de 1960. Em agosto Pete Best assumiu a bateria num compromisso da banda em Hamburgo, onde apresentaram um repertório ‘cover’ de rock'n'roll durante sete horas por noite, sete dias por semana.
No final do ano, quando retornaram, Sutcliffe permaneceu em Hamburgo com sua nova paixão, Astrid Kirchherr, que mudou o corte de seu cabelo. Logo John, Paul e George adotaram penteados semelhantes, que mais tarde se tornaria uma marca registrada da banda.


Enquanto isso, como a maioria dos integrantes não estudava na escola Quarry Bank foi preciso mudar o nome da banda e Sutcliffe sugeriu "The Beetles", em homenagem a Buddy Holly e ‘The Crickets’. Após uma turnê com Johnny Gentle na Escócia, a banda retornou com o nome definitivo - ‘The Beatles’ – com A.
A escolha do nome ainda tem outras versões. Certa vez Lennon ironizou num artigo da revista Mersey Beat de 1971, dizendo que teve uma visão onde "um homem, numa torta flamejante, disse: Vocês são Beatles com A”. Em uma entrevista de 2001, McCartney atribuiu o nome da banda a si, afirmando que "John teve a ideia de nos chamar de 'The Beetles'; eu disse: por que não Beatles? Você sabe, como a batida da bateria”.


Em abril de 1961 os Beatles voltaram a Hamburgo e o músico Tony Sheridan os recrutou como banda de apoio nas gravações com a Polydor Records alemã. Foram as primeiras gravações da banda e, mais tarde, o LP ‘Tony Sheridan and The Beatles’ recebeu o disco de ouro.
Quando retornou a Liverpool, o grupo realizou sua primeira aparição no famoso ‘The Cavern Club’, em 21 de fevereiro de 1961 - onde a banda se apresentou outras 292 vezes entre 1961 e 1963.

1962: BRIAN EPSTEIN, GEORGE MARTIN E RINGO STARR

Em novembro de 1961, Brian Epstein, dono da loja de música North End Music Store (NEMS), viu o grupo pela primeira vez no clube e decidiu empresariá-los. Em dezembro se reuniu com os Beatles na NEMS e propôs a ideia de gestão da banda. Os Beatles assinaram um contrato de cinco anos com Epstein em 24 de janeiro de 1962 e ele se tornou seu empresário oficial.


O primeiro passo foi mudar a imagem da banda, substituindo o figurino de couro por algo mais formal. Depois, apostando no status da NEMS como distribuidora, Epstein saiu em busca de um contrato de gravação, mas todos negaram sua proposta.
Ao mesmo tempo, os Beatles eram informados que Stuart Sutcliffe havia morrido com uma hemorragia cerebral. Ainda abalados com a morte de Stuart e sem perspectivas de progresso profissional, continuaram a fazer shows em Hamburgo e Liverpool


Enquanto isso, Epstein transformou os teipes que havia utilizado em sua ‘cruzada’, num disco e conseguiu uma audição com George Martin da Parlophone (subsidiária da EMI), e a banda assinou um contrato de um ano, renovável, com a EMI.
Martin contratou a banda, mas considerou Pete Best "fraco", sugerindo que fosse utilizado outro baterista nos estúdios enquanto Pete atuaria nas apresentações. Então George, Paul e John – pediram a Brian que ele demitisse Pete Best.


A partir disso, o grupo convidou Richard Starkey – conhecido como Ringo Starr – que tocava com os ‘Rory Storm and the Hurricanes’, e já havia tocado com os Beatles em algumas apresentações de Hamburgo. Três dias após a demissão de Pete, Ringo tocou com os Beatles no ‘Cavern’.

FAMA NO REINO UNIDO

A primeira sessão de gravação dos Beatles na EMI aconteceu no dia 6 de junho de 1962, no Abbey Road Studios, em Londres, e não rendeu um lançamento, mas as sessões de setembro produziram o hit "Love Me Do". Com o lançamento da canção - em 5 de outubro - os Beatles apareceram pela primeira vez na TV, no programa ‘People and Places’, transmitido ao vivo em Manchester, no dia 17 de outubro. O compacto alcançou o primeiro lugar na lista da revista Mersey Beat e entrou na lista dos compactos mais vendidos da revista Billboard.

DOCUMENTÁRIO DA BBC: LOVE ME DO



Em 26 de novembro de 1962, a banda gravou ‘Please Please Me’, que atingiu o primeiro lugar na Inglaterra no início de 1963. Em 4 de novembro de 1963, os Beatles apresentaram-se no Royal Variety Performance, em Londres, na presença da família real britânica. Mais tarde, gravaram seu segundo álbum, ‘With the Beatles’.

VIDEO: ROYAL VARIETY PERFORMANCE (1963)



A banda também começou a ser notada pela crítica - em 23 de dezembro de 1963, o crítico musical William Mann, do ‘The Times’, publicou uma resenha sobre o trabalho dos The Beatles.
A crescente histeria que o grupo começou a inspirar nesta época ficou conhecida como "Beatlemania".

BEATLEMANIA: THE MOVIE



SUCESSO NA AMERICA

Embora tivessem feito sucesso rapidamente na Inglaterra e sido igualmente bem sucedidos em alguns países europeus, os Beatles ainda não tinham conquistado o mercado norte-americano. A Capitol Records, subsidiária norte-americana da EMI, negou produzir os compactos ‘Please Please Me’ e ‘From Me to You’, para não arriscar um sucesso acumulado nos Estados Unidos.


Insistindo em alcançar os Estados Unidos, Epstein procurou a Capitol Records, em novembro de 1963, para lançar o single ‘I Want To Hold Your Hand’, e conseguiu firmar contrato para os Beatles se apresentarem no programa do apresentador Ed Sullivan na televisão americana.

VIDEO: NA TV DOS E.U.A. - CBS EVENING NEWS EM 21 DE NOVEMBRO DE 1963



Embora a Capitol não tivesse muita expectativa em relação aos Beatles, no dia 21 de novembro de 1963 foi apresentado um documentário de cinco minutos sobre o fenômeno da beatlemania na Inglaterra, no programa CBS Evening News. No dia seguinte (22) haveria reprise em dois períodos do dia, mas a transmissão foi cancelada por conta do assassinato de John F. Kennedy naquele dia.

VIDEO: NO THE JACK PAAR SHOW, EM 3 DE JANEIRO DE 1964



Depois foi a vez do programa ‘The Jack Paar Show’, em 3 de janeiro de 1964, que exibiu ‘She Loves You’ (do trecho de um show realizado no Winters Garden em Bournemouth, na Inglaterra), antes de eles apareceram no The Ed Sullivan Show.
Ao mesmo tempo, as estações de rádio em Nova York tocavam "I Want to Hold Your Hand", duplicando a resposta positiva para a gravação - que havia começado em Washington e se espalhou em outras cidades. A gravação vendeu um milhão de cópias em apenas dez dias. Era o momento de ir aos Estados Unidos.


Ainda no início de 1964, Brian Epstein elaborou a divulgação da primeira turnê da banda na América com a colocação de seis milhões de cartazes pelas ruas dos Estados Unidos dizendo "Os Beatles Vem Aí", com a distribuição de discos para todas as rádios e a distribuição de um milhão de impressos com quatro páginas contando a carreira do grupo. Este marketing tornou a temporada norte-americana da banda a viagem mais importante de sua carreira.

VIDEO: THE FIRST U.S. VISIT (legendado)



No dia 7 de fevereiro de 1964, quatro mil fãs ingleses se despediram da banda no Aeroporto Heathrow. Quando o voo 101 da PanAm aterrisou no Aeroporto JFK em Nova York, no mesmo dia, os Beatles foram saudados por cerca de três mil pessoas. Após uma coletiva de imprensa o grupo partiu, em limusines, para o Plaza Hotel, onde foram recebidos por uma multidão de fãs e pela imprensa.

VIDEO: PRIMEIRA APARIÇÃO NO THE ED SULLIVAN SHOW



Os Beatles fizeram sua primeira aparição ao vivo na TV americana no ‘The Ed Sullivan Show’ - no dia 9 de fevereiro. Cerca de 74 milhões de telespectadores – quase metade da população americana – assistiu a apresentação do grupo no programa. Na manhã seguinte, muitos jornais escreveram que os The Beatles eram uma "moda passageira".
Em 11 de fevereiro, a banda fez seu primeiro show nos Estados Unidos, no Washington Coliseum, em Washington, D.C., e provocou a mesma histeria ocorrida na Inglaterra – a ‘beatlemania’, mas com proporções maiores nos Estados Unidos.

VIDEO: PRIMEIRO SHOW NOS E.U.A. - WASHINGTON COLISEUM



Em meados de 1964 os Beatles iniciaram sua primeira turnê fora do eixo Europa - América do Norte, viajando para a Austrália, Escandinávia e Holanda. No seu primeiro destino, a Austrália Meridional, os Beatles foram recepcionados em Adelaide por cerca de trezentas mil pessoas.

VIDEO: THE BEATLES NA AUSTRÁLIA, EM ADELAIDE (1964)



Em junho de 1964 foi lançado no Reino Unido o primeiro filme estrelado pela banda – ‘A Hard Day's Night’ (Os Reis do Iê, Iê, Iê no Brasil), dirigido por Richard Lester, que se tornaria um clássico cult, considerado por alguns o precursor dos musicais. Ao mesmo tempo era lançado o álbum “A Hard Day's Night” – que serviu como trilha sonora do filme, o primeiro a trazer apenas composições de Lennon/McCartney.

FILME: ‘A HARD DAY'S NIGHT’ (OS REIS DO IÊ, IÊ, IÊ), 1964


A Hard Day's Night 1964 full movie por ursula-strauss

Em junho de 1965, a Rainha Elizabeth II do Reino Unido condecorou os Beatles como Membros da Ordem do Império Britânico. A nomeação - feita pelo primeiro-ministro Harold Wilson, que havia sido deputado em Liverpool – causou protestos e alguns conservadores (militares veteranos e líderes cívicos) devolveram suas próprias insignias. Em julho do mesmo ano, foi lançado o segundo filme dos Beatles – ‘Help!’, e o álbum homônimo, com a trilha sonora.

VIDEO:'HELP!' 1965


Help 1965 por Alice-Bauer

Em 15 de agosto de 1965, de volta aos Estados Unidos, os Beatles realizaram o primeiro concerto da história em estádio aberto – o Shea Stadium em Nova Iorque - para uma multidão de 55.600 pessoas. Esta ousadia dos Beatles modificou para sempre o padrão técnico de sonorização de grandes ambientes. O evento obteve grande notoriedade e foi amplamente documentado com filmagens e especiais de televisão nos Estados Unidos e Inglaterra.

VIDEO: NO SHEA STADIUM EM 1965 - Excerpt



Em dezembro a banda lançou seu sexto álbum – ‘Rubber Soul’, considerado pela crítica um grande salto para a maturidade. Também, os compactos ‘Day Tripper’ e ‘We Can Work It Out’, lançados junto com o sexto álbum, foram para o topo das paradas e mantiveram o sucesso de desde 1963 –– vendendo cinco milhões do álbum e quatro milhões dos compactos.

1966: CONTROVÉRSIAS

O ano de 1966 é visto como um divisor de águas na carreira dos Beatles, determinando a trajetória da banda até o seu final, em 1970.
Nos três primeiros meses do ano a banda tirou férias, enquanto recebia dez indicações ao Grammy.
Em março os Beatles deram uma entrevista à jornalista Maureen Cleave, do jornal britânico "London Evening Standart", em que John declarou o seguinte: "O cristianismo vai acabar. Vai se dissipar e depois sucumbir. Nem preciso discutir isso. Estou certo, e o tempo vai provar. Atualmente somos mais populares que Jesus Cristo". A declaração não causou nenhuma polêmica na Inglaterra.

LENNON: BEATLES ARE BIGGER THAN JESUS



Depois, a banda posou para uma sessão com o fotógrafo Bob Whitaker, que produziu a foto que seria utilizada na capa do álbum ‘Yesterday and Today’, editado apenas nos Estados Unidos, que ficou cinco semanas no topo das paradas.
O disco ficou conhecido como "capa do açougue" (onde o quarteto veste jalecos brancos, segurando bonecas despedaçadas junto a pedaços de carne) e gerou polêmica. A imagem foi considerada uma mensagem cifrada sobre a Guerra do Vietnam, e a Capitol recolheu os discos, substituindo as 750 mil capas prensadas.


Após este episódio, o grupo iniciou a turnê mundial de 1966 por cinco países, entre eles Alemanha, Japão, Filipinas, Estados Unidos e Canadá.
Nas Filipinas - sob a ditadura de Ferdinando Marcos – a banda teve sua bagagem apreendida e a polícia encontrou maconha. No dia seguinte, após as apresentações, os Beatles não compareceram numa recepção para trezentos filhos de oficiais do exército no palácio presidencial. Em consequência os jornais filipinos destacaram que os Beatles esnobaram a primeira-dama Imelda Marcos e houve ameaças de bomba no hotel. Na despedida, foram cuspidos, empurrados e agredidos no aeroporto, e tiveram a renda dos shows confiscada.

THE BEATLES NO JAPÃO, EM 1966

PARTE 1



PARTE 2



De volta a Inglaterra, campeã da Copa do Mundo de Futebol de 1966, o grupo recebeu três troféus Ivor Novello – premiação máxima da música britânica – por ‘We Can Work It Out’ e ‘Help!’ como primeiro e segundo compacto mais vendido na Inglaterra em 1965, e por ‘Yesterday’ como a canção mais executada do ano.
Contudo, as notícias da América eram preocupantes. A revista ‘DateBook’ havia divulgado a entrevista dos Beatles, destacando a frase "Somos mais populares que Jesus" dita por Lennon.

CONTROVÉRSIAS: BEATLES E JESUS



Fundamentalistas cristãos se indignaram e protestaram. Uma rádio do Alabama organizou um boicote às canções dos Beatles, e um ato onde os discos da banda foram queimados publicamente. Rapidamente outras estações de rádio pararam de tocar canções dos Beatles. Na África do Sul, houve o banimento das canções do grupo por cinco anos. O Papa Paulo VI e o governo da Espanha criticaram Lennon, que mais tarde pediu desculpas publicamente e foi perdoado pelo papa Bento XVI em 2008.

NO CANDLESTICK PARK EM SAN FRANCISCO (1966)



Os Beatles realizaram seu último concerto pago no Candlestick Park, em São Francisco, em 29 de agosto de 1966 - mas sua última apresentação foi nos telhados da Apple, onde o público não pagou nada. A partir de então, a banda concentrou-se apenas em gravações. Foram os momentos mais criativos do grupo.

SGT. PEPPER'S LONELY HEARTS CLUB BAND

Mais maduros, os Beatles gravaram ‘Revolver’, que resultou numa mistura de rock psicodélico, balada, R&B, soul e world music. Menos de sete meses depois, em novembro, os Beatles voltaram ao Abbey Road para produzir seu oitavo e mais aclamado álbum, o ‘Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band’, que demandou 129 sessões de gravação e foi lançado em 1 de junho de 1967. Dois dias depois do lançamento, em 3 de junho, Jimi Hendrix já tocava a faixa-título em seus concertos.

VIDEO: TEASER DE SGT. PEPPER'S



Segundo um crítico do ‘The Times’, ‘Sgt. Pepper's’ "foi um momento decisivo na história da civilização ocidental".
Além de ter sido o primeiro álbum de rock a ganhar os Grammys de ‘melhor álbum do ano’, ‘melhor álbum contemporâneo’, ‘melhor capa’ e ‘melhor engenharia de som’, o ‘Sgt. Pepper's’ bateu todos os recordes no mercado, permanecendo durante quase seis meses consecutivos no primeiro lugar de vendas.

VIDEO: MAKING OF DE SGT. PEPPER'S



McCartney é tido como o responsável pela capa e pela maioria das músicas do álbum.
O artista Peter Blake, um dos fundadores da Pop Art, foi quem fez capa, adicionando pessoas influentes escolhidas por Lennon, Harrison, Starr e Paul – caracterizadas como bonecos de papelão, inspirando artistas do mundo todo.


Outro feito que popularizou o grupo foi a gravação da nova canção – ‘All You Need Is Love’ - escrita por Lennon, que foi transmitida ao vivo, diretamente do Abbey Road Studios, pelo programa ‘Our World’, na primeira transmissão de imagens, via satélite, para o mundo inteiro.

VIDEO: TRANSMISSÃO DE ‘ALL YOU NEED IS LOVE’ (colorizado digitalmente)



A canção trazia uma mensagem de paz em tempos da Guerra (Vietnã). Vários amigos foram convidados para participarem do evento, cantando o coro da canção – Mick Jagger, Eric Clapton, Marianne Faithfull, Keith Moon e Graham Nash. O programa foi visto por cerca de 350 milhões de pessoas em 26 países.

MORTE DE EPSTEIN E BUSCA ESPIRITUAL


Em 24 de agosto de 1967, os Beatles se encontraram com o Maharishi Mahesh Yogi no Hotel Hilton de Londres. Poucos dias depois foram para Bangor, no País de Gales, assistir uma conferência "inicial" onde o Maharishi deu a cada um deles um mantra. Ainda em Bangor, os Beatles ficaram sabendo que Brian Epstein estava morto, aos 32 anos, devido a uma overdose de medicamento para insônia.

A MORTE DE BRIAN EPSTEIN EM 27 DE AGOSTO DE 1967



No final de 1967, oa Beatles receberam sua primeira grande crítica da imprensa britânica - um conjunto de opiniões depreciativas sobre o filme de televisão surrealista ‘Magical Mystery Tour’.

VIDEO:‘MAGICAL MYSTERY TOUR’ 1967


Magical Mystery Tour 1967 por Alice-Bauer

Os quatro músicos passaram os primeiros meses de 1968 em Rishikesh, Uttar Pradesh, na Índia, estudando meditação transcendental com o Maharishi Mahesh Yogi. O ashram de Mahesh Yogi inspirou a criatividade do quarteto, que produziu algumas canções de viés espiritual, que estão no ‘White Album’ e em ‘Abbey Road’ com composições de Lennon, McCartney e Harrison.

VIDEO: NA INDIA COM MAHARISHI MAHESH YOGI



Na volta John Lennon e Paul foram para Nova York, anunciar a formação da Apple Records - uma corporação multimídia para substituir a empresa anterior (Beatles Ltd.).

DESENTENDIMENTOS

Em meados de 1968 a banda gravou o álbum duplo ‘The Beatles’, conhecido popularmente como ‘Álbum Branco’. Com Starr deixando temporariamente a banda, Paul assumiu a bateria e instrumentos de percussão em algumas faixas. Essas sessões de gravação foram o cenário de desentendimentos entre os integrantes.

VIDEO: WHITE ALBUM SESSIONS



Entre os motivos para os desentendimentos estavam a presença excessiva de Yoko Ono, nova namorada de Lennon, nas gravações; a resistência do grupo em aceitar novas canções de Harrison; mas principalmente o fato de McCartney, querer liderar do grupo e sugerir que Lee Eastman, pai de Linda sua futura esposa, empresariasse a banda. Os outros membros consideraram que Eastman colocaria os interesses de Paul acima do grupo (durante uma entrevista no ‘Anthology’, McCartney disse: "Olhando para trás, posso entender porque eles sentiam que Eastman tinha interesses tendenciosos a mim e contra eles.").

ÚLTIMO CONCERTO E O FIM

Em janeiro de 1969, os Beatles iniciaram um projeto cinematográfico que documentaria a sua próxima gravação, originalmente intitulado ‘Get Back’. Durante as sessões de gravação, a banda realizou sua última apresentação ao vivo no último andar do edifício da Apple, em Londres, na tarde de 30 de janeiro de 1969. A maior parte da apresentação foi filmada e, posteriormente, incluída no filme ‘Let It Be’. A ideia de tocar no telhado do prédio foi de Lennon.

O concerto parou a rua inteira do prédio e, rapidamente, o lugar ficou lotado de pessoas; inclusive, os vizinhos da região logo espreitavam das sacadas o concerto. Os Beatles tocaram durante quarenta minutos até a polícia local interferir. A apresentação terminou antes do previsto, e tornou-se famosa.
No verão de 1969, os Beatles gravaram seu penúltimo álbum, ‘Abbey Road’. A conclusão da canção ‘I Want You (She's So Heavy)’, foi a última vez que o quarteto se reuniu no estúdio, em 20 de agosto de 1969.

VIDEO: LAST LIVE PERFORMANCE - ROOFTOP CONCERT



Lennon anunciou sua saída para o resto do grupo em 20 de setembro, 1969, embora tenha concordado em não anunciar isso publicamente até que determinadas questões jurídicas fossem resolvidas.
McCartney anunciou publicamente a dissolução em 10 de abril de 1970, uma semana antes do lançamento de seu primeiro álbum solo, ‘McCartney’. As cópias de pré-lançamento incluíram um comunicado à imprensa onde McCartney explicava o fim dos Beatles e suas esperanças para o futuro.
Legalmente, a parceria dos Beatles não foi dissolvida até 1975, embora Paul tenha apresentado uma ação para a dissolução em 31 de dezembro de 1970, efetivamente terminando a carreira em conjunto da banda.


O motivo do fim da banda é discutivel e pode ser descrito como uma série de acontecimentos. Primeiro, a morte de Brian Epstein deixou um vazio na banda, gerando uma discórdia sobre liderança. Segundo, as composições de Harrison quase sempre eram rejeitadas, causando frustração em George e desavenças entre Lennon e McCartney - até então os únicos compositores da banda. Terceiro, quando a banda parou de excursionar, seus integrantes começaram a seguir comportamentos autônomos: McCartney se interessou pelo estilo pop, Lennon pela música experimental, e Harrison pela música indiana. A agenda de eventos ficou cada vez mais individual e comprometeu o entusiasmo do conjunto. Em razão disso, Paul começou a assumir o papel de líder dos projetos artísticos dos Beatles.


Também, Lennon estava com o estado de espírito frágil após o regresso da Índia, pelo fato do Maharishi não ter preenchido suas expectativas. Nesta época (1966) ele conheceu a artista nipo-americana Yoko Ono, com quem lançou a famosa (e polêmica) gravação de ‘Unfinished Music No.1: Two Virgins’ em 1968. Então a produção artística de John passou a ter influência de Yoko e ele quis que ela participasse no processo de produção dos Beatles, mas o acordo da banda era que suas namoradas ou esposas não interferissem nos estúdios.

VIDEOS: TWO VIRGINS - JOHN LENNON E YOKO ONO

PARTE 1



PARTE 2



Outra coisa que agravou a situação da banda foi o fato de que, sem Epstein, a tentativa de novos empresários em estabelecer um controle sobre a banda falhou. Mesmo antes disso, houve confusão entre os integrantes, pois não conseguiram entrar em acordo na escolha de um novo empresário.

DEPOIS DO FIM

Pouco antes do fim dos Beatles, seus quatro membros lançaram álbuns solo. O álbum ‘Ringo’ (1973), de Starr, foi o único a incluir composições e apresentações do quarteto, mas em canções separadas. Harrison ganhou respeito como arranjador do Concerto para Bangladesh em agosto de 1971, em Nova Iorque, com o maestro Ravi Shankar.

VIDEO: CONCERTO PARA BANGLADESH, 1971


George Harrison - The Concert for Bangladesh from Retazovvorks on Vimeo.


Em 1975 expiraram os direitos da EMI-Capitol sobre os Beatles e sua subsidiária americana apressou determinadas produções para lançar outros cinco LPs (‘Rock 'n' Roll Music’, ‘The Beatles at the Hollywood Bowl’, ‘Love Songs’, ‘Reel Music’ e ‘Rarities’ – com faixas que nunca haviam sido realizadas nos Estados Unidos), a fim de receber mais dinheiro com o final da carreira do grupo. A banda aprovou somente ‘The Beatles at the Hollywood Bowl’. Após o lançamento americano dos álbuns britânicos originais em 1986, todas essas compilações póstumas saíram do catálogo da Capitol.

DOCUMENTÁRIO: THE DAY JOHN LENNON DIED 2010



No dia 8 de dezembro de 1980 John Lennon foi morto a tiros por Mark David Chapman em Nova Iorque.
Em 1988, os Beatles foram incluídos no Hall da Fama do Rock and Roll. Em fevereiro de 1994, os três Beatles ainda vivos se reuniram para produzir e gravar canções de Lennon, incluídas na coleção ‘Anthology’, de 1995 e 1996, com material inédito dos Beatles.
No final de 1990, Harrison foi diagnosticado com câncer de pulmão e sucumbiu a doença em 29 de novembro de 2001. Em 2010, faixa de pedestres dos estúdios Abbey Road foi declarado patrimônio inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário