
“Santa Fu”, nome com o qual a penitenciária Fuhlsbüttel, de Hamburgo, norte da Alemanha, é conhecida, faz linha de produtos criados, manufaturados e embalados pelos detentos de uma das cadeias mais famosas do país.
Comercializada sob o lema "mercadorias quentes da cadeia”, a grife “Santa Fu” já é considerada “cult” pela imprensa local e tem na irreverência sua marca principal. Os artigos são inusitados e contam sempre com um toque sarcástico de humor.

O jogo da memória “Tatoo” mostra fotos de tatuagens dos corpos dos próprios detentos. As camisetas e bótons trazem palavras como “culpado”, “inocente”, “perpétua” ou apenas estampas lembrando grades.
-func.jpg)
No livro de culinária “Huhn in

Realizado há dois anos pela instituição carcerária, em parceria com agências de publicidade e marketing, o projeto foi premiado com o selo “Alemanha, país das idéias”, um reconhecimento do governo alemão a empreendimentos inovadores no país.
A iniciativa chama atenção por incentivar a reabilitação dos presos auxiliando, ao mesmo tempo, outros projetos de cunho filantrópico. Parte da renda é destinada a uma entidade de assistência a vítimas de crimes.

Até agora, o projeto já vendeu mais de 17 mil produtos, faturando quase 300 mil euros, através dos cerca de 40 pontos de vendas distribuídos em algumas cidades alemãs e pela página de internet da iniciativa - http://www.santa-fu.de/
LINK EXTERNO
Penitenciária Fuhlsbüttel (em alemão)