Morreu em 1º de junho, aos 71 anos, o estilista francês Yves Saint-Laurent, responsável por grandes mudanças na moda, quando desenhou roupas que refletiram as mudanças no papel da mulher, na sociedade, durante o século passado, como uma maior liberdade sexual e mais força no mercado de trabalho. Ele havia se aposentado da alta costura em 2002.
RIP Yves Saint Laurent por superalbertofilho
Nascido em 1º de agosto de 1936 em Oran, na Argélia, em uma família rica, inspirado sempre pela beleza e pelo estilo da mãe, Yves Saint-Laurent, o criador da saharienne (jaqueta tipo safári) e do fraque para a mulher, manifestou cedo seu talento. Aos 18 anos, ele ganhou um concurso de design de moda e chamou a atenção de Christian Dior. Três anos depois, Dior morria e Laurent assumia seu lugar.
“Eu encontrei meu estilo por meio das mulheres”, disse Saint-Laurent certa vez. “É daí que vem a força e a vitalidade, porque eu desenho (pensando) no corpo de uma mulher.”
A editora da revista Vogue britânica, Alexandra Shulman, disse que o estilista ajudou a democratizar a moda. “Antes, aquelas pessoas (os estilistas) tinha pequenos ateliês para pessoas ricas. Saint-Laurent trouxe isso para o povo.”
Saint Laurent lutava há um ano contra um tumor no cérebro. O funeral do estilista foi na quinta-feira (05/06), na Igreja de Saint-Roch, segundo informou seu amigo e co-fundador da firma YSL, Pierre Bergé. O estilista foi incinerado e suas cinzas colocadas em uma sepultura nos jardins Majorelle em Marrakech (Marrocos), vizinho à residência que Saint Laurent e Bergé compraram em 1980.
VIDEO: RETROSPECTIVA MOSTRA A OBRA DE YSL
YSL (Expo Petit Palais) por superalbertofilho
Nenhum comentário:
Postar um comentário