15 maio 2008

MORRE ROBERT RAUSCHENBERG

O pintor americano Robert Rauschenberg, considerado um precursor, fundador no Neodadaísmo e na Arte Pop, morreu aos 82 anos, em Captiva Island, na Flórida, onde residia.


Rauschenberg passou a dedicar-se às artes a partir de 1947, após ter integrado o corpo hospitalar da Marinha durante a II Guerra Mundial, como técnico de neuro-psiquiatria, refletindo sobre a pequena diferença que separa a sanidade da insanidade.

Estudou na Academia Julian em Paris, e com Josef Albers na Black Mountain College, na Carolina do Norte. Depois estudou na Art Student League em Nova Iorque. Passou a viver nesta cidade a partir de 1950, quando sua obra integrou-se ao cotidiano e à complexidade dos grandes centros urbanos dos séculos XX e XXI.

DOCUMENTÁRIO: PAINTERS PAINTING



Cunhou o termo ‘combine painting’ para suas obras de técnicas mistas, libertando a arte de seus conceitos tradicionais e elitistas, misturando escultura, fotografia e colagem. A série "Combine Paintings" lhe valeu uma primeira exposição na galeria Léo Castelli em Nova York em 1958.


Rauschenberg foi o fundador do ‘Experiments in Art and Technology’ (EAT), uma organização que surgiu para auxiliar os artistas a pesquisarem novas técnicas e novos meios em suas obras.

Em 1994, o artista doou ao MAC-USP, por meio da Felicíssimo Corporation, uma série de 22 gravuras chamadas de Tributo 21. Às vésperas do século XXI, Rauschenberg representou 21 propostas de direitos humanos para o novo milênio, e fez 21 doações de álbuns de gravuras para diferentes museus no mundo.
Foi também escultor, coreógrafo, fotógrafo e compositor.


ERASED DE KOONING

Em sua obra “Erased de Kooning” (Desenho de De Kooning apagado), Rauschenberg decidiu levar o desenho ao branco completo, a partir do desenho. Apagou muito do que fez. “Mas aquilo não era nada” - conta. “Cada um parecia um Rauschenberg apagado. Para ser uma obra, teria de começar como arte. Tinha de ser um De Kooning. Uma coisa importante.”


Rauschenberg foi ao estúdio do colega pedir uma obra. “Comprei uma garrafa de Jack Daniels e fui. Depois de uma espera bastante tensa e silêncio, De Kooning trancou a porta com a tela que estava pintando e respondeu: Tem de ser uma coisa de que eu sinta mesmo muita falta.”

VIDEO: ROBERT RAUSCHENBERG - ERASED DE KOONING


Nenhum comentário:

Postar um comentário