17 abril 2017

AMERICAN CLASSIC DESIGN: MID-CENTURY MODERN – International Style Architecture of the 1950s

"O modernismo não é um estilo, mas uma atitude", afirmou Marcel Breuer, membro da escola Bauhaus e criador da famosa cadeira Wassily. Breuer era um adepto pioneiro do modernismo, que surgiu no final do século 19, como um movimento cultural amplo que abrangeu arte, literatura, arquitetura, música e filosofia.


Marcel Breuer e sua cadeira Wassily

O Modernismo, em sua essência, era a rejeição da tradição – uma compreensão real do avanço. A tecnologia estava mudando as coisas rapidamente. Na Alemanha, a escola racionalista ‘Bauhaus’, fundada em 1919 por Walter Gropius e que incluía Le Corbusier e Mies van der Rohe, enfatizou a funcionalidade sobre o excesso.


Walter Gropius

Mas eventos cataclísmicos, como as guerras mundiais, podem ter efeito de longo alcance. Como resultado das mudanças ocorridas na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, arquitetos e designers da Bauhaus migraram para a América, e desenvolveram o ‘Estilo Internacional’ nos Estados Unidos, a partir do pensamento racionalista.

VÍDEO: BAUHAUS - A FACE DO SÉCULO XX



Moldado pela Bauhaus, o ‘Estilo Internacional’ favorecia o concreto, aço e vidro, os planos abertos e formas geometricamente precisas. Seus adeptos acreditavam que a tecnologia e a produção em massa não estavam em desacordo com a arte, e defenderam o conceito de que a vida urbana cotidiana podia ser melhorada através do design.


Farnsworth House

A lendária Farnsworth House ilustra o pensamento modernista do arquiteto alemão Mies van der Rohe (http://noholodeck.blogspot.com.br/2011/05/mies-van-der-rohe-farnsworth-house.html): "menos é mais". Projetada em 1946 a residência tem por característica a transparência e a fluidez dos espaços, e a aparente inexistência da conexão público-privado. Com este exemplo Mies ajudou a criar o gênero arquitetônico conhecido como minimalismo.

VÍDEO: FARNSWORTH HOUSE - MIES VAN DER ROHE



Phillip Johnson projetou a famosa “Glass House” (http://noholodeck.blogspot.com.br/2011/06/philip-johnson-glass-house.html), um dos mais bonitos exemplos do modernismo americano, com suas paredes externas de vidro, cozinha aberta e ausência de divisórias internas. O conceito básico para o projeto foi obtido de Mies van der Rohe e a Casa Farnsworth, concebida durante o mesmo período.
Construída em 1949, a Glass House foi desenvolvida para o próprio Jonhson como tese de mestrado, quando foi aluno de Marcel Breuer em Harvard.

VÍDEO: GLASS HOUSE - PHILIP JOHNSON: DIARY OF AN ECCENTRIC ARCHITECT



Modernista relutante, Frank Lloyd Wright, ao visitar a casa, teria dito com certo sarcasmo: ’Aqui estou eu Philip. Já estou dentro de casa ou continuo no jardim? Devo tirar meu chapéu ou mantê-lo na cabeça?’
Ambas as casas, estão na National Historic Register e são abertas ao público para visitas.

FRANK LLOYD WRIGHT

Frank Lloyd Wright é considerado o pai da arquitetura modernista americana. Muitos consideram sua arquitetura orgânica, combinada com o movimento ‘Arts and Crafts’ (Artes e Ofícios), como o ponto de transição para a estética do Mid-Century Modern nos Estados Unidos.

VÍDEO: FRANK LOYD WRIGTH - THE PALMER HOUSE



Como a Bauhaus, Wright acreditava que forma e função deveriam ser harmoniosas, mas seu uso de curvas e o amor pela madeira refletia uma antipatia pela rigidez e impessoalidade do ‘Estilo Internacional’. Ele achava que um bom design poderia intensificar a ligação das pessoas com o seu ambiente, especialmente com a natureza. Seus desenhos orgânicos integravam as paisagens - naturais ou urbanas - e teria um grande impacto nas futuras gerações.

VÍDEO: FALLINGWATER (Casa da Cascata) - FRANK LLOYD WRIGHT (legendado)



Embora o componente norte-americano fosse um pouco mais orgânico em forma e menos formal do que o ‘Estilo Internacional’, o movimento Mid-Century Modern foi mais fortemente relacionado a ele do que qualquer outro. Arquitetos brasileiros e escandinavos eram muito influentes neste momento, com um estilo caracterizado pela simplicidade limpa e integração com a natureza.

VÍDEO: CASA DAS CANOAS – OSCAR NIEMEYER




AMERICAN CLASSIC DESIGN: MID-CENTURY MODERN – International Style Architecture of the 1950s


O Mid-century Modern é um movimento estético dos meados do século 20, que descreve a evolução do design industrial moderno, da arquitetura e do desenvolvimento urbano ocorrido entre 1933 e 1965.



O estilo Mid-century Modern de design teve início na Europa, com designers como o finlandês Eero Saarinen e explodiu nos Estados Unidos com designers como Charles e Ray Eames, Florence Knoll e George Nelson. Um uso inovador e arrojado de formas criativas em arquitetura e design.

VÍDEO: PIONEERS OF WEST COAST MODERNIST ARCHITECTURE



Ao retornar dos desafios extremos da II Guerra Mundial, a chamada "Greatest Generation" da América se voltou para a tarefa de construir um novo país, impulsionado pelo desenvolvimento tecnológico moderno e inspirado pela idéia do design moderno. Este período produziu um estilo de arquitetura e design conhecido como ‘Mid-Century Modern’.

VÍDEO: CASE STUDY HOUSE PROGRAM: REALIZED DESIGNS, PART 1 (MODERN ARCHITECTURE IN LOS ANGELES)



Os designers americanos desta época tinham à sua disposição uma variedade estonteante de novos materiais e processos que foram desenvolvidos durante a guerra. Resinas, plásticos, fibras de vidro, ligas metálicas e laminados permitiam e validavam uma inovação sem precedentes, e a produção em massa. Embora a opulência permitisse personalizar as moradias de modo espetacular, seus desenvolvedores trataram a concepção das casas com base nos mesmos princípios.

VÍDEO: CASE STUDY HOUSE PROGRAM: REALIZED DESIGNS, PART 2 (MODERN ARCHITECTURE IN LOS ANGELES)



Havia um senso de responsabilidade social para tudo. Os designers dos meados do século realmente acreditavam que eles estavam contribuindo para melhorar a vida das pessoas através de um mobiliário confortável, uma arquitetura com visão de futuro e um planejamento cívico cuidadoso. Pela primeira vez, eles estavam colocando o design ao alcance da família americana de classe média.

ARQUITETURA MID-CENTURY MODERN

Após a Segunda Guerra Mundial, houve um boom de novas tecnologias. Suburbios surgiram em toda a paisagem americana e os arquitetos, influenciados pelos movimentos europeus ‘International Style’ e ‘Bauhaus’, começaram a utilizar as novas tecnologias para criar uma estética pós-guerra.

VÍDEO: US POST WORLD WAR II BOOM



A arquitetura Mid-Century foi utilizada freqüentemente em estruturas residenciais com o objetivo de levar o modernismo para os subúrbios na América, especialmente no Oeste americano. Nos seus projetos, a função era tão importante quanto a forma, com ênfase especifica nas necessidades da família de classe média americana.

VÍDEO: CLEAN LINES, OPEN SPACES: A VIEW OF MID-CENTURY MODERN ARCHITECTURE



Como em muitos projetos do arquiteto Frank Lloyd Wright, este estilo enfatizou a criação de estruturas com janelas amplas e plantas baixas abertas, com a intenção de abrir espaços interiores e trazer o lado de fora para dentro.

EICHLER HOMES

O construtor pioneiro e promotor imobiliário Joseph Eichler, foi de vital importância em trazer a arquitetura Mid-Century Modern para loteamentos na California, e selecionar empreendimentos habitacionais na costa leste.

VÍDEO: PEOPLE IN GLASS HOUSES - THE LEGACY OF JOSEPH EICHLER



Estas casas de estilo Mid-century, conhecidas como "Eichler Homes", utilizavam o revolucionário método de construção ‘post and beam’ (com a colocação de vigas), que eliminava paredes de suporte volumosas, em favor de divisórias transparentes feitas de vidro.

VÍDEO: STEEL MODERN- A HISTORY OF STEEL HOUSES IN PALM SPRINGS



Outros pioneiros fundamentais da arquitetura Mid-century Modern são Ludwig Mies van der Rohe, Marcel Breuer, George Nelson, Eero Saireen, Charles e Ray Eames, Richard Neutra e Phillip Johnson.

VÍDEO: DESERT UTOPIA: MID-CENTURY ARCHITECTURE IN PALM SPRINGS - TRAILER



No deserto de Palm Springs, está localizado um dos maiores exemplos de arquitetura do período Mid-century Modern. A preciosa casa de deserto da família Kauffmann, projetada por Richard Neutra contra o sopé da San Jacinto Mountains, em Palm Springs.

VIDEO: KAUFMANN DESERT HOUSE - RICHARD NEUTRA



RICHARD NEUTRA

O arquiteto, Richard Neutra era uma celebridade entre os modernistas. Trabalhou para Frank Lloyd Wright, e Rudolph Schindler. Muitos de seus trabalhos eram residências, estruturas que conseguiu transformar em obras impressionantes. Sua planta permitia a casa expressar divisões sofisticadas entre público e privado, adultos e crianças, dia e noite, atividades e descanso.

VÍDEO: THE LIFE OF RICHARD NEUTRA



Neutra utilizava técnicas psicanalíticas para estudar seus clientes e suas necessidades, e persuadi-los a construir suas estruturas – fazia todos os membros de uma família de clientes redigirem diários descrevendo cada coisa que eles fizeram por uma semana. Esta foi uma estratégia calculada para conquistá-los.

VÍDEO: RICHARD NEUTRA HOMES



Também acreditava em suas edificações como tratamentos terapêuticos: a casa teria de ser feita de forma graciosa, facilitando a passagem dos moradores para dentro e para fora da casa, como em um ato de nascimento. Suas janelas traziam a paisagem para dentro, em grandes placas de vidro soldadas no interior e exterior em um único conjunto. Para Neutra, cada espaço de estar deveria ser "um útero com uma vista."

VÍDEO: PERCEPTION OF ARCHITECTURE - THE NEUTRA VDL HOUSE



DESENHO INDUSTRIAL

Com a expansão das cidades e suburbanização, veio a demanda por um mobiliário moderno para as novas casas modernas de construção rápida. Além da arquitetura e do desenvolvimento urbano, o estilo Mid-Century Modern se caracterizou pelo seu design altamente funcional e pela produção em massa de móveis.

VÍDEO: RON FRANK ON MIDCENTURY FURNITURE DESIGN (MODERN ARCHITECTURE IN LOS ANGELES)



A produção e o desenvolvimento de uma variedade de novos materiais e tecnologia, gerados a partir dos anos de guerra, tornaram possível explorar novas texturas e efeitos, cores e até mesmo uma nova forma, com o objetivo de criar obras com o visual leve.

VÍDEO - MID CENTURY MODERN FURNITURE



Houve um uso liberal de materiais tradicionais como a madeira e materiais não tradicionais como metal, vidro, vinil, compensado e acrílico. O plástico foi utilizado pelas suas próprias qualidades ao invés de imitar móveis de madeira. Uma vasta gama de cores incluía desde as cores neutras até as arrojadas, e o uso gráfico do preto e branco.

DESIGN

Os designers desta época tinham como ponto de vista a criação de produtos que fossem acessíveis para a família de classe média e, inspirados pela exuberância de um mundo pós-guerra, criaram um mobiliário com formas orgânicas para todas as novas casas que foram construídas.



O design do mobiliário refletia o estilo limpo e livre das casas, com curvas e formas polimórficas e geométricas substituindo qualquer detalhe ornamental. Este novo mobiliário se tornou empilhável, dobrável e encurvado, foi rearranjado e intercambiado; encaixado e flexíbilizado.


Catálogo Herman Miller

A produção e o desenvolvimento de uma variedade de novos materiais e tecnologia, gerados a partir dos anos de guerra, tornaram possível explorar novas texturas e efeitos, cores e até mesmo uma nova forma, com o objetivo de criar obras com o visual leve.

VÍDEO: INTERIOR DESIGN LOOK BOOKS | MID-CENTURY MODERN



Houve um uso liberal de materiais tradicionais como a madeira e materiais não tradicionais como metal, vidro, vinil, compensado e acrílico. O plástico foi utilizado pelas suas próprias qualidades ao invés de imitar móveis de madeira. Uma vasta gama de cores incluía desde as cores neutras até as arrojadas, e o uso gráfico do preto e branco.

VÍDEO: VINTAGE MID-CENTURY MODERN INDUSTRIAL DESIGN (1958)



Paralelamente a este novo modo ‘casual’ de viver, foram criados produtos de decoração e para o estilo de vida - aparelhos e equipamentos - que incluíam itens como conjuntos de churrasco, torradeiras, grelhas, Mixmasters, bicicletas para cada membro da família, aparelho de som hi-fi, álbuns de música e um armazenamento fácil para todas estas coisas novas.


Aparelhos e equipamentos

O design escandinavo foi muito influente neste momento, com um estilo caracterizado pela simplicidade, design democrático e formas naturais. Copos (Iittala - Finlândia), cerâmica (Arabia - Finlândia), louças (George Jensen - Dinamarca), iluminação (Poul Henningsen - Dinamarca) e mobiliário (dinamarquês moderno) foram alguns dos gêneros para os produtos criados.

VIDEO: SCANDINAVIAN MID CENTURY MODERN DESIGN



DESIGNERS

O estilo Mid-Century Modern gerou vários designers notórios que ainda hoje são favoritos reconhecidos, e o desenho de suas peças continuam a inspirar os designers contemporâneos. O estilo continua a apelar aos proprietários de hoje por causa de sua qualidade atemporal. Colecionáveis do período Mid-century Modern variam de móveis e elementos de arquitetura à acessórios como lâmpadas, relógios, obras de arte e itens feitos de vidro.

VÍDEO: THE HOUSE THAT MODERNISM BUILT



Peças de mobiliário inspiradas por seus designs são muito procurados. Na América, a Herman Miller se tornou sinônimo de móvel "moderno" e trabalhou com nomes como George Nelson e Charles e Ray Eames. A Knoll é outra empresa conhecida por suas peças clássicas do mobiliário de design Mid-century Modern.


Da direita para a esquerda: George Nelson, Edward Wormley, Eero Saarinen, Harry Bertoia, Charles Eames and Jens Risom - Playboy Magazine, July 1961

Alguns proeminentes designers do período Mid-Century Modern incluem: Alvar Aalto, Al Beadle, Harry Bertoia, Chris Choate, Thomas Scott Dean, Charles and Ray Eames, Eileen Gray, Craig Ellwood, Max Gottschalk, Ralph Haver, Edith Heath, Arne Jacobsen, A. Quincy Jones, Louis Kahn, Denys Lasdun, Cliff May, Paul McCobb, George Nelson, Richard Neutra, Isamu Noguchi, Vernor Panton, Harvey Probber, Jens Risom, Eero Saarinen, Rudolf Schindler, Avriel Shull, Alison and Peter Smithson, Raphael Soriano, Hans Wegner, Russel Wright, and Eva Zeisel.

ALGUNS DESIGNERS AMERICANOS NOTÓRIOS

GEORGE NELSON

Quando George Nelson era um jovem estudante de arquitetura, ele viajou pela Europa e entrevistou importantes arquitetos modernos. De volta aos EUA, enquanto era editor da Architectural Forum, ele projetou o Armário Embutido, o primeiro sistema de armazenamento modular, que foi um enorme sucesso na indústria moveleira.

VÍDEO: GEORGE NELSON AT VITRA DESIGN MUSEUM



George Nelson projetou o extravagante Sofá Marshmallow para a empresa de móveis Herman Miller, que fabricava móveis assinados por desiners e era um de seus maiores fãs, então convenceu Nelson a trabalhar como seu diretor de design.


Sofá Marshmallow

EERO SAARINEN

Este arquiteto e designer finlandês-americano teve Charles Eames como um grande amigo e colaborador. Seus projetos de móveis mais famosos, como a cadeira Tulipa (Tulip Chair) e cadeira Ùtero (Womb Chair), representadas pela Knoll, aplicavam curvas esculturais para embalar o corpo.

VÍDEO: EERO SAARINEN "SHAPING THE FUTURE" PROJECT AT CRANBROOK



O estúdio de Saarinen também projetou obras arquitetônicas importantes, mais notavelmente o Gateway Arch em St. Louis e a TWA Flight Center no Aeroporto Internacional John F. Kennedy.


The Pedestal Collection - Tulip Chairs and Tulip Arm Chair
with a Saarinen Table, 1957


FLORENCE KNOLL


Eero Saarinen and Florence Knoll

A protegida de Eero Saarinen, Florence Schuster se casou com Hans Knoll e os dois fundaram a ‘Knoll Associates’. “Flo Kno" defendeu, em direito próprio, o talento para o design internacional e foi incrivelmente talentosa no design e na arquitetuta. Ela acreditava em "design total", e trabalhou com arquitetura, design de interiores, têxteis, design gráfico e publicidade.


Florence Knoll rectangular coffee table with florence-knoll sofas

ISAMU NOGUCHI

Nascido de um poeta japonês e uma escritora escocêsa-americana, Isamu Noguchi era escultor, designer, artesão, arquiteto e um paisagista notável. Estudou com Brancusi e levou sua sensibilidade biomórfica a um novo nível "Tudo é escultura", disse Noguchi. "Qualquer material, qualquer idéia sem impedimentos nascida no espaço, eu considero escultura." Seu trabalho iria inspirar muitos artistas e arquitetos da época.

VÍDEO: THE MAN BEHIND THE COFFEE TABLE


Além dos projetos de jardins e esculturas, Noguchi também projetou objetos de design para indústria tais como: lâmpadas e mobiliários - alguns deles conhecidos, reproduzidos e vendidos até hoje.


Isamu Noguchi, 1946. Freeform Sofa and Ottoman

Colaborou com a empresa Herman Miller, em 1948, quando se juntou a designers de peso como George Nelson e Charles Eames, dentre outros, para fazer parte de um catálogo seleto contendo as mais importantes obras do mobiliário moderno.

JULIUS SHULMAN

Em Los Angeles, Julius Shulman documentou as grandes casas e edifícios Mid-Century Modern, com suas impressionantes fotografias de arquitetura, incluindo o Case Study House #22 (Estudo de Caso para Casa No. 22) de Pierre Koenig, uma casa em Hollywood Hills com vista panorâmica de Los Angeles.

VÍDEO: SHELTER - Julius Shulman



CHARLES AND RAY EAMES

Com suas contribuições pioneiras para a arquitetura, design industrial, e cultura popular, Charles e Ray Eames ajudaram a moldar a América pós-guerra. No fim da década de 40, Charles desenhou e construiu para ambos, a pioneira Eames House inspirada em Mondrian, integrada no programa "Case Study Houses" da publicação Arts & Arhitecture.

VÍDEO: HOUSE - CHARLES & RAY EAMES



Localizada numa colina com vista para o Pacífico e construída à mão numa questão de dias com base em peças de aço pré-fabricadas destinadas à produção industrial, a casa permanece um marco da arquitetura moderna.


Eames motorcycle

O escritório do casal Charles e Ray Eames era intimamente ligado com a UCLA (University of California, Los Angeles) e a sua casa ‘mondrianesca’ para o programa “Case Study Houses” continua a estar até hoje. Em atividade ao longo de mais de quatro décadas (1943-88), o gabinete de Charles e Ray Eames acolheu na sua equipe vários designers notáveis, como Henry Beer, Richard Foy, Don Albinson, Deborah Sussman, Harry Bertoia e Gregory Ain, que foi engenheiro-chefe para os Eames durante a II Guerra Mundial.

VÍDEO: THE DESIGN GENIUS OF CHARLES + RAY EAMES



Entre os vários projetos que foram concebidos no gabinete, os Eames produziram o primeiro mobiliário de madeira compensada moldada tri-dimensional, como as cadeiras DCW ("Dining Chair Wood") e DCM ("Dining Chair Metal") em 1945, a Eames Lounge Chair em 1956, o mobiliário para o Aluminium Group em 1958, a Eames Chaise em 1968 e a Do-Nothing Machine em 1957, além de experiências com energia solar e um vasto número de brinquedos.

VÍDEO: AMERICA MEETS CHARLES AND RAY EAMES



A par do trabalho de design, o interesse de Charles pela fotografia traduziu-se na concepção de vários curtas-metragens para documentar os seus interesses, como o coleccionismo de brinquedos e de artefactos culturais durante as suas viagens. Os filmes também registam o processo de montagem das suas exposições ou a produção das suas peças de mobiliário.

VÍDEO: EAMES - "PARADE"



Alguns dos seus filmes abrangem temas mais intelectuais. “Powers of Ten” de 1977, narrado pelo físico Philip Morrison, conduziu seus espectadores a uma viagem imaginária a partir de um piquenique no campo, em Chicago, até a borda do Universo e, em seguida, mergulhou na estrutura da matéria atômica. Cada quadro representa uma mudança de escala por uma potência de dez. O filme foi concebido com o objetivo de inspirar os americanos a buscar carreiras na ciência e na matemática, em desafio ao lançamento do Sputnik e à corrida espacial.

VÍDEO: POWERS OF TEN™ (1977)



Charles disse a famosa frase: "Escolha o seu canto, se retire cuidadosamente, intensamente e com o melhor de sua capacidade, de maneira que você possa mudar o mundo." E assim ele e sua esposa fizeram.


Charles e Ray Eames

Durante a década de 50, o casal Eames prossegue o seu trabalho na arquitetura e design de mobiliário, sendo pioneiros na utilização de inúmeras técnicas, como a fibra de vidro, cadeiras em resina plástica, e as cadeiras em malha de metal concebidas para o fabricante de equipamento de escritório Herman Miller.

VÍDEO: HOW TO BUILD AN EAMES SHELL CHAIR



O casal Eames também concebeu e desenhou várias exposições notáveis. Uma das maiores conquistas dos Eames ocorreu em 1959, na dramática exposição multimídia ‘American National Exposition’, em Moscou, onde foi instalada uma casa moderna americana por George Nelson, e que foi cenário do dramático "Kitchen Debate" (debate na cozinha) entre Nikita Kruschev e Richard Nixon.


Nikita Kruschev e Richard Nixon na “cozinha”

Mais impressionante do que a instalação foi a apresentação concebida pelos Eames, que coordenava música e múltiplas imagens de slides sobre a vida americana, e que surpreendeu o cidadão médio soviético daquele tempo com imagens de uma opulência inimaginável.


American National Exposition, em Moscou, 1959

Composta por mais de 2.200 imagens fixas e em movimento, e concebido para proporcionar uma expressão visual da complexidade e diversidade da vida americana, a apresentação de “Glimpses of the U.S.A.” (Olhares dos E.U.A) serviu como introdução na Exposição Nacional Americana em Moscou – um intercâmbio cultural entre os EUA e a União Soviética no Parque Sokolniki em 1959.

VÍDEO: GLIMPSES OF THE U.S.A. (1959) [EXCERPT]



As imagens foram combinadas em sete diferentes rolos de filme 35mm, projetadas simultaneamente em enormes telões instalados em um domo geodésico de 250 metros de diâmetro, projetado por Buckminster Fuller. A música foi composta por Elmer Bernstein.
Charles Eames foi bastante influenciado pelo arquiteto finlandês Eliel Saarinen, cujo filho Eero, também arquiteto, viria a ser seu sócio e amigo.

VÍDEO: DULLES INTERNATIONAL AIRPORT - DC'S NEW AIRPORT 1962



Eames e Eero Saarinen, vencendo a competição para um projeto do Dulles Airport - a construção de um terminal para embarque e desembarque de passageiros que integra um sistema de transporte até o avião conhecido por “Mobile Lounge”, ou PTV - Passenger Transfer Vehicle -, foram inspirados pela espectativa de que as pessoas estariam embarcando em foguetes ao invés de aviões, daí a necessidade de um transporte ao invés da tradicional caminhada pelos longos terminais.

VÍDEO: EAMES AIRPORT - MOBILE LOUNGE



OTIMISMO E CRIATIVIDADE

Os meados do século foram um período de otimismo, energia, criatividade e inspiração, e definiram o cenário para os 50 anos seguintes da história. Aquele tempo também era o auge do ‘Século Americano’, e muitas das idéias que inspiram revoluções modernas da ciência, a internet e a ida para a Lua, foram semeadas nesta época.

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