06 maio 2011

CELEBRIDADE HISTÓRICA: LAIKA (1954 - 1957)


Laika era uma cadela que vivia solta nas ruas de Moscou e tinha três anos de idade quando foi capturada para o programa espacial soviético. Originalmente a chamaram Kudryavka (risadinha), depois Zhuchka (bichinho), e logo Limonchik (limãozinho), para finalmente chamá-la de Laika devido à sua raça.

Seu treinamento estava a cargo do cientista Oleg Gazenko e consistia em acostumar os cães ao ambiente que encontrariam na viagem, como o espaço reduzido da cápsula, os ruídos, vibrações e acelerações. O mesmo processo geral seria utilizado mais tarde no treinamento dos cosmonautas soviéticos.
Laika foi o primeiro ser vivo terrestre a orbitar a Terra e o fez a bordo da nave soviética Sputnik II, um mês depois do lançamento do satélite Sputnik I, o primeiro objeto artificial a entrar em órbita.

O Sputnik II foi lançado em 3 de novembro de 1957. Os sinais vitais da Laika eram seguidos telemetricamente por controle em terra. Ao alcançar a órbita, uma seção da nave que deveria desprender-se não o fez, impedindo que o sistema do controle térmico funcionasse corretamente. A recepção de dados vitais parou entre cinco e sete horas depois da decolagem. No entanto, Moscou divulgou que em poucos dias Laika desceria à Terra, e as pessoas ficaram esperando o seu regresso.

Durante anos a União Soviética deu explicações contraditórias sobre a morte de Laika, até que em outubro de 2002, o cientista Dimitri Malashenkov, que participou no lançamento do Sputnik II, revelou que Laika havia morrido entre cinco e sete horas depois da decolagem, devido ao estresse e superaquecimento. O Sputnik II finalmente explodiu (junto com os restos de Laika) ao entar em contato com a atmosfera, em 14 de abril de 1958, após 163 dias e 2.570 órbitas em volta da Terra.

Depois de Laika, nenhuma outra missão tripulada por cães foi lançada sem que existisse um sistema para o retorno seguro do animal. A deliberada morte de Laika desencadeou um debate mundial sobre os avanços científicos à custa de testes com animais. Vários grupos protetores dos direitos animais protestaram em frente das embaixadas soviéticas.
Somente em 1988, após o colapso do regime soviético, que Oleg Gazenko, um dos cientistas responsáveis por mandar Laika ao espaço, expressou remorso por permitir a morte dela: "Quanto mais tempo passa, mais lamento o sucedido. Não deveríamos ter feito isso.... nem sequer aprendemos o suficiente desta missão, para justificar a perda do animal".
Em 11 de abril de 2008 foi inaugurado um monumento em honra à Laika no centro de Moscou. O monumento foi colocado em uma alameda perto do Instituto de Medicina Militar onde ocorreram, há mais de meio século, os experimentos científicos com a participação da célebre cadela.

VIDEO:LAIKA THE DOG



Nenhum comentário: