27 setembro 2009

TOMOGRAFIA MOSTRA ÍCONES DO CONSUMO


O artista e estudante de medicina de Manhattan, Satre Stuelke, de 44 anos, está usando um aparelho de tomografia computadorizada para examinar as entranhas de ícones culturais como o Big Mac, a Barbie e o iPhone.
Ex-professor de arte da Escola de Artes Visuais de Nova York e estudante do terceiro ano de medicina, desde 2007 Stuelke já examinou dúzias de objetos num scanner de TC de propriedade do Centro de Imagens Biomédicas do Weill Cornell Medical College. Quando um objeto é escaneado, a máquina produz de 200 a 500 pedaços de imagens e o artista atribui diferentes cores a áreas de densidades distintas.
Diferente de um médico, ele não está buscando patologias, mas seu trabalho permite que o público diagnostique objetos culturais, encontrando detalhes surpreendentes dentro deles. Isso é inevitável, diz ele, graças à associação entre os scanners de tomografia computadorizada e a medicina. O objetivo é fazer que as pessoas pensem em como as coisas são construídas.
Stuelke, diz que a ideia é também "plantar uma semente de criatividade científica nas mentes de todos inclinados a participar" do projeto que começou em 2007, onde o artista encoraja o público a enviar suas obras de "arte radiológica" para avaliação, ou objetos para serem "examinados".
A crítica pode questionar se o trabalho de Stuelke oferece algo além de imagens exuberantes e tecnológicas de encher os olhos, e ele não necessariamente rejeita essa interpretação. "Algumas são apenas bonitas", disse.
Stuelke se inspirou na obra de Robert Heineken, um fotógrafo conhecido em parte por criar imagens inusitadas de comidas.

Veja aqui o 3D do Big Mac



Link externo: http://www.radiologyart.com/

Nenhum comentário: