26 julho 2009

NASA COMEMORA OS 40 ANOS DO PRIMEIRO POUSO NA LUA


No dia 20 de julho de1969, o astronauta Neil Armstrong andou pela primeira vez sobre a Lua, após ter percorrido mais de 360 mil quilômetros a bordo da Apollo 11 com os companheiros Buzz Aldrin e Michael Collins. Para marcar os 40 anos de sua principal missão espacial, a Nasa está planejando uma série de eventos e atividades durante este ano. Além de celebrar o programa Apollo, o objetivo é destacar suas conquistas e benefícios gerados pelo desenvolvimento tecnológico.

"Celebre a Apollo: Explorando a Lua e descobrindo a Terra" é o nome do projeto de divulgação de informação sobre as missões históricas, atuais e futuras da Nasa.
A agência lançou um site especial que traz a história da conquista da Lua. Em 25 de maio de 1961, o então presidente John Kennedy Jr. anunciou o ambicioso objetivo de "levar o homem à Lua e trazê-lo de volta com segurança antes do fim da década". Então, poucos meses antes do fim do prazo, o módulo lunar da Apollo 11 pousou com segurança na região lunar chamada Mar da Tranquilidade.
Outras cinco missões - as Apollo 12, 14, 15, 16 e 17 se sucederam até 1971. Hoje a Nasa planeja voltar com missões tripuladas à Lua na próxima década.

O site traz curiosidades como a tecnologia e a engenharia envolvidas na construção e direção do módulo lunar até a segurança da superfície. Outra curiosidade são as "árvores da Lua", crescidas a partir de mais de 400 sementes levadas pelo astronauta Stuart Roosa - que fez parte do Serviço Florestal norte-americano - na Apollo 14. Após retornarem à Terra, as sementes foram plantadas em diversos locais dos Estados Unidos e em outros países.
Outro destaque são as fotos em alta resolução, como a da primeira pegada em solo lunar, além de vídeos sobre as missões do programa e depoimentos de pessoas que viram pela televisão os primeiros passos do homem na Lua.



Mais informações podem ser encontradas nos sites comemorativos: http://www.nasa.gov/mission_pages/apollo/40th/index.html
http://www.nasa.gov/mission_pages/apollo/index.html

Um comentário:

Anônimo disse...

I would like to exchange links with your site noholodeck.blogspot.com
Is this possible?