29 janeiro 2012
S.O.P.A.: GUERRA NA INTERNET
O ano de 2012 teve início com um episódio histórico, marcado pela batalha entre a indústria de entretenimento e as gigantes da internet. No dia 18 de Janeiro, mais de 10 mil sites realizaram um protesto virtual contra uma lei, apresentada no Congresso dos Estados Unidos, que tem como objetivo combater a pirataria on-line de conteúdos protegidos por direitos de propriedade intelectual. A queixa foi organizada pelo site www.sopastrike.com.
VÍDEO - MAIS DE 10 MIL SITES PROTESTAM CONTRA SOPA
Mais de 10 mil sites protestam contra SOPA por superalbertofilho
A iniciativa, que incluiu a desativação de alguns sites durante 24 horas, buscou impedir a aprovação do projeto de lei conhecido pela sigla SOPA (Stop Online Piracy Act), em sua versão na Câmara de Representantes, e PIPA (PROTECT IP Act), no Senado.
O principal autor da proposta na Câmara e presidente do comitê, o republicano Lamar Smith, disse que o projeto de lei procura proteger consumidores, negócios e empregos "de ladrões estrangeiros que roubam propriedade intelectual dos EUA".
A favor da lei está o setor de entretenimento, com as indústrias de cinema, TV e música, provedoras de TV a cabo e internet, além de empresas farmacêuticas e publicações. No lado oposto, as empresas do Vale do Silício a criticam pesadamente, sustentando que a legislação promove a censura, altera a operacionalidade da internet e prejudica sua capacidade para a inovação.
VÍDEO: PROTECT IP
Protect IP Act Breaks the Internet por superalbertofilho
O texto do projeto de lei propõe pena de até cinco anos de cadeia para pessoas condenadas por compartilhar material pirateado dez ou mais vezes ao longo de seis meses.
A proposta também prevê punição para sites acusados de "permitir ou facilitar" a pirataria, que podem ser fechados e banidos de provedores de internet, sistemas de pagamento e anunciantes, em nível internacional. Entre eles estão o Google, Yahoo!, Wikipédia, YouTube, Facebook, Foursquare, Reddit, Wordpress, e Mozilla.
Sem fazer distinção, qualquer site conectado via hiperlink com outro site apontado como pirata pode, ser banido da internet a pedido do governo, assim como pelas gravadoras, editoras e estúdios de filmes.
Além disso, motores de busca seriam solicitados a apagar links para tais sites e os provedores obrigados e interromper o acesso - especialmente os estrangeiros.
Twitter e Facebook poderiam ser punidos por permitir que usários publiquem conteúdo "proibido" nas redes sociais. O Google poderia ser acusado de manter anúncios publicitários e links para sites piratas nos seus serviços de internet.
VÍDEO: SOPA = DITADURA DIGITAL
SOPA: DITADURA DIGITAL por superalbertofilho
Neste sentido, o SOPA estabelece o uso, no território Americano, de um mecanismo de censura sobre a Internet semelhante ao utilizado em países como a China, Irã e Síria, sob o argumento de coibir a pirataria online, ou seja, práticas sociais históricas utilizadas para ter acesso alternativo à qualquer obra cultural: trocar, compartilhar, emprestar, tal como ocorre nas Bibliotecas. E isso não afetará apenas os Estados Unidos, pois o além de concentrar a maior parte da infra-estrutura da rede, o país concentra quase todos os serviços e sites que utilizados diariamente pela população mundial, e que podem ser afetados.
O co-fundador da enciclopédia virtual Wikipédia, Jimmy Wales, afirmou em entrevista que "A política para a internet não deveria ser ditada por Hollywood".
Em mensagem publicada em seu blog, governo do presidente Barack Obama expressou sua oposição a qualquer legislação que imponha censuras à internet e sugeriu que, caso aprovadas, as leis podem ser vetadas pelo presidente.
Um dia depois que as gigantes da Internet e outras empresas se uniram no protesto contra a lei antipirataria dos Estados Unidos, os legisladores do país abandonaram na quinta-feira (19) o projeto de lei de regulação da internet, informou a imprensa.
MEGAUPLOAD
VÍDEO: ANUNCIO DE PRISÃO
FBI prende dono do Megaupload por superalbertofilho
No mesmo dia (19), o criador do site de compartilhamento de arquivos Megaupload, Kim Schmitz ou Dotcom, acusado pelos Estados Unidos de dirigir o maior portal de pirataria na internet, era preso na Nova Zelândia a pedido do FBI (polícia federal dos EUA), junto com três diretores do site. Os americanos o acusam de ter causado US$ 500 milhões em prejuízo à indústria de entretenimento.
VÍDEO: MEGAUPLOAD MEGA SONG
Megaupload Mega Song por superalbertofilho
Com 37 anos Schmitz, alemão de nascimento, é incluído pelas estatísticas locais no grupo das dez pessoas mais ricas da Nova Zelândia. O Megaupload, assim como o Megavideo e Megalive, compõem o seu grupo Megaworld com sede em Hong Kong.
Dotcom pode enfrentar uma pena de até 55 anos de prisão caso seja deportado aos Estados Unidos e declarado culpado pelos delitos que as autoridades do país lhe acusam.
VÍDEO: ANONYMOUS
Protesto do Anonymous contra a SOPA. por superalbertofilho
Ao mesmo tempo, enquanto o Congresso dos EUA debatia a nova legislação, o grupo de hackers Anonymous realizou seu maior ataque cibernético, em vingança contra o fechamento do Megaupload.com pelo FBI.
Os sites da Justiça Americana, FBI, Universal Music, Motion Picture Association of America e da Associação da Indústria de Gravação da América saíram do ar e uma intensa troca de mensagens se seguiu no microblogue Twitter, com promessas de ataque a outros sites.
DOCUMENTÁRIOS COMPLETOS
Potências mundiais preparam-se para a guerra na Internet: os hackers controlam os conflitos cibernéticos e sabem como fazer fortuna à custa dos cidadãos e dos utilizadores das grandes empresas. Publicidade, fraudes, propagação de vírus destrutivos não são mais do que o início das novas possibilidades, uma vez que, a cada dia, a delinquência na Internet é uma feira onde se manifesta a criatividade individual e coletiva nas formas mais surpreendentes.
O documentário abaixo viaja até à Rússia, Estados Unidos, Estónia e Israel para investigar a competição entre piratas informáticos e governos, investigando o modo como a indústria de softwares mal-intencionados acumulam um arsenal de armas de destruição massiva que podem decidir o resultado de uma guerra.
VIDEO: CIBERGUERILHA, A ARTE DA GUERRA VIRTUAL
Ciberguerilha: A Arte da Guerra Virtual por superalbertofilho
Enquanto as ciências da computação procuram abranger cada vez mais todas as áreas e atividades do nosso cotidiano, governos, empresas e o público em geral tornam-se vítimas do terrorismo cibernético, da espionagem industrial e múltiplas formas de fraude. Este outro documentário investiga o mundo do crime cibernético: as vítimas, os invasores, seus métodos e suas motivações.
VIDEO: HACKERS CRIMINOSOS E ANJOS, DISCOVERY CHANNEL
Hackers Criminosos e Anjos, Discovery Channel por superalbertofilho
26 janeiro 2012
ANIMAÇÃO: “ROSA”, DE JESÚS ORELLANA
ROSA é um curta-metragem de animação ambientado em um mundo pós-apocalíptico. Num futuro próximo, a humanidade desapareceu deixando para trás uma enorme megalópole desprovida de vida natural. Entre a destruição desperta Rosa, parte do projeto cyborg Kernel, a última tentativa de salvar a raça humana, restaurar o ecossistema e recuperar espécies de plantas extintas. Vagando entre as ruínas da cidade sem vida, Rosa logo descobre que ela é a única entidade a despertar, e deve lutar pela sobrevivência.
VIDEO: CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO ‘ROSA’, DE JESÚS ORELLANA
O spot foi criado inteiramente pelo autor de graphic novels Jesús Orellana (1981), sem orçamento. O artista, nascido em Tarragona, já trabalhou em muitos projetos para a editora francesa ‘Les Humanóides Associes’.
Em 2009 Orellana começou a desenvolver o seu projeto. Entre janeiro de 2010 e fevereiro de 2011, ele completou os 323 planos que compõem os 9'50" minutos de duração desse curta-metragem de animação espetacular. Atualmente ele mora em Barcelona com sua parceira, a artista Maria Llovet.
Desde a sua estreia mundial no Festival de Cinema de Seattle, ROSA foi selecionado em diversos festivais ao redor do mundo como Screamfest, Toronto After Dark, World Anima ou Los Angeles Film Festival Shorts.
Em outubro de 2011 a animação foi exibida durante a cerimônia de abertura do festival de Sitges, considerado o melhor festival do mundo especializado no gênero de fantasia.
Na sequência da sua passagem bem sucedida através de festivais, o curta tem atraído a atenção das maiores agências de talentos e produtores de Hollywood.
SITE OFICIAL: http://rosamovie.blogspot.com/
19 janeiro 2012
ARQUITETURA POLÊMICA: ‘THE CLOUD’
A incorporadora Dreamhub apresentou, em dezembro de 2011, um mega empreendimento residencial de altíssimo luxo, desenvolvido para o bairro Yongsan Business, em Seul, na Coréia do Sul.
Os arquitetos do escritório holandês de design e arquitetura MVRDV criaram duas torres ligadas pelo meio por uma ‘nuvem de pixels’, chamadas ‘The Cloud’.
A torre sul atinge uma altura de 260 metros com 54 andares e a torre norte chega a 300 metros, com 60 andares.
A partir do 27 º andar fica posicionada uma aglutinação de cubos irregulares que liga as torres. O volume - um conjunto de blocos no formato de uma ‘nuvem’ - avança para fora dos pisos se estende por 10 andares do empreendimento.
A nuvem abriga o Sky Lounge - um grande átrio de ligação, um centro de bem-estar, centro de conferências, academia, várias piscinas, restaurantes e cafés, que ocupam uma área de 14.357 m2.
No topo da nuvem estão uma série de espaços externos, públicos e privados, entre pátios, decks, jardins e piscinas. Para permitir o acesso rápido a nuvem é acessível por elevadores expressos especiais.
O espaço ainda conta com 9.000 m2 de officetel (Office-Hotel) uma tipologia típica coreana para a locação de escritórios por dia, e 25.000 m2 de apartamentos panorâmicos, com lay-outs específicos.
O restante dos andares são ocupados por apartamentos residenciais de luxo que variam de 80m2 a 260m2, dos quais alguns oferecem pé-direito duplo, pátios ou jardins. A cobertura das duas torres são reservadas para apartamentos de 1200m2 com jardins.
Cada torre é acessada através de um grande lobby no nível do chão. A arquiteta e paisagista Martha Schwartz desenvolveu uma série de praças, jardins e piscinas para cercar os novos edifícios. O estacionamento é oculto no subterrâneo e a estação de metrô mais próxima está a uma distância de cinco minutos a pé
O projeto das torres, com uma superfície total de 128.000 m2, deverá estar concluído em 2015.
YONGSAN DREAM HUB
O bairro Yongsan Business é alvo de um projeto maior. O Yongsan Dream Hub é um plano diretor de ampliação do distrito financeiro de Seul, encomendado pelo governo e projetado pelo ‘New York architects Studio Libeskind’, comandado por Daniel Libeskind, um dos maiores nomes da arquitetura moderna.
VÍDEO: YONGSAN DREAM HUB
ARCHIPELAGO 21 é um projeto inovador para o centro urbano superlotado e adota como os seus principais conceitos a simplicidade e a ousadia. O YIBD (Yongsan International Business District) divide-se em "ilhas" independentes que, ao mesmo tempo, trabalham juntas para estar em harmonia.
Nesta paisagem surpreendente de ilhas, o ‘mar’ assume o seu papel. Cada ilha mostra a sua própria individualidade e está em conformidade com os padrões humanos.
Elas se reúnem como um todo para tornar a vida urbana grande, diversa e dinâmica.
Embora a escala de desenvolvimento seja extensa, as ilhas vizinhas oferecem um ambiente amigável para os pedestres, baseando-se na análise da densidade e tamanho de toda a área. YIBD também é projetado para os moradores, assegurando uma vida feliz e agradável.
VIDEO: ARCHIPELAGO 21
POLÊMICA
Desde a sua apresentação, o empreendimento motivou protestos de familiares das vítimas dos atentados de 11/09. Eles consideram que o projeto remete à uma imagem semelhante à dos ataques ao World Trade Center. Os críticos acusam os arquitetos de terem se utilizado do episódio como um golpe de publicidade para o projeto. A polêmica foi parar na mídia de massa dos EUA e diversos programas de TV atacaram o projeto.
VIDEO CNN
Segundo o Studio MVRDV, ocorreu uma verdadeira tempestade midiática e eles receberam emails com ameaças e telefonemas de pessoas enfurecidas, chamando-os de amigos da Al-Qaeda, ou pior. Deste modo, a empresa divulgou nota em seu site oficial, se desculpando com o público.
“A MVRDV lamenta profundamente qualquer conotação que o projeto ‘The Cloud’ evoque à respeito do evento de 11/09.
The Cloud foi projetado com base em parâmetros como a luz solar, espaços exteriores, a qualidade de vida para os habitantes e a cidade. É um dos muitos projetos em que a MVRDV realiza experimentos para elevar a cidade à um nível de reinvenção da tipologia, muitas vezes solitária, do arranha-céus. Não era nossa intenção criar uma imagem que remetesse aos ataques, nem vimos a semelhança durante o processo de design. Pedimos sinceras desculpas a qualquer pessoa cujos sentimentos foram afetados, não era nossa intenção.
A inspiração do projeto ‘The Cloud’ foi visualizada, na primeira imagem, em nosso site, uma nuvem que cobre o centro do Arranha-céus.”
Por enquanto não se sabe se o projeto vai ser alterado, mas até Março as autoridades de Seul deverão decidir se aprovam ou não o design final. Segundo os contratos, as torres deveriam ser concluídas até 2015.
12 janeiro 2012
MERCEDES-BENZ CLASSIC CENTER: RESTAURAÇÃO E COMÉRCIO DE CLÁSSICOS DA MARCA
Já se passaram mais de 120 anos desde que Gottlieb Daimler e Karl Benz inventaram o automóvel e criaram as empresas que deram origem à Mercedes-Benz. E neste caso, a história é um ativo que gera fluxo em caixa e promove ganhos simbólicos que reforçam a imagem e o valor da marca.
VIDEO: HISTORY OF AUTOMAKER MERCEDES BENZ
Deste modo, a Daimler AG criou duas instituições para preservarem a tradição do próprio nome: o ‘Museu Mercedes-Benz' e o ‘Mercedes-Benz Classic Center' - um centro de atendimento para venda de peças e carros antigos restaurados pela marca. Neste sentido Stuttgart, na Alemanha, é o porto de escala para os proprietários e potenciais compradores de automóveis clássicos da empresa em todo o mundo.
O museu fatura algo em torno de € 5 milhões por ano só com ingressos. Mas o maior lucro acontece com a venda de peças para os carros antigos: cerca de € 10 milhões por ano.
MERCEDES-BENZ CLASSIC CENTER
O departamento corporativo de veículos históricos da marca, o ‘Mercedes-Benz Classic Center’, oferece serviços para as marcas Benz, Daimler, Mercedes e Mercedes-Benz.
O Centro cuida de toda a frota histórica da empresa, composta atualmente por 700 raridades: 160 no museu, 80 em exposições ao redor do mundo e o restante dos carros na reserva - desde protótipos que nunca entraram em produção até alguns modelos mais recentes que, um dia, serão clássicos.
O espaço também recebe os clássicos de clientes do mundo todo - incluindo reis e sultões - respeitando os exigentes padrões de qualidade da marca. Cada carro conta sua própria história, e é isto que torna o restauro de carros antigos tão excitante para os funcionários do ‘Mercedes-Benz Classic Center’.
VÍDEO: MERCEDES-BENZ CLASSIC CENTER
Na oficina trabalham 25 técnicos e artesãos que podem levar um ano para restaurar um veículo. Equipamentos de alta tecnologia e a especialização, assim como os recursos técnicos e o estoque de peças da Daimler AG, são a garantia de qualidade e originalidade. São mais de 50.000 peças de reposição, originais, armazenadas no Centro, e que podem ser adquiridas em qualquer concessionária Mercedes-Benz no mundo todo.
O centro também compra, restaura e vende modelos clássicos da marca. Seus especialistas oferecem consultoria competente e exaustiva à todos os potenciais compradores de Mercedes-Benz clássicos. Antes de serem oferecidos para venda no showroom, cada carro é verificado cuidadosamente na oficina do Classic Center.
VÍDEO: MERCEDES-BENZ CLASSIC CENTER – O PATRIMÔNIO
Todo esse valor histórico em torno da marca permitiu que, em algumas concessionárias na Alemanha, existam áreas dedicadas aos chamados “Young Classics” - carros à venda com cerca de 20 anos de idade, em perfeito estado de conservação, e valores em torno de € 25 mil.
O centro ainda oferece, além da extensa gama de modelos de carros, uma loja com acessórios, literatura e relógios, bem como a oportunidade de comemorar no cenário intemporal e elegante dos carros clássicos.
MERCEDES-BENZ MUSEUM
O Mercedes-Benz Classic Center também cuida das exposições para novo Museu Mercedes-Benz em Stuttgart, na Alemanha que, desde a sua inauguração, em 2006, já recebeu mais de 3,5 milhões de visitantes nos seus 16,5 mil metros quadrados.
O Museu conta com 1500 objetos expostos que mostram 120 anos da história da marca, incluíndo 160 veículos clássicos - desde o Benz Patent Wagen, o triciclo motorizado de 1886, que deu início à história do automóvel.
BENZ PATENT WAGEN 1886
Logo na entrada do edifício - uma obra-prima da arquitetura contemporânea em forma de espiral - um elevador leva os visitantes até ao nível superior do Museu, de onde duas rampas em forma de espiral descem pelos nove andares até retornar ao ponto de partida. O primeiro percurso relata a história da marca em ordem cronológica, e o segundo percurso mostra a enorme exposição de veículos da marca ao longo dos tempos. Além da história, o espaço também especula sobre o futuro do automóvel, com novas tecnologias e conceitos.
O museu ainda oferece uma loja com produtos da marca, uma arena externa, aberta, para eventos, e restaurantes internacionais, inclusive para jantares de gala.
VÍDEO: MERCEDES-BENZ MUSEUM
MOTORDAY COM RUBEM DUAILIBI (em Português)
MERCEDES CLASSIC CENTER BENZ 1886
MERCEDES BENZ 300 SL AT MB CLASSIC CENTER
MERCEDES BENZ CLASSIC CENTER COLLECTION
09 janeiro 2012
ENXERGUE SUPER: ACREDITE NO CONHECIMENTO
Há mais de 10 anos um vídeo, narrado pelo jornalista Pedro Bial, ficou famoso ao dar um conselho para uma vida melhor: use filtro solar (veja o vídeo no final da postagem). Mas a equipe da Revista Superinteressante (http://super.abril.com.br/ ) resolveu atualizar o conselho, e agora sugere: ouça o conhecimento científico.
No ano passado, a publicação lançou a campanha “Enxergue Super”, e propôs que as pessoas enxerguem o mundo com um olhar diferente do olhar comum, traduzindo a essência da revista e do site.
VIDEO: “ESQUEÇA O FILTRO SOLAR E ACREDITE NO CONHECIMENTO”
A primeira etapa da campanha foi o lançamento do curta-metragem “Esqueça o filtro solar e acredite no conhecimento”, que traz dicas para uma vida baseada na ciência, com 12 conselhos científicos para uma melhorar a qualidade de vida. Toda a campanha é baseada nesses 12 conselhos. Ao final da campanha, será lançada uma versão extra do vídeo com novos conselhos.
Segundo Edson Bottura, gerente do Núcleo Jovem da Abril, a campanha busca mostrar como a Superinteressante ajuda seus leitores a entender o mundo em que vivemos, separando a verdade do mito, o importante do irrelevante, o novo do velho.
Veja a ficha técnica do curta clicando aqui - http://www.publiabril.com.br/noticias/729
VIDEO: “FILTRO SOLAR” NA VOZ DE PEDRO BIAL
07 janeiro 2012
ARQUITETURA: "ORNAMENTO E CRIME", O MANIFESTO DE ADOLF LOOS
Adolf Loos (1870 – 1933) foi um notável arquiteto de Brno, na República Checa. Introduziu um novo conceito em sua obra - o “Raumplan”, que desenvolve a planta em diferentes cotas. Através das variações de altura das divisões, bem como das proporções adotadas e das mudanças de materiais, é estabelecida uma hierarquia entre os diversos espaços; criam-se zonas dentro da casa, definindo também graus de intimidade de cada divisão.
Precursor da ‘nova objetividade’, polemizou com os modernistas que formavam a denominada Secessão de Viena e que representavam um ponto de vista antagônico ao do racionalismo arquitetônico.
Em 1897, Loos deu início a uma série de artigos no ‘Neue Freie Presse’, de Viena, onde estabeleceu a sua reputação internacional. O arquiteto analisou uma vasta gama de males sociais, identificados como os fatores que motivam a luta por uma transformação da vida cotidiana, cada vez mais focados no excesso de decoração ‘tradicional vienense’ e nos produtos mais recentes da Secessão de Viena, e da Werkstätte Wiener.
Em 1898, Loos publicou um ensaio que marcou o início de uma longa oposição teórica ao popular movimento ‘art nouveau’. Suas teorias culminaram em um curto ensaio intitulado "Ornamento e Crime", publicado em 1908.
Raiffeisenbank, 1909
Para ele, a falta de ornamento na arquitetura era um sinal de força espiritual e considerava o ornamento penal por causa da economia do trabalho e do desperdício de materiais da civilização industrial moderna. Ele argumentou que, como ornamento já não era mais uma importante manifestação da cultura, o trabalhador dedicado à sua produção não poderia ter, pago, um preço justo pelo seu trabalho. O ensaio se tornou um manifesto teórico e um documento-chave na literatura modernista e foi amplamente divulgado no exterior.
Villa Müller 1926
Loos foi recebido com entusiasmo pela vanguarda francesa. "Ornamento e Crime" foi traduzido em 1920 para a 'Esprit Nouveau', uma publicação editada por Le Corbusier, Dermee Paul e Ozenfant. Ele se apresentou regularmente no ‘Festival d'Automne’ e foi o primeiro estrangeiro a ser eleito para o júri. Construiu algumas das suas obras mais significativas durante este período - A Casa Tzara em Paris (1926-1927), Moller Villa, em Viena (1928), Villa Muller (1930), Villa Winternitz em Praga (1931-1932) e o Khuner Country House, em Payerbach, na Áustria inferior. Monolítico na natureza, estas obras contrastavam fortemente com a arquitetura de vidro que dominou o estilo racionalista da década de 1920.
Para visualizar ou fazer o dowload do manifesto “Ornamento e Crime” – clique aqui
Sua arquitetura é funcional tem em conta as qualidades dos novos materiais ("Teoria do revestimento"). Para Loos, a arquitetura é diferente das artes aplicadas, é a mãe de todas elas, e só inclui estas últimas aos cemitérios e monumentos comemorativos. O resto das tipologías arquitetônicas deverão ser funcionais, eliminando o ornamento. Ele mesmo financiou uma revista - “Dás Andere” (“O Outro”), onde expunha suas ideias.
Em 1912 fundou uma escola de arquitetura, que não chegou a ser oficializada, mas onde ensinou alguns arquitetos importantes, como Neutra e Schindler. Durante alguns anos foi também professor da universidade parisiense da Sorbonne.
Casa de Josephine Baker, 1927
Em 1930, em seu sexagésimo aniversário, Adolf Loos foi oficialmente reconhecido como um mestre da arquitetura e agraciado com uma renda anual, honorífica, pelo presidente da República da Checoslováquia. Seus ensaios foram coletados e publicados no ano seguinte. Adolf Loos morreu em 23 de agosto de 1933 e foi enterrado sob uma lápide simples de seu próprio projeto. Sua contribuição mais significativa para a arquitetura continua seu discurso literário.
‘AUSSTELLUNG - DIE MACHT DES ORNAMENTS’
Em 2009 a cidade de Viena apresentou a exposição ‘Ausstellung - Die Macht des Ornaments’, no Orangerie - Unteres Belvedere.
Banido em 1908 por Adolf Loos e seu famoso ensaio “Ornamento e Crime", na última década a arte do ornamento foi re-estabelecida em formas geométricas, elementos florais, abstratos e caligráfico de sistemas de classificação, que servem como uma linguagem subversiva do questionamento da religião, da tradição e da identidade cultural.
VÍDEO: ‘AUSSTELLUNG - DIE MACHT DES ORNAMENTS’
A exposição no Orangerie desenha uma linha temporal de Viena, que percorre desde a virada do século até o presente, apresentado obras de Gustav Klimt, Josef Hoffmann e Otto Carl Czeschka assim como obras de artistas contemporâneos da Áustria e da Alemanha (Adriana Czernin, Hahnenkamp, Brigitte Kowanz, Raimund Plested, Esther Stocker, Jörn Stoya), dos EUA e Grã-Bretanha (Sarah Morris, Philip Taaffe), Índia (Sakshi Gupta, Raqib Shaw, Hema Upadhyay), Paquistão (Aisha Khalid, Imran Qureshi, Rashid Rana), Líbano (Mona Hatoum) e Irã (Parastou Forouhar, Shirin Neshat, Monir Shahroudy Farmanfarmaian).
04 janeiro 2012
O CINÉMA VÉRITÉ DE CLAUDE LELOUCH: “C'ÉTAIT UN RENDEZ-VOUS”
Em agosto de 1976 o cineasta francês Claude Lelouch adaptou uma câmera giroscópica no pára-choque de uma Ferrari 275 GTB e convidou um amigo - piloto profissional de Fórmula 1 - para fazer um trajeto no coração de Paris, no menor tempo possível. O resultado do projeto foi o curta-metragem “C'était un rendez-vous”, um exemplo do que se considera ‘cinéma vérité’, uma vez que é realizado em um único ângulo e sem edição. A duração da performance foi limitada ao tempo máximo de gravação permitido pela câmera - de 10 minutos.
VIDEO: C'ÉTAIT UN RENDEZ-VOUS (Snow Patrol - Open Your Eyes - Allende remix)
O piloto completou o percurso em menos de 9 minutos. Cálculos feitos por grupos independentes concluiram que o carro nunca passou de 140 km/h, mas Lelouch afirma que a velocidade máxima atingida pelo carro foi de 200 km/h.
O trajeto começa no túnel da Périphérique, vai em direção a Avenue Foch, e termina na Basílica do Sagrado Coração (Sacre Cœur), no bairro de Montmartre. Locais famosos como o Arco do Triunfo, o obelisco da Praça da Concórdia, e a avenida Champs-Élysées aparecem durante o trajeto. Lelouch não conseguiu permissão para interditar nenhum trecho do percurso.
O curta-metragem mostra um condutor guiando em alta velocidade pelas ruas de Paris, às 5:30 da manhã, avançando sinal vermelho, quase atropelando pedestres e entrando em ruas de mão única na contra-mão. Tudo ao som das altas rotações do motor, troca de marchas e cantadas de pneus.
O PERCURSO
Quando o filme foi exibido ao público pela primeira vez, Claude Lelouch foi preso e liberado logo depois, sem nenhuma punição. Ele mesmo reconheceu a afronta moral do filme e se disse preparado para os futuros problemas decorrentes do projeto. Mesmo assim o cineasta nunca revelou o nome do piloto que conduziu a Ferrari. As especulações da época consideraram os pilotos mais conhecidos da época, como Jacques Laffite, Jacky Ickx, Jean-Pierre Beltoise, Jean Ragnotti, Johnny Servoz-Gavin, dentre outros.
O filme foi proibido e passou a circular apenas na cena underground. Sua distribuição foi considerada uma ameaça - já que poderia incentivar os motoristas a dirigir perigosamente, mas a limitação de cópias conferiu ao filme o status de cult e reforçou a admiração dos aficcionados por carros devido aos abusos da condução. Décadas depois, com a crescente popularidade do filme - em 35mm, ele foi remasterizado e lançado em DVD.
Em 2006 - trinta anos depois do lançamento do filme - Lelouch revelou, em um ‘making of’, que o carro que carregou a câmera não foi a Ferrari 275GTB, como todos pensavam, mas sim uma Mercedes-Benz 450SEL 6.9; no entanto, a velocidade do carro parece não ter relação com o som reproduzido. Então, como já se especulava, o som utilizado seria um ‘overdub’ do 275GTB, dando a impressão de velocidades muito mais elevadas.
VIDEO: RENDEZ VOUS - MAKING OFF
30 anos despois, Claude Lelouch se põe ao volante do Mercedes original do curta "Rendez vous" para repetir o percurso original.
Ao mesmo tempo, percebe-se claramente que um Mercedes, sedan, não faria curvas tão justas com uma suspensão tão macia. Também, o som do motor acompanha todos os movimentos - de aceleração, frenagem e curvas - com uma precisão muito difícil de ser reproduzido numa época em que não haviam computadores e nem softwares de simulação. Então, fica a dúvida se o cineasta fez estas declaraçõesa, 30 anos depois, a fim de promover o lançamento do DVD com uma polêmica ou queria ter o patrocínio da Ferrari. Eu continuo acreditando que o carro utilizado nas filmagens é a Ferrari e não o Mercedes.
02 janeiro 2012
DESIGN: O BUICK STREAMLINER 1948 DE NORMAN E. TIMBS
O engenheiro mecânico Norman E. Timbs criou, em 1948, um ícone dos carros clássicos - o Buick Streamliner. O design de Timbs abandonou o estilo que dominava o design dos automóveis americanos naquela época (cromados excessivos e barbatanas traseiras), e buscou a exuberância em curvas longas, projetadas sobre uma carroceria de alumínio feita à mão. As formas eram minimalistas, com fluidez nas linhas e a ausência de portas.
O motor V8 de um Buick 1947, colocado na traseira, tem acesso com o acionamento hidráulico do painel traseiro – uma inovação. Sua localização empurra o cockpit para frente, conferindo originalidade ao design. A suspensão utilizada foi a de um Ford de 1947 modificada. Este conjunto de fatores causa impacto na condução do carro, assim como para quem o vê passar.
Norman trabalhou durante mais de 2 anos no projeto de construção deste clássico, onde investiu U$10,000. Quando o projeto foi concluído em 1948, o Buick Streamliner foi usado apenas para o circuito de exposições. Em 1952 o californiano Jim Davis comprou o carro e passou a exibi-lo por Manhattan Beach. Estas foram as últimas coordenadas do Buick Streamliner em quase meio século.
Em 2002 a criação de Timbs foi encontrada no deserto, praticamente intocada. Então o clássico foi à leilão e arrematado pelo casal Gary e Diane Cerveny de Malibu, na Califórnia. A restauração – completa e fiel - foi realizada por Dave Crouse da Custom Inc. em Loveland, no Colorado. O clássico reapareceu no Amelia Island Concours d'Elegance de 2010, concorrendo na categoria Motor Trend Cover Cars, mas não venceu.