15 janeiro 2013

EUGEN SANDOW, O CRIADOR DO FISICULTURISMO


Eugen Sandow é o criador do esporte do fisiculturismo e considerado o pai da musculação moderna - um dos primeiros atletas a desenvolver intencionalmente sua musculatura à pré-determinadas dimensões. Por 30 anos foi considerado um ídolo e dono do melhor físico do mundo.
Ele nasceu em 2 de abril de 1867, na antiga cidade alemã de Königsberg, na Prússia Oriental - hoje Kaliningrado, na Rússia. Seu verdadeiro nome era Friederich Wilhelm Müller, filho de pai alemão (um verdureiro humilde) e mãe russa.


Após vários atritos com a sua família e para evitar o serviço militar, em 1885 ele deixou sua cidade natal com um circo que estava de passagem e se tornou um acrobata. Sua intenção era a de correr o mundo enquanto adquiria a base para o seu desenvolvimento muscular - a ginástica e as acrobacias endureceram e definiram os seus músculos a um grau notável. Mais tarde, escolheu rebatizar-se "Eugen Sandow" porque os artistas de palco tradicionalmente mudavam seus nomes e para encobrir seus rastros do projeto prussiano.

LOUIS ATTILA

A carreira acrobática de Sandow poderia ter continuado indefinidamente, mas o circo para o qual ele trabalhou faliu em Bruxelas. No entanto, este momento acabou por ser uma grande oportunidade.


Louis Attila

Na capital belga vivia Louis Attila, um dos primeiros instrutores profissionais de fisiculturismo, que viu em Sandow as características de um grande atleta. Átila levou Sandow como aluno, o ensinou a treinar com pesos e a posar, trabalhando o seu corpo. Após um breve período de treinamento, os dois passaram a fazer exibições em várias cidades com demonstrações de força e ganhando a vida com os escassos recursos dos salões de segunda categoria.


Por volta de 1889 Sandow e Attila haviam se separado, embora ocasionalmente mantevessem contato por carta. Attila se estabeleceu em Londres, e seu protegido vagou pela a Europa, até terminar em Veneza.
Enquanto isso, dois profissionais da força conhecidos por Sampson e Ciclope se apresentavam em Londres. Nenhum deles era particularmente forte, mas o líder da dupla, Sampson, provocou o público com um desafio, onde ele oferecia um prêmio de 500 Libras Esterlinas para quem pudesse igualar as proezas de força dele e de seu parceiro.
Ao perceber que o desafio era pura bravata, o Attila sentiu que ele e Sandow poderiam ganhar o dinheiro.


Sampson

Sandow viajou para Londres e, mais uma vez colocou-se sob a direção de Attila. Algumas noites depois, ele subiu ao palco após o desafio de Sampson e o superou em seu próprio jogo.
O interesse e entusiasmo que Sandow gerou com esta aventura foi o impulso que ele precisava para se lançar como uma estrela do atletismo, e a partir daí começaram os convites para exibições, por toda Inglaterra. O atleta passou os quatro anos seguintes se apresentando para o público, exibindo sua força e fazendo poses. Ao final desse tempo, ele havia refinado sua apresentação a um ponto ideal. Sandow sabia o que o público queria e como dar isto a eles.


Em 1893 Sandow chamou a atenção do empresário americano Maurice Grau, que o convidou a tentar a sorte em New York. Ele aceitou a oferta, mas sua recepção na America foi menor do que ele esperava. Sandow se viu prensado entre deprimentes esboços burlescos. Até mesmo o clima conspirava contra ele, era quente e abafado, o que não incentiva as pessoas a entrar em um teatro. Então Sandow trabalhou duro, ansioso para voltar à Europa. Mas o destino tinha algo reservado para ele...

FLORENZ ZIEGFELD

Sentado no teatro, em mais uma noite abafada, um homem jovem e perspicaz percebeu rapidamente, que as poucas mulheres na platéia se sentaram de repente, logo que avistaram Sandow e olharam para ele com admiração. O homem era Florenz Ziegfeld, e ele estava destinado a catapultar Sandow para o reino de estrelato.
Como Attila havia feito, Ziegfeld - um indivíduo energético, de alta potência - assumiu o atleta e o guiou na direção certa. Uma das primeiras coisas que fez foi tirá-lo de Nova York.


Florenz Ziegfeld

Em 1893, a “World's Columbian Exhibition” - uma Feira Mundial largamente anunciada - foi programada para abrir em Chicago. Ziegfeld decidiu que este seria o lugar onde Sandow iria deixar a sua marca. Mas Maurice Grau, que tinha Sandow sob um contrato, queria US $ 1.000 por semana pelo passe. Ziegfeld não poderia garantir tanto, mas concordou em pagar 10 por cento da receita bruta.
A Exposição era situada em uma enorme área de frente para o Lago Michigan, e no seu entorno haviam vários teatros improvisados, um deles era o Trocadero. Foi alí que Sandow se apresentou como atração principal em um programa misto de vaudevilles.


O público estava acostumado a ver homens fortes e pesados, que realizavam truques de força questionáveis, sem brilho e sem talento. Então, foi uma grande revelação quando Sandow (sob uma preparação cuidadosa Ziegfeld) ficou diante de um público ofegante em sua noite de abertura. Em vez de uma montanha de carne envolta em metros de pele de leopardo, surgiu um homem jovem, de musculatura bem-formada, em um traje muito reduzido.


Ziegfeld já havia percebido que o público estava mais fascinado pela saliência dos músculos do atleta do que pela quantidade de peso que ele levantava, então teve a idéia de Sandow executar poses que ele apelidou de "performances de exibição muscular", e a adicionou à exibição de força com halteres. Ziegfeld ainda acrescentou a quebra de uma corrente ao redor do tórax e outras performances para a rotina de Sandow, que logo se tornou a primeira estrela da apresentação.


Até o momento do encerramento da Exposição, Sandow foi um sucesso inegável – especialmente com as mulheres. Ele tinha feito um nome para si mesmo e uma pilha de dinheiro para Ziegfeld. Com isto, a dupla embarcou em uma extensa turnê pela América do Norte. Sandow agora tinha sua própria companhia - a Vaudevilles Trocadero - e junto com seus integrantes, viajou por todo o continente: San Francisco, Los Angeles, St. Louis, Omaha, Philadelphia, Toronto, cada cidade que tivesse um teatro de variedades que se preze.


Em São Francisco Sandow lutou com um leão e realizou um show de strip só para senhoras (ambos relatados na imprensa). Em outras cidades ele destruiu cadeiras, deformou colheres, ou quebrou louça de restaurante para provar sua aptidão física.


Em 1894, Sandow apareceu em um filme curto, realizado pelos Estúdios Edison, que foi parte da exposição da primeira imagem comercial em movimento na história. O filme foi de apenas uma parte do show e o apresentou flexionando os músculos em vez dos atos de força física. Embora o conteúdo do filme reflita a preferência do público, focando principalmente a sua aparência, sua realização fez uso das capacidades únicas da nova mídia - uma imagem detalhada se movendo em sincronia.



Enquanto estava em turnê pela América, Sandow reservou um breve tempo de sua agenda lotada, a fim de voltar para a Inglaterra e se casar com uma bela moça de Manchester, Blanche Brookes. Depois disso, as atuações constantes começaram a cobrar seu preço. Sandow se manteve infalível a um cronograma pesado por três anos e então sua saúde cedeu - ele sofreu um colapso nervoso. Foi para a sua mulher e sua casa que Sandow retornou, a fim de se recuperar.

OS INSTITUTOS DE CULTURA FÍSICA

Felizmente, a constituição física de Sandow era tal que ele se restabeleceu num curto espaço de tempo. Sem se intimidar com suas enfermidades, Sandow estava pronto para começar aquilo que ele considerou seu trabalho ‘real’: a reforma do exercício e hábitos alimentares do mundo. Era um esquema monumental.


Em 1897, ele abriu o primeiro de seus ‘Institutos de Cultura Física’, projetados para ensinar os segredos do seu vigor e a prática da musculação para quem quizesse aprender. Esses ginásios foram imediatamente bem sucedidos e mudaram a forma como o público passou a encarar a saúde e a aptidão física. Finalmente, surgia um lugar dedicado ao fisiculturismo, onde pessoas comuns podiam trabalhar e melhorar seus corpos.


Logo em seguida Sandow abriu outros ginásios por todo o reino. Parecia que o mundo, finalmente, estava despertando para os benefícios do exercício regular. Quando as pessoas viam os resultados em alunos do instituto, corriam para a academia. Em pouco tempo havia uma mania de fitness em pleno andamento. Ele foi, de fato, o fundador do fitness que logo se espalhou pelo mundo.


A fim de ganhar mais público, em 1898 Sandow fundou um periódico mensal, chamado ”Sandow's Magazine of Physical Culture”, para compartilhar seus pontos de vista e dicas de exercício. A revista foi um enorme sucesso e incentivou o surgimento outras publicações.
Sandow também publicava livros que mostravam os resultados obtidos com seus ensinamentos da cultura física. Em “Sandow's System of Physical Training”, de 1894 e “Strength and How to Obtain It”, de 1897, Sandow estabeleceu prescrições específicas de pesos e repetições, a fim de alcançar as proporções ideais. Em 1904 veio o trabalho que deu seu nome a um esporte completo, “Bodybuilding” (Musculação).


Não satisfeito em apenas escrever sobre os benefícios de uma boa saúde, Sandow também trabalhou duro para melhorar o equipamento de exercícios que era usado na época. Ele inventou ou aperfeiçoou muitos dispositivos para construir músculos e resistência.


A aparelhagem de musculação para ser fixado na parede, constituídos de fios de borracha com alças de metal, foi o seu primeiro sucesso. A adaptabilidade desta aparelhagem levou a prática do fitness para dentro de casa, tornando os exercícios diários possíveis para todos.
Em seguida Sandow desenvolveu o “spring-grip dumbbells” – um dispositivo no formato de halteres de mão, mas cortado lateralmente em duas partes. Entre as metades eram colocadas uma série de molas de aço para que o atleta pudesse pressionar as partes e exercitar o bíceps.


Exibindo uma energia ilimitada, Sandow não tinha medo de iniciar novos empreendimentos. No início de 1899 anunciou que estava instituindo cursos por correspondência para o desenvolvimento físico. Estes cursos trouxeram ainda mais adeptos para a causa da saúde e fitness, superando até mesmo os seus estúdios de cultura física, e tornando-se o protótipo de muitas empresas de fisiculturismo por correspondência, que se multiplicaram desde então.

"THE GREAT COMPETITION"

Talvez, a coroação do trabalho Sandow na cultura física tenha ocorrido em 1901, em Londres, quando ele organizou a primeira competição mundial de fisiculturismo, dando início oficial ao esporte. Esta competição, intitulada "The Great Competition", foi idealizada e realizada por Sandow com o objetivo de escolher o físico mais fabuloso.
O evento aconteceu no Royal Albert Hall de Londres em 14 de setembro de 1901 e o interesse foi tão grande que milhares de pessoas se amontoaram na porta de entrada, sendo registrada a presença de 15.000 pessoas nas finais.


O evento levou três anos para ser planejado e contou com a participação de 156 atletas. Competiam militares, carteiros, auxiliares de trabalhos braçais e atletas diversos. A competição foi anunciada em julho de 1898, na primeira edição da Sandow's Magazine.
Os critérios de julgamento foram estabelecidos por Sandow e eram os seguintes: desenvolvimento muscular geral; equilíbrio de desenvolvimento; condição de tonacidade e solidez dos tecidos; saúde geral; e condição da pele.
O traje da competição era composto por botas pretas, cinto preto e uma roupa com pele de leopardo.


Doze finalistas foram colocados em pedestais para realizarem sequências de poses e serem julgados pelos árbitros. O vencedor foi Willian Murray de Nottingham, que mais tarde se tornou ator, cantor e músico. Em segundo lugar ficou D.Cooper de Birmingham e em terceiro, A.C.Smyth de Middlesex. Os jurados foram Charles Lawes, um notável escultor da época, Arthur Conan Doyle, o famoso criador de Sherlock Holmes e o próprio Eugene Sandow, que ficou como mediador para somente dar sua posição em questões de empate.


O troféu para este campeonato era uma pequena escultura de Eugene Sandow, banhada em ouro, segurando uma barra com pesos de bola, a mesma que é usada até hoje para premiar no campeonato Mr.Olympia. A estatueta foi idealizada pelo escultor William Pomeroy em 1891. O segundo colocado recebeu a mesma estatueta em prata e o terceiro em bronze. Além da estatueta, o vencedor ganhou o equivalente hoje a cinco mil dólares.

A CULTURA FÍSICA COMO PREVENÇÃO

Sandow continuou a trabalhar para o aperfeiçoamento do corpo. Ele viajou para lugares exóticos do mundo todo, sempre pregando o evangelho de uma saúde melhor e musculação. África do Sul, Índia, Japão, Austrália, Nova Zelândia todos o viram em um momento ou outro. Em 1911 Sandow foi nomeado instrutor especial na cultura física para o rei da Inglaterra - George V, indicando que suas idéias tinham o reconhecimento real.


Rei George V

Com o tempo Sandow se tornou mais interessado no lado preventivo da cultura física e foi um dos primeiros defensores de educação física obrigatória nas escolas públicas, pois sentiu que uma criança fraca ou doente não podia aprender corretamente. Ele também desenvolveu exercícios para as mulheres grávidas reduzirem a dor do parto, e percebeu que os empregadores deviam oferecer exercícios físicos diários para seus trabalhadores, assim como o direito a sanitários e mais segurança nos locais de trabalho.


Sandow foi casado com Blanche Brooks, com quem teve duas filhas, Helen e Lorraine. Morreu em Londres no dia 14 de Outubro de 1925, aos 58 anos. Embora ele fosse saudado como um benfeitor, Sandow era um mulherengo notório, e isso gerou um atrito irreconciliável com a sua família. Ele foi enterrado em uma cova anônima no cemitério de Putney Vale, em Londres, a pedido de sua esposa. Mas não era fácil esconder o seu legado.


O mato desgrenhado permaneceu sobre o seu túmulo até poucos anos atrás. Em 2002, uma lápide de mármore preto foi adicionada ao túmulo de Sandow pelo seu admirador e autor Thomas Manly. A inscrição (em letras douradas) trazia as seguintes palavras: "The Great Eugen Sandow - 1867-1925 - The Father of Bodybuilding" (O Grande Eugen Sandow - 1867-1925 - O Pai do Fisiculturismo).


Em 2008, o túmulo foi comprado por Chris Davies, bisneto de Sandow. A lápide de Manly foi substituída para o aniversário do nascimento de Eugen Sandow naquele ano e um novo monumento foi colocado em seu lugar - um monolito de arenito rosa com uma tonelada e meia. A pedra, com uma simples inscrição "SANDOW" (escrita na vertical), é uma referência aos antigos monumentos funerários gregos conhecidos por ‘estele’.


Sandow fez uma forte amizade com o Rei George V, assim como com Thomas Edison, Sir Arthur Conan Doyle e com o pisnista clássico Sieveking Martinus. Ele foi retratado pelo ator Nat Pendleton no filme vencedor do Oscar “The Great Ziegfeld”, de 1936.
Hoje, Eugen Sandow é mais reconhecível para os fãs dos esportes modernos, porque sua estátua é conferida aos vencedores do concurso “Mr. Olympia” - a maior competição profissional de fisiculturismo do mundo, patrocinado pela Federação Internacional de Bodybuilders, desde 1977. É um link de conexão entre o presente e o passado glorioso, e um monumento a este grande pioneiro do fisiculturismo. Esta estátua é conhecida simplesmente como "The Sandow" (O Sandow).


3 comentários:

Anônimo disse...

Cara que grande texto, parabens!

Anônimo disse...

Um texto excepcional.
Peca apenas pela falta da elucidação das Referências.

Alberto Hermanny Filho disse...

Este texto não tem o objetivo de ser um artigo científico, citando fontes. Este trabalho é jornalístico.