24 março 2012

POP ART: ANDY WARHOL


Andrew Warhola nasceu na cidade de Pittsburgh, em 1928. Conhecido como Andy Warhol, foi um artista multimídia (pintor, gravador e cineasta) norte-americano, e um fundador do movimento ‘Pop Art’.
Sua família, de imigrantes da classe operária da Eslováquia, vivia em Pittsburgh, e frequentava a igreja bizantina de São João Crisóstomo. Andy tinha dois irmãos mais velhos, Ján e Pavol, que nasceram na atual Eslováquia.


Estudou no liceu de Schenley onde, na terceira série, teve Coréia de Sydenham - uma doença do sistema nervoso que provoca movimentos involuntários das extremidades e causa manchas de pigmentação na pele. Então ele tornou-se hipocondríaco, desenvolvendo um medo de hospitais e médicos.
Andy mostrou talento artístico cedo. Muitas vezes, quando estava confinado na cama, ele desenhava, ouvia o rádio e colava imagens de estrelas de cinema ao redor de cama. Depois Warhol descreveu esse período como muito importante no desenvolvimento de sua personalidade, conjunto de habilidades e preferências.


Em 1945, aos 17 anos, estudou na Escola de Belas Artes no Carnegie Institute of Technology, em Pittsburgh, Pensilvânia (agora Carnegie Mellon University), onde se graduou em design. Com sua produção no curso ganhou um prêmio do Instituto e a exposição dos seus trabalhos. Acabou a licenciatura com uma menção honrosa em desenho, e foi para Nova York em 1949, à procura de emprego como artista comercial.


Trabalhou como ilustrador de importantes revistas, como Vogue, Harper's Bazaar e The New Yorker, além de fazer anúncios publicitários e displays para vitrines de lojas. Também, com a expansão rápida da indústria fonográfica e da introdução do disco de vinil, a RCA Records contratou Warhol para projetar capas de álbuns e materiais promocionais.
Começa aí uma carreira de sucesso como artista gráfico, quando ganha diversos prêmios como diretor de arte do Art Director's Club e do The American Institute of Graphic Arts.

ANDY WARHOL: A MASTER OF THE MODERN ERA (documentary for educational purposes)



Em 1952 realizou a sua primeira exposição na Hugo Gallery: «15 Desenhos baseados nos escritos de Truman Capote». A exposição, um sucesso não só comercial como artístico, lhe permitiu viajar pela Europa e Ásia. Esta série foi mostrada em diversos lugares durante os anos 50, incluindo o MOMA - Museu de Arte Moderna, em 1956.


Depois de uma carreira como ilustrador comercial bem sucedida, Warhol tornou-se famoso mundialmente por seu trabalho como cineasta, pintor, avant-garde, produtor musical, escritor e membro de diversos círculos sociais que incluía pessoas de rua, boêmios, intelectuais ilustres, celebridades de Hollywood e patronos ricos.


Os anos 1960 marcam uma guinada na sua carreira artística e ele passou a se utilizar da estética e dos conceitos da publicidade em suas obras - reinventa a pop art com a reprodução mecânica e temas acerca do cotidiano, como os artigos de consumo.


Em 1961 realizou a sua primeira obra em série, explorando a imagem de latas da sopa Campbell's, garrafas de Coca-Cola e notas de Dólar, industrializando a sua arte com a impressão em massa. Estas obras foram expostas em Los Angeles, na Ferus Gallery, e depois em Nova Iorque, na Stable Gallery.


Depois Warhol passou a explorar o rosto de celebridades como Marilyn Monroe, Liz Taylor, Michael Jackson, Elvis Presley, Pelé, e Che Guevara, que eram reproduzidos serialmente com variações de cor. A técnica baseava-se em pintar grandes formatos, transferindo fotografias para a tela através de serigrafia. Estas obras foram um enorme sucesso.


No final dos anos 70 e início dos 80, Warhol fracassa com a sua série ‘Death and Disaster’ (Morte e Desastre) - que consistia em reproduções monocromáticas de desastres de automóvel brutais, de uma cadeira elétrica, variações sobre foice e martelo (Hammer and Sickle, 1977), sobre o crânio humano (Skulls, 1976), Torso (1982), ou variações com sombra (Shadows, 1979).


Em 1982, Warhol criou uma série de figuras que incluem o rosto de Mao (1982), com uma dezena de variações em cores berrantes. Além das serigrafias Warhol também se utilizava de outras técnicas, como a colagem e o uso de materiais descartáveis - não usuais - na obra de arte.



Em 1963 a sua tentativa de «viver como uma máquina» teve uma primeira aproximação com a inauguração do seu estúdio permanente - The Factory - A Fábrica. No mesmo ano começou a filmar, realizando filmes experimentais, propositadamente simples e aborrecidos, como - Sleep (Dormir) - que filmou, durante oito horas seguidas, um homem dormindo, ou Empire (Império), onde filmou o Empire State Building do nascer ao pôr do sol.

FILMES EXPERIMENTAIS NESTA EDIÇÃO: SCREEN TESTS, EMPIRE, SLEEP, KISS, EAT E BLOW JOB. MUSICA: HEROIN BY VELVET UNDERGROUND



Mas os filmes foram tornando-se mais sofisticados, começando a incluir som e argumento. O longa-metragem ‘Chelsea Girls’, de 1966, que mostra duas fitas lado a lado documentando a vida na Factory, foi o primeiro filme underground a ser apresentado numa sala de cinema comercial.

VIDEO: THE SHOOTING (2006)



Em 1968, Valerie Solanas, uma freqüentadora da Factory, fundadora e única membro da SCUM (Society for Cutting Up Men - Sociedade para eliminar os homens) invadiu o estúdio de Warhol e o alvejou com três tiros, quase mortalmente.


O artista demorou mais de dois meses para se recuperar, depois de se submeter a uma cirurgia que durou cinco horas. Este fato é tema do filme "I shot Andy Warhol" (Eu atirei em Andy Warhol), dirigido por Mary Harron, em 1996. Quando saiu do hospital tinha perdido muita da sua popularidade junto da comunicação social.


A partir da década de 1970, Warhol radicaliza a idéia de artista multimídia em seu tempo e passa a militar em outras áreas. Dedicou-se então a criar a revista Interview e a apoiar jovens artistas em início de carreira, além de escrever livros e apresentar programas de TV a cabo.

VIDEO: WARHOL AND MACIUNAS



No video acima, imagens da exposição de Andy Warhol no Whitney Museum em maio de 1971. Este filme também mostra a festinha dada por George Maciunas no número 80 da rua Wooster, no Soho, em 29 de junho de 1971. George Maciunas, Andy Warhol, John Lennon e Yoko Ono aparecem. A direção é de Jonas Mekas.


A sua pintura voltou-se para o abstracionismo e o expressionismo, criando a série de pinturas ‘Oxidation’ (Oxidação), que tinha como característica principal ter recebido urina previamente. Também fez experiências retratando pessoas célebres no formato Polaroid.


Em 1977 publicou sua autobiografia ‘The Philosophy of Andy Warhol (from A to B and Back Again)’ e ‘POPism: The Warhol Sixties’ (1982), juntamente com Pat Hackett. Também realizou a mostra ‘Portraits of Jews of the Twentieth Century’, com os retratos de personagens de origem judaica - que incluíram Freud, Einstein, Kafka, Gershwin, Gertrude Stein e diversos auto-retratos -, e a retrospectiva Reversal Series.


Em 1982 aproxima-se da TV a cabo e cria Andy Warhol's TV e Andy Warhol's Fifteen Minutes para MTV, em 1986. Data dessa época a sua intensa colaboração e amizade com Jean-Michel Basquiat, jovem e promissor artista que ele promoveu e ajudou a se firmar no universo das artes plásticas de Nova York, tanto quanto outros como Francesco Clemente e Keith Haring.

VIDEO: ANDY WARHOL'S TV



Seus últimos trabalhos datam de 1986 com a série de pinturas intitulada The Last Supper, baseados em Da Vinci, e um revival do grande tema da pop art intitulado ‘Ads’ que remetem aos trabalhos iniciais baseados na publicidade, no consumo e nos objetos do cotidiano.


Andy Warhol também foi financiador e mentor intelectual da banda The Velvet Underground, que incluía Sterling Morrison, Maureen Tucker, John Cale e Lou Reed.
Em 1967, forçou a entrada da cantora e modelo alemã Nico, na banda. Houve rejeição e conflito por parte da banda e o nome do primeiro álbum foi ‘The Velvet Underground and Nico’, excluindo Nico de certa forma. Logo depois da gravação do álbum White Light/White Heat, Andy Warhol se afastou e Nico foi excluída da banda.

VIDEO: VELVET UNDERGROUND & NICO AT THE FACTORY – circa 1966



Para além dos discos, os Velvet e Warhol produziram o espetáculo Exploding Plastic Inevitable, que utilizava a música do grupo e os filmes do artista. Os Velvet, já famosos, entraram definitivamente na história ao darem o nome à revolução checa de 17 de Novembro de 1989 que derrubou pacificamente o regime comunista - a Velvet Revolution.

VIDEO: EXPLODING PLASTIC INEVITABLE, VELVET UNDERGROUND



Em janeiro de 1987, Warhol não se sentia bem e internou-se no New York Hospital para exames e teve que se submeter a uma cirurgia de vesícula, considerada rotineira. Durante o pós-operatório teve uma arritmia cardíaca e faleceu aos 59 anos de idade, em Nova Jersey.
Em 1994 foi inaugurado o ’The Andy Warhol Museum’ em Pittsburgh, Pensilvânia.

VIDEO: ANDY WARHOL INTERVIEW 1966



Warhol tem sido objeto de numerosas exposições retrospectivas, livros e documentários. Quando morreu, já era célebre há 35 anos. De fato, a conhecida frase cunhada por ele, “In the future everyone will be famous for fifteen minutes” (No futuro, todos serão famosos durante quinze minutos), só se aplicaria no futuro, quando a produção cultural fosse totalmente massificada e a arte fosse produzida e distribuída em massa.


O preço mais alto já pago por uma pintura de Warhol é de US $ 100 milhões por uma tela de 1963, intitulada Oito Elvises. A transação privada foi relatada em um artigo de 2009 da revista The Economist, que descreveu Warhol como o "termômetro do mercado da arte." $ 100 milhões é um preço de referência que só Jackson Pollock, Pablo Picasso, Gustav Klimt e Willem de Kooning tinham alcançado.

Link externo: Warhol Foundation

DOCUMENTÁRIO: ANDY WARHOL THE COMPLETE PICTURE (2002)



CONTRAPONTO
Em 2007 o crítico de arte Robert Hughes, antigo cronista da revista Time, comentou:
“Warhol foi uma das pessoas mais chatas que já conheci, pois era do tipo que não tinha nada a dizer. Sua obra também não me toca. Ele até produziu coisas relevantes no começo dos anos 60. Mas, no geral, não tenho dúvidas de que é a reputação mais ridiculamente superestimada do século XX”.


Nenhum comentário: