08 março 2012

HOTEL SUBMERSO: POSEIDON UNDERSEA RESORT


Nas ilhas Fiji, localizado no Pacífico Sul, a cerca de três mil quilômetros a Leste da Austrália, foi construído um hotel sete estrelas. Com o custo de mais de US$ 500 milhões, o Poseidon Undersea Resort tem parte de suas instalações no fundo de uma “lagoa” marítima (cercada por um atol de coral que forma uma baía quase fechada), numa área com 20km2 a nordeste de Fiji. É o primeiro resort subaquático do mundo e único lugar onde é possível passar a noite a 12 metros de profundidade, no luxo.

VIDEO: CONSTRUINDO SOB AS ÁGUAS EM FIJI



A idéia é do engenheiro L. Bruce Jones, que há 20 anos trabalha com tecnologia para submarinos e é presidente da empresa U.S. Submarines. O projeto venceu diversas dificuldades técnicas, como a fabricação dos vidros acrílicos panorâmicos que recobrem as células individuais, e o sistema de limpeza. Mesmo a escolha da localização foi um problema, resolvido com a escolha de um atol de coral nas ilhas Fiji.


O complexo submerso é composto de 20 suítes medindo 10 metros por 5,1 metros, e uma suíte principal – a Nautilus Suite – com cerca de 1.000 metros quadrados. As acomodações, construídas como módulos pré-fabricados - no formato de cápsulas individuais -, foram dispostas de ambos os lados ao longo de um corredor que une dois núcleos de serviços, onde se situam os elevadores panorâmicos que conduzem à superfície.


Um dos núcleos possui biblioteca, sala de conferência, capela e SPA; no outro se encontram a recepção e um restaurante rotativo, espetacular, que gira 360 graus a cada 40 minutos.


Todas as áreas comuns da estrutura submersa do hotel são transparentes, assim com a parede externa das suítes. A estrutura em acrílico - com 4 polegadas (100 mm) - nas acomodações proporciona uma vista espetacular, de 270º, que permite contemplar a imensa beleza da paisagem marinha - tubarões, arraias, tartarugas, golfinhos e grandes cardumes podem ser vistos ali.


O projeto do resort tem plena vantagem com a utilização do acrílico que tem a capacidade de maximizar a visualização, mantendo a solidez estrutural. O material é forte e totalmente transparente. Cada suíte tem um fator de segurança 6:1.


O Poseidon oferece passeios em submarinos, palestras e outras atividades para os seus hóspedes, além de uma variedade de atividades em terra, como golf. O serviço no Undersea Resort Poseidon inclui seis restaurantes, sete bares, loja de mergulho, centro de desportos aquáticos e boutique de varejo.

VIDEO: 1,200 SQUARE FEET UNDER THE SEA



Apesar alto valor das diárias, o hotel está lotado desde sua abertura. As reservas no resort custam, geralmente, US $ 30.000 por casal, por semana, incluindo quatro noites na superfície - em bangalôs em frente às belas praias da ilha, e duas noites nas suítes submersas.







Nenhum comentário: