02 fevereiro 2012

MEIO-AMBIENTE: PACÍFICO NORTE É A MAIOR LIXEIRA DO MUNDO


Uma imensa área no norte do Oceano Pacífico contém uma imensa "sopa de lixo", com o tamanho maior que a soma dos territórios de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás. O imenso depósito de lixo flutuante, a 1.600 Km da costa da Califórnia, se estende pelas águas do Havaí, e segue em direção ao Japão.

VIDEO: PACÍFICO NORTE, A MAIOR LIXEIRA DO MUNDO



A mancha foi descoberta por acaso pelo oceanógrafo americano Charles Moore, que em 1997, durante uma competição de barco à vela, optou por um trajeto diferente para cortar o caminho entre Los Angeles e o Havaí.

VIDEO TED: CAPTAIN CHARLES MOORE ON THE SEAS OF PLASTIC



Moore relatou ter ficado "surpreso com a quantidade de lixo com a qual se deparava dia após dia durante a viagem". Ele acredita que um quinto os dejetos seriam jogados de plataformas de petróleo e embarcações que passam pelo local. O resto viria do continente.

VIDEO: SYNTHETIC SEA



Depois de se deparar com a mancha pela primeira vez, Moore, que é herdeiro da indústria do petróleo, se tornou um ativista ambiental, criando a Fundação de Pesquisa Marítima Algalita, baseada nos EUA.


A área, conhecida como "giro pacífico norte" é um local onde oceano circula lentamente devido aos poucos ventos e aos sistemas de pressão extremamente altos que estariam "segurando o lixo".

POR DENTRO DA 'SOPA DE PLÁSTICO' (EM INGLÊS)



Não há registros realmente históricos do volume e tipo de material que foi derramado nos oceanos antes do estabelecimento de uma lei regulatória para o armazenamento de lixo. No entanto, estima-se que em 1968, 38 milhões de toneladas de material escavado, 4,5 milhões de toneladas de resíduos industriais, 4,5 milhões de lodo de esgoto, 100 milhões de toneladas de produtos à base de petróleo (plástico), 2,4 toneladas de resíduos químicos, e mais de 1 milhão de toneladas de metais pesados foram lançados no oceano.


Uma pesquisa realizada nos EUA mostra que entre 1946 e 1970 mais de 55.000 contêineres de resíduos radioativos foram depositados em três locais distintos do Oceano Pacífico. Além disso, outras 34 mil toneladas de resíduos radioativos foram depositadas em três locais da costa leste dos EUA entre 1951 e 1962. Nenhuma lei sobre resíduos radioativos foi posta em vigor antes de 1972.
Referência: Epa : United States Environnemental Agency

VIDEO: CATALYST ABC TV - PLASTIC OCEANS


Nenhum comentário: