27 outubro 2011

SOTHEBY’S: IMPRESSIONIST & MODERN ART EVENING SALE


A casa de leilão Sotheby´s inaugura sua temporada de outono em grande estilo e apresenta, em sua noite para a arte impressionista e moderna, no próximo dia 2 de novembro, várias obras de museus do mundo todo. Um grupo de pinturas impressionistas do Museu de Belas Artes de Boston será disponibilizado juntamente com uma escultura de Max Ernst da Coleção Menil, em Houston, e exemplares da arte modernas do Museu de Israel em Jerusalém, incluindo óleos de Magritte, Chagall, Soutine e Pissarro.

VIDEO: HENRI MATISSE, ‘NU DE DOS’



Um destaque da noite será o monumental relevo de Matisse - Nu de Dos (1er état) - primeira encarnação da famosa série de quatro relevos com nús femininos de costas. Criado no auge do movimento fauvista, em 1908-1909, esta escultura seminal tornou-se o trampolim de onde a estética de Matisse viria evoluir continuamente.

VIDEO: DESTAQUES DO SURREALISMO



O leilão da Sotheby’s ainda contará com uma seleção excepcional de imagens surrealistas, da grattage (técnica de pintura surrealista) única e as pinturas decalcomania de Max Ernst, passando pelos nus voluptuosos de Delvaux, até os ícones da imagem surreal de Magritte e Dalí.

VIDEO: PICASSO, ‘L'AUBADE’



É importante destacar ‘L'Aubade’ de Picasso, um óleo monumental de sua fase tardia, onde figuram amantes em serenata, e uma paisagem espectacular de Gustav Klimt.
Oferecido em leilão pela primeira vez na história na sequência da sua restituição pelo Museu de arte moderna de Salzburg, este óleo brilhantemente colorido retrata as encostas verdejantes do Attersee, onde o artista costumava passar seus verões durante o início de 1900.

VIDEO: GUSTAV KLIMT, ‘LITZLBERG AM ATTERSEE’



Ainda, o leilão vai apresentar uma obra rara da artista Tâmara de Lempicka, Le Rêve (Rafaëla Sur Fond Vert), um óleo sobre tela de grandes dimensões datada em julho de 1927, de propriedade de uma coleção privada européia

VIDEO: TAMARA DE LEMPICKA, ‘LE RÊVE’



Veja o catálogo do leilão clicando aqui

Nenhum comentário: