06 outubro 2011

MUMIA: FESTIVAL MUNDIAL DE ANIMAÇÃO EM B.H.


Neste mês, de outubro, a Mostra Udigrudi Mundial de Animação – Múmia - chega à sua 9ª edição (2011) e traz uma programação com curtas de animação, conceituados internacionalmente, para Belo Horizonte, assim como Betim e Nova Lima. Crianças, jovens e adultos poderão conferir, durante 25 dias, o melhor da animação mundial.



Nesta edição serão exibidos curtas-metragens regionais, nacionais e internacionais, com diversas linguagens na arte da animação -186 trabalhos compõem a mostra. O Brasil apresenta 42 curtas, de 12 estados. De outras partes do mundo serão apresentados 69 filmes, de 30 países. Uma das novidades neste ano é o destaque para os trabalhos desenvolvidos no Estado de Minas Gerais.
A mostra principal acontece de 5 a 12 de outubro, no Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes, mas outros espaços de Belo Horizonte também recebem exibições do Festival - o Centro de Cultura Belo Horizonte, a Casa do Baile, Cine Clube Joaquim Pedro de Andrade, Cine Clube Sabotage e Cine Clube uma Tela no Meu Bairro.

TRAILER DE “TEMPESTADE”, DE CÉSAR CABRAL



A abertura do evento, no Cine Humberto Mauro, aconteceu ontem - 5 de outubro, com a apresentação do longa, premiado em diversos festivais internacionais, “Sita sings the blues”, da diretora norte-americana Nina Paley – feito com a sombra de marionetes da indonésia -, e do curta “Tempestade”, do diretor César Cabral, a grande atração nacional, que será exibido no Festival Cultura Inglesa, que acontece em 2012, em São Paulo. O curta foi inspirado numa canção dos Beatles e na obra do pintor inglês William Turner.

VEJA “SITA SINGS THE BLUES”, DE NINA PALEY (COMPLETO)



A Mostra Udigrudi Mundial de Animação – MUMIA, realizada desde 2003, em Belo Horizonte, foi criada no do Centro de Referência Audiovisual (CRAV), que também sedia o projeto. O evento é consolidado entre os festivais de cinema e vídeo no Brasil, integra o calendário turístico da cidade e recebe diversos convites internacionais. É através da visibilidade do MUMIA que a animação brasileira tem sido exibida na Finlândia, Chile, Colômbia e Holanda e neste ano esteve na Armênia.

SERVIÇO:
Mostra Udigrudi Mundial de Animação – Mumia
Data: 04 a 30 de outubro de 2011
Local:Belo Horizonte – Betim – Nova Lima
Entrada franca.
Mais informações em http://mostramumia.blogspot.com/

Nenhum comentário: