06 outubro 2011

MORRE STEVE JOBS, FUNDADOR DA APPLE


O fundador da Apple, Steve Jobs, 56, morreu na quarta-feira (5). O executivo, que sofria de câncer, se afastou da companhia de tecnologia em agosto. Ele ocupava a presidência-executiva da Apple desde 1997, em sua segunda passagem pela empresa.
Jobs deixa a mulher, Laurene Powell, e quatro filhos - Lisa, que teve com a ex-namorada Chris-Ann Brennan, e Reed, Erin Siena e Eve, do casamento com Laurene.
No comando da Apple, Jobs fez a Apple se tornar a empresa mais valiosa do mundo e criou produtos que se tornaram símbolos de tecnologia e design, gerando legiões de fãs, os "applemaníacos".


Steve Jobs: nota de falecimento por superalbertofilho

A família de Steve Jobs divulgou o comunicado sobre sua morte:
“Steve morreu em paz hoje cercado por sua família.
Em sua vida pública, Steve ficou conhecido como um visionário; em sua vida privada, ele amou sua família. Somos gratos às muitas pessoas que compartilharam seus desejos e orações durante o último ano da doença de Steve; um website será lançado para aqueles que quiserem oferecer tributos e lembranças.
Somos gratos pelo apoio e pela bondade daqueles que compartilharam nossos sentimentos por Steve. Sabemos que muitos de vocês vão chorar conosco, e pedimos a vocês que respeitem nossa privacidade durante nosso período de luto”.


Tim Cook, substituto de Jobs no comando da Apple, divulgou um comunicado aos funcionários da empresa sobre a morte de Steve Jobs:
“Tenho uma notícia muito triste para compartilhar com todos vocês. Steve faleceu hoje cedo.
A Apple perdeu um gênio criativo e visionário, e o mundo perdeu um ser humano extraordinário. Aqueles de nós que fomos felizes o suficiente para conhecer Steve e trabalhar com ele perdemos um amigo querido e um mentor inspirador. Steve deixa para trás uma empresa que apenas ele poderia ter criado, e seu espírito será para sempre o alicerce da Apple.
Estamos planejando uma celebração da vida extraordinária de Steve para funcionários da Apple, que acontecerá em breve. Se você quiser compartilhar seus pensamentos, lembranças e condolências nesse ínterim, pode simplesmente enviar um e-mail para rememberingsteve@apple.com.
Não há palavras capazes de expressar nossa tristeza sobre a morte de Steve ou nossa gratidão pela oportunidade de trabalhar com ele. Honraremos sua memória ao nos dedicar a continuar o trabalho que ele tanto amava.”



A repercussão da morte de Jobs foi forte e quase imediata. Um dos primeiros a comentar a morte foi Mark Zuckerberg, fundador do Facebook.
"Steve, obrigado por ter sido um mentor e um amigo. Obrigado por mostrar que o que você constrói pode mudar o mundo. Sentirei sua falta."
Em fevereiro, Jobs e Zuckerberg jantaram com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em Woodside, Califórnia.

Outro executivo do setor que prestou homenagem a ele foi Bill Gates, fundador da Microsoft - empresa que disputou com a Apple de Jobs o posto de mais importante empresa de tecnologia do mundo.
"Estou verdadeiramente entristecido ao saber da morte de Steve Jobs. Melinda [mulher de Gates] e eu estendemos nossas sinceras condolências a sua família e a seus amigos, e para todos que Steve tocou ao longo de seu trabalho", disse Gates. "Steve e eu nos conhecemos há cerca de 30 anos, e fomos colegas, concorrentes e amigos ao longo de mais de metade de nossas vidas."

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse através de seu blog no site da Casa Branca que Jobs "mudou o modo como cada um de nós vê o mundo", o que disse ver como "um dos feitos mais raros da história da humanidade".
"Steve estava entre os maiores inovadores americanos --corajoso o suficiente para pensar diferente, ousado o suficiente para acreditar que ele poderia mudar o mundo e talentoso o suficiente para fazê-lo”
, apontou Obama.

VIDEO: O LEGADO DE STEVE JOBS


Steve Jobs: legado por superalbertofilho

O legado de Jobs vai muito além da empresa que criou, sua visão colocou os dispositivos tecnológicos no dia a dia da população.
O impacto de Jobs começou na década de 70 quando, juntamente com Steve Wozniak, ele criou o primeiro computador pessoal, o Macintosh – uma máquina fácil de usar, equipada com mouse e ícones para ativar programas ou abrir arquivos.

O carismático empresário também deixou sua marca nos filmes de animação: após comprar a Pixar, em 1986, quando teve que renunciar à Apple devido a uma disputa interna pelo poder, "redefiniu a ideia de que um desenho animado poderia ser feito no computador", assinalou Gartenberg. Isso levou ao sucesso de "Toy Story" e "Carros".

Ainda, Jobs reinventou o modelo econômico da música com o tocador de MP3 iPod e a loja virtual iTunes. Proporcionou uma nova forma de ouvir música - em qualquer lugar, e o controle, pelas gravadoras e artistas, da distribuição de suas obras.

VIDEO: BREVE BIOGRAFIA DE STEVE JOBS


Steve Jobs: breve biografia por superalbertofilho

O ex-chefe da Apple também modificou os critérios do mercado de smartphones. Com o iPhone, ele iniciou a mudança para a informática portátil que as gigantes da internet Google e Facebook adotaram. Embora já houvesse telefones com acesso à internet, o iPhone colocou esse serviço "à disposição do grande público", acrescentou.

O último gadget da marca, o tablet iPad, foi apresentado por Jobs como "a chegada à era pós-PC", e voltou a revolucionar a forma como o computador é utilizado.
Jobs criou, inclusive, um novo modelo de distribuição, com as lojas Apple, que gerou mais lucro por metro quadrado do que qualquer outro fornecedor de produtos de informática.

VIDEO: HOMENAGEM A STEVE JOBS


Steve Jobs: homenagem por superalbertofilho

Nenhum comentário: