10 outubro 2011

THE LEOPOLD COLLECTION: ‘WIEN 1900’


'WIEN 1900'
O Museu Leopold está apresentando a exposição ‘Viena 1900’, realizada de itens da ‘Coleção Leopold’ e curada de forma não convencional pelos gestores do projeto Diethart Leopold e Peter Weinhäupl, em estreita colaboração com Rudolf e Elisabeth Leopold.

VIDEO: 'WIEN 1900'



O Jugendstil - movimento Art Nouveau de Viena, procurou abranger todas as áreas da vida dentro do conceito "Gesamtkunstwerk" ("obra de arte total"). Seus principais expoentes Gustav Klimt, Koloman Moser e Josef Hoffmann são sinônimo de arte da Secessão de Viena por volta de 1900.


Esta mostra do Museu Leopold - complementada pelo empréstimo de várias obras significativas – á composta por obras-primas austríacas que vão desde a secessão vienense até o fim da Primeira Guerra Mundial. São pinturas e gravuras de Egon Schiele, Oskar Kokoschka, Anton Kolig, Herbert Boeckl e muitos outros, assim como vários exemplos do projeto Wiener Werkstätte. Móveis, prata, vidro e joalheria são apresentados juntamente com as pinturas e a arte gráfica, representando a era mais exitante na história da arte vienense, proporcionando uma experiência estética única.



COLEÇÃO LEOPOLD
Composta por obras-primas do Movimento Separatista vienense, do Movimento Modernista de Viena e do Movimento expressionista austríaco, a ‘Coleção Leopold’ é uma das mais importantes coleções de arte austríaca moderna no mundo.
Os mais de 5.000 itens da coleção foram coletadas por Rudolf e Elisabeth Leopold durante mais de cinco décadas, e consolidades por Rudolf Leopold em 1994 com o apoio da República da Áustria e do Banco Nacional da Áustria, introduzindo o Leopold Museum - uma fundação privada sem fins lucrativos



EGON SCHIELE
Localizado no bairro dos museus, o Museu Leopold abriga a maior coleção de Egon Schiele no mundo, juntamente com grandes obras de Gustav Klimt, Kokoschka Oskar, Richard Gerstl e Albin Egger-Lienz.
O museu também mostra pinturas e gravuras de Herbert Boeckl, Hans Böhler, Faistauer Anton, Kolig Anton, Alfred Kubin, e Thöny Wilhelm. Além disso, apresenta obras notáveis do século 19 por Ferdinand Georg Waldmüller, Gauermann Friedrich, August von Pettenkofen, Romako Anton, Jakob Emil Schindler e Carl Schuch, entre outros.



VIRADA DO SÉCULO E ARTE NÃO-EUROPÉIA
A coleção Leopold também contém objetos importantes das artes decorativas austríaca da virada do século por Otto Wagner, Adolf Loos, Josef Hoffmann, Moser Koloman e Peche Dagoberto. Objetos genuínos da África e da Oceania, assim como obras de arte chinesa e japonesa antiga completam a apresentação.

Nenhum comentário: