13 outubro 2011

"DE DENTRO E DE FORA" FICA NO MASP ATÉ 23 DE DEZEMBRO


Desde 17 de agosto o Museu de Arte de São Paulo - MASP recebe a exposição “De Dentro e De Fora”, a versão internacional da mostra de graffiti “De Dentro pra Fora e De Fora pra Dentro” que ocupou o museu em 2009. A exposição, que fica em cartaz até o dia 23 de dezembro, reúne trabalhos de um time seleto de artistas urbanos internacionais.

EXPOSIÇÃO "DE DENTRO PARA FORA / DE FORA PARA DENTRO" NA TV CULTURA



Com curadoria de Mariana Martins, Baixo Ribeiro, Eduardo Saretta e coordenação de Teixeira Coelho, a mostra é composta pelos trabalhos de oito artistas urbanos vindos de 4 países, que fizeram uma residência - aberta ao público - de aproximadamente um mês para a produção das obras. Eles são os franceses Remed, JR e Invader, o tcheco Point, os argentinos Tec, Defi e Chu e a norte-americana Swoon. Em integração com artistas urbanos brasileiros, também exploraram a parte externa do museu, já que a mostra abrange os arredores, permitindo que o visitante esteja nela mesmo quando está fora do MASP.


São obras e intervenções artísticas de site specific. Pinturas, murais, esculturas, instalações, colagens, objetos, fotografias, mapas, impressos, vídeos e animações são as principais mídias utilizadas. E é exatamente pela experiência do site specific que o diálogo entre os estrangeiros e o Brasil fica claro.


Point, por exemplo, fez instalações que dão continuidade aos corrimões vermelhos característicos da Galeria Clemente de Faria, com direito a uma piscina de bolinhas vermelhas.

VIDEO: SWOON TRABALHANDO



Swoon, representante feminina da mostra, fez pinturas enormes com lindas mulheres olhando para o céu, fixadas em placas de madeira no centro da galeria.


Já os representantes argentinos, produziram murais espetaculares e uma escultura feita a partir de ripas de madeira encontradas na rua, em que os três artistas trabalharam, meticulosamente, nichos por entre as ripas, ornando objetos, brinquedos e acessórios relacionados à cultura de rua.


Tudo resulta numa explosão de cores. A exposição mostra a importância das galerias a céu aberto que dialogam sem fronteiras, com artistas virtuosos interagindo entre si, e de museus que abrem suas portas para eles (e para nós).


VIDEO: 'DE DENTRO E DE FORA', A MOSTRA




VEJA AQUI, OS ARTISTAS ARGENTINOS DEFI, CHU E TEC TRABALHANDO EM SEU MURAL PARA A EXPOSIÇÃO "DE DENTRO E DE FORA".




ABERTURA: ‘DE DENTRO E DE FORA’, NO MASP


Nenhum comentário: