12 outubro 2011

CRISTO REDENTOR FAZ 80 ANOS

VIDEO

BBC - Cristo Redentor comemora 80 anos por superalbertofilho

O Cristo Redentor, imponente estátua que simboliza o Rio de Janeiro, eleita uma das sete maravilhas do mundo moderno em 2007, completa 80 anos nesta quarta-feira (12).
O monumento é o ponto mais famoso do parque nacional da Tijuca. Imersa na natureza, a estátua feita de cimento e revestida de pedra-sabão, mesmo material usado pelo escultor barroco Aleijadinho, tem 30 metros e o pedestal 8 metros. O conjunto encima o morro do Corcovado, a 709 m de altitude e é o único trecho do parque que cobra ingresso para a visitação.

VIDEO: PÃO DE AÇUCAR E CORCOVADO DISPUTARAM O CRISTO REDENTOR


HISTÓRIA: Pão de Açucar e Corcovado disputaram o... por superalbertofilho

As celebrações - que foram antecedidas por obras de restauro e novo sistema de iluminação - começaram ontem, com uma vigília e continuam hoje com a celebração de uma missa pelo arcebispo do Rio, Orani Tempesta, na capela aos pés da estátua, onde se encontra a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, que aniversaria na mesma data.
Também, serão inaugurados dois bustos dedicados aos idealizadores e realizadores do monumento: o arquiteto e engenheiro Heitor da Costa e Silva e o cardeal dom Sebastião Leme, arcebispo do Rio há 80 anos – mas o Cristo Redentor tem definitivamente uma participação européia: foi o escultor francês (de origem polonesa) Paul Landowski, que criou cabeça e mãos da estátua.
Depois disso, um bolo com oito metros de comprimento será servido, um por cada década de história, e decorado com imagens da estátua,e com os símbolos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
Os DJs Mam e Rodrigo Sha se apresentarão com a canção "Redentor", vencedora do concurso em que concorreram mais de 2.000 artistas para eleger a música tema do aniversário.

VIDEO: 'REDENTOR', MUSICA VENCEDORA DO CONCURSO


"Redentor", de Rodrigo Sha e DJ Mam por superalbertofilho

O espetáculo continuará com o Concerto pela Paz. O evento, que vai virar CD e DVD, contará com a apresentação do Coral 80 anos Cristo Redentor e do Ballet da Paz, no Aterro do Flamengo, na altura do Monumento aos Pracinhas. Na sequência, haverá apresentações do reitor do Santuário, Padre Omar Raposo, e de artistas populares como Zeca Pagodinho, Miúcha, Sandy, Leila Pinheiro, Beth Carvalho, Jorge Aragão, Fernanda Abreu, Tiago Abravanel, Emílio Santiago, Davi Moraes, Thaís Gulin, Elba Ramalho, Bossacucanova, Roberto Menescal, Bochecha e da bateria da Mangueira. Também está confirmada a apresentação da cantora de jazz americana Stacey Kent, que se apresentará junto com Marcos Valle.
Os 80 anos da estátua contarão ainda com a exposição "Cristo Redentor", que percorrerá, sem data estabelecida, as principais cidades do país e depois viajará para Canadá, Itália, Moçambique e Japão.


HOMENAGEM - Imagens do Cristo Redentor por superalbertofilho

Nenhum comentário: