16 outubro 2011

ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA: VILLA MAHINA

VIDEO: PROMENADE PELA VILLA MAHINA



Uma mansão futurista, digna de um filme de James Bond, divide a comunidade de uma pequena ilha - seus moradores estão discutindo se devem ou não permitir a sua construção. Investidores de toda parte do planeta manifestam interesse na luxuosa casa, prevista para ser construída em Kawau Island, cerca de 60 km ao norte de Auckland, Nova Zelândia.


A residência Mahina (o nome Maori para a Lua) foi projetada em curva, na forma de uma Lua crescente. De frente para o mar, ela oferece uma vista deslumbrante, já que todas as paredes, do chão ao teto, são feitas de vidro. Tudo lá dentro é completamente branco: o piso, as portas, os móveis e os objetos. O imóvel possui uma área de 827 metros quadrados e contará com uma estufa para plantas, deck, piscina e uma "massa térmica" para regular a temperatura interna.


O site da vila Mahina diz que o conceito é vendido na forma de um pacote com design, construção e o terreno em Kawau Island, mas a casa também pode ser construída em algum local pré-qualificado de qualquer lugar do planeta.
"A residência, predominantemente moderna, sugere os velhos tempos de James Bond, época glamourosa dos martinis e do smoking", afirma o site. "Acabar com o equívoco que o branco é ‘starck’ ou austero. Aqui ele é abundante, suntuoso, rico."


A empresa neozelandesa responsável pelo projeto, a Weber Consulting, demorou três anos para concluir o projeto. A ilha de Kawau possui apenas 450 propriedades e 70 moradores, que transitam, essencialmente, de barco. Não há iluminação pública e serviços de telefonia são limitados.


Os moradores pouco sabiam dos planos para a Mahina, há cerca de quatro anos. Helen Jeffery, da ‘Kawau Island Resident and Ratepayer’s Association’, viu os desenhos do arquiteto a pouco mais de três anos atrás e comentou que a propriedade deveria cumprir estritamente os planos de desenvolvimento definidos pelo Rodney District Council.


O morador da ilha e presidente do ‘Kawau Island Advisory Committee’, Michael Marris, disse que o desenvolvimento do projeto racharia a comunidade se fosse adiante.
"Eu posso imaginar que a ilha seria totalmente dividida sobre o assunto. Eu tenho ouvido algumas pessoas chamarem o projeto de "fabuloso" de "bizarro" e de "fora do planeta”. "Muitas pessoas não querem alguém voando de helicóptero para chegar à propriedade, que é realmente o melhor caminho para esse ponto."

VIDEO: ESPECIFICAÇÕES DA VILLA MAHINA


Nenhum comentário: