29 setembro 2011

"EM NOME DOS ARTISTAS" COMEMORA OS 60 ANOS DA BIENAL DE SÃO PAULO


Para comemorar seus 60 anos, a Bienal de São Paulo abre a exposição "Em Nome dos Artistas", nesta sexta-feira (30), no Parque Ibirapuera. A mostra exibe trabalhos de 51 artistas que representam as últimas três décadas do cenário artístico americano e britânico.
Pela primeira vez no Brasil, o acervo do Astrup Fearnley Museum of Modern Art, na Noruega, faz um painel impressionante da arte contemporânea norte-americana, e mostra 219 obras. O museu foi inaugurado em 1993 com uma coleção que enfoca artistas contemporâneos estrelados e obras famosas, e não foi pensada da maneira tradicional, privilegiando movimentos e períodos históricos. Em certo sentido, o museu oferece a arte de uma maneira mais espetacularizada e democrática.

60 ANOS DA BIENAL / EM NOME DOS ARTISTAS - 26/09/2011



É a chance de entrar em contato com artistas-celebridades, muito comentados, mas raramente vistos por aqui. Cindy Sherman está presente com seus retratos, incluindo alguns da a série "Untitled Film Stills", em que encarna personagem de filmes imaginários. Matthew Barney aparece com seu famoso ciclo "Cremaster", Nan Goldin retrata o sexo e a Aids, enquanto as cores pop de Jeff Koons colocam lado a lado a arte, o kitsch e o consumismo.

CINDY SHERMAN



NAN GOLDIN



Damien Hirst, o artista inglês mais rico da atualidade, também entrou na seleção pelo seu constante diálogo com artistas do outro lado do Atlântico e tem uma "mostra dentro da mostra". A obra de Hirst é das mais polêmicas, por causa de sua obsessão pela morte - como a sua série com animais conservados em formol. Está lá uma vaca e um bezerro, cortados ao meio.

DAMIEN HIRST AT LEVER HOUSE-1



A exposição tem uma série de obras proibidas para menores de 18 anos. Trabalhos de artistas como Paul Chan, Cindy Sherman, Matthew Ronay e Richard Prince exibem genitálias e cenas de conotação sexual. As fotos de Jeff Koons com sua então mulher Cicciolina em pleno ato sexual, também estão lá.

JEFF KOONS BEYOND HEAVEN DOCUMENTARY



Gunnnar Kvaran, curador do museu norueguês, seguiu o conceito do museu ao criar pequenas individuais colocadas lado a lado. "Quis isolar os artistas dessa exposição, em vez de contextualizar. Ao mesmo tempo, eles estão sendo mostrados em grupo."
"Não há apenas uma América, mas várias. São diferentes sotaques. Nos últimos dez anos, percebemos uma influência forte da turbulência política no trabalho desses artistas", diz o curador.

ENTREVISTA COM GUNNAR KVARAN



Em entrevista coletiva realizada na última segunda-feira, o presidente da Bienal, Heitor Martins, falou sobre a polêmica que a obra pode gerar. "A arte contemporânea é a fronteira. Quando você passa o limite é normal que gere polêmica. Isso testa a sociedade. Se não criarmos esse diálogo, não estaremos cumprindo nossa função. Toda mostra contemporânea é provocativa".
Martins ainda disse que a proposta da exposição é mostrar artistas contemporâneos que serão ícones daqui algumas décadas e que o museu norueguês foi escolhido porque possui um dos acervos mais relevantes de arte contemporânea do mundo. Dentro do recorte específico da produção dos EUA nos últimos 30 anos, os principais grandes nomes estão lá.

JEFF KOONS NO AUDITÓRIO DO IBIRAPUERA - EM NOME DOS ARTISTAS



VISITAS ORIENTADAS
No período da exposição a Bienal vai oferecer um roteiro alternativo para crianças e disponibilizará monitores. É possível agendar horários com escolas e grupos fechados. Mais informações no site da Bienal
Na terça (27), a Folha circulou o caderno especial sobre os 60 anos da Bienal Internacional de São Paulo. A publicação traz informações sobre a mega-exposição no Pavilhão da Bienal. Baixe o caderno em PDF clicando aqui.

FOLHA COMENTA MOSTRA DE 60 ANOS NA BIENAL DE SP



“EM NOME DOS ARTISTAS” acontece de terça a domingo no Pavilhão da Bienal (pq. Ibirapuera, portão 3, tel. 0/xx/11/5576-7600). A entrada custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), com classificação livre (algumas salas têm classificações especiais na entrada).

EM NOME DOS ARTISTAS / IN THE NAME OF THE ARTISTS - 30/09-04/12 - 2011 - BIENAL DE SÃO PAULO


Nenhum comentário: