12 setembro 2011

CONCEITO: CITROËN TUBIK - Sem espaço para o estresse


Criar um monovolume que sirva tanto para o trabalho quanto para o lazer é a ótica das ‘multivans’, que agora aparece sob o conceito da Citroën - o Tubik Preparado para o Salão de Frankfurt, que abre no próximo dia 15, o carro busca um novo conceito de inspiração.


A carroceria limpa e aerodinâmica lembra os trailers Airstream criados na década de 1930 e os furgões Futureliner usadas pela General Motors no show futurista Motorama, dos anos 1950. Segundo a marca, a inspiração veio da van Citroën H, feita entre 1947 e 1981.
Para aumentar a segurança e facilidade de visualização, as extremidades do Tubik foram pintadas de branco. São 4,80 metros de comprimento, 2,08m de largura e 2,05m de altura, com espaço para nove pessoas. O acesso é feito pela porta escamoteável tipo borboleta do motorista ou pela grande porta vertical do lado esquerdo, dividida em duas partes.


A estética retrô abriga um interior futurista e confortável - razão de ser desses modelos. A decoração da cabine transforma o seu interior em um verdadeiro lounge, para o transporte de executivos de maneira divertida, num conceito de ‘casulo fechado’.
Os assentos lembram as poltronas futurísticas do Philippe Starck. Os dois bancos traseiros podem ser estendidos, como se fossem uma chaise, ou cama, para abrigar “grupos afetivos” - saem as famílias formais e entram grupos de amigos. O conforto é ampliado pelo som de alta definição e uma tela LCD.
Para não incomodar, o motorista fica envolto pela moldura do banco. O condutor tem á disposição um Head-up Display, afora o conjunto de instrumentos que o volante abrigado.


VERDE
A propulsão do Tubik é a conhecida Hybrid4, que conjuga um motor 2.0 HDi turbodiesel dianteiro a outro elétrico na traseira, responsável por tracionar as rodas traseiras e criar um sistema de tração integral. Para contribuir no consumo, o conceito conta com rodas aro 22, mas com pneus mais estreitos, e suspensão hidropneumática, que pode baixar a altura de rodagem para poupar combustível.



Nenhum comentário: