09 setembro 2011

11 / 09: DEZ ANOS DEPOIS A EUROPA ESTÁ MAIS XENÓFOBA E OS EUA MAIS CONSERVADOR


Há fatos que ficam impregnados na memória das pessoas, e os atentados do 11 de Setembro são um deles. O mundo ficou chocado enquanto as televisões exibiam, exaustivamente, as imagens dos aviões se chocando contra as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e o seu desabamento - 19 terroristas suicidas sequestraram quatro aviões americanos e os jogaram contra o Pentágono e as Torres Gêmeas, em Nova York. O chefe do grupo era o terrorista Osama Bin Laden, morto apenas este ano, num esconderijo no Paquistão.

VEJA AS IMAGENS QUE PERCORRERAM O MUNDO


As imagens pelo mundo por superalbertofilho

O então presidente George W. Bush soube capitalizar o episódio politicamente, revertendo uma forte trajetória de queda de popularidade com a declaração da auto-intitulada “Guerra ao Terror” - passou a defender o combate aos “males” do mundo árabe por meio de ações armadas no Afeganistão e no Iraque, escolhidos como representantes de povos intolerantes, antidemocráticos e atrasados.
O efeito dessa retórica nas ruas de países europeus e nos Estados Unidos foi a discriminação de cidadãos “suspeitos” de serem árabes - sintetizados nas figuras de Osama Bin Laden e Saddam Hussein.

VEJA A DECLARAÇÃO DE GEORGE W. BUSH


Fala do ex-presidente George W. Bush por superalbertofilho

Não só o impacto inédito dessas imagens, mas as consequências desse ataque nos perseguem até hoje. O mundo ficou bem mais complicado, os Estados Unidos mais divididos, a hegemonia americana abalada. Não se pode atribuir tudo isso diretamente aos atentados. Talvez a força deles esteja no fato de tornar mais visível o que já acontecia como grandes correntes de transformação.

MUNDO DIFERENTE

Um mundo menos tolerante às diferenças e mais fechado a novos ventos. O saldo dos dez anos dos atentados de 11 de Setembro de 2001 em Nova York e Washington não teria como ser positivo.
A geopolítica mundial se transformou, parte das nações ricas perdeu o poder de referência, e a solução encontrada por alguns foi a de impor muros e barreiras a outras culturas. Os Estados Unidos de 2011 já não se mostram como superpotência incontestável, especialmente depois de conviver com uma crise econômica que se espalhou pelo mundo em 2008 e 2009.
Ainda, crescem as pressões por uma reforma nos organismos multilaterais, em especial da Organização das Nações Unidas (ONU) e de seu cobiçado Conselho de Segurança.
A crise financeira desencadeada em 2008, e desdobrada neste ano, abalou as certezas sobre a distribuição de forças e, por ora, aparece a possibilidade de que a China venha a superar a potência do Norte na economia.

SAIBA DA AMEAÇA TERRORISTA UMA DÉCADA DEPOIS DOS ATENTADOS


A ameaça terrorista um década depois por superalbertofilho

O fato é que decorridos dez anos após o episódio, ainda estamos dominados pelo medo da eclosão de novos furores, em meio à crise financeira internacional e à situação de grande instabilidade política atual no Oriente Médio.

O “11 de setembro”, dez anos depois, nos leva à reflexão e comprova que pela violência não haverá o mundo melhor que desejamos. A história tem mostrado que violência gera violência. Deste modo, precisamos aproveitar esta data para reforçar o apelo pela cultura da paz. Ao invés de ficarmos abalados ao rever as imagens do ataque às Torres do World Trade Center, devemos, a partir desta tragédia, defender com maior convicção a não-violência como alternativa para o mundo. Precisamos, portanto, retomar o fôlego e assumir a coragem de defender a vida e a paz, num mundo cada vez mais seduzido pelos apelos da violência.

CONHEÇA O GROUND ZERO


Ground Zero por superalbertofilho

LEMBRANÇAS

O site da revista Rutgers Law disponibilizou, no dia 8 deste mês, na internet, quase a totalidade das conversas que envolveram os aviões sequestrados pelos terroristas em 2001. Pela primeira vez, é possível escutar a sequência de praticamente todas as conversações entre torres de controle, tripulações e autoridades militares durante a ação terrorista - a única exceção são os últimos 30 minutos das gravações relativas ao vôo 93 da United Air Lines, que não foram disponibilizadas por motivos pessoais dos familiares das vítimas.

NO CINEMA

De 1969 a 2001, as Torres Gêmeas participaram em inúmeros filmes de Hollywood. Às vezes, aparecem com destaque no primeiro plano, outras vezes espreitam na paisagem. Esta montagem celebra a carreira das torres no cinema, com o passar das décadas.


torres gemeas por superalbertofilho

Nenhum comentário: