07 agosto 2011

STEAMPUNK: AS MÁSCARAS DE TOM BANWELL


Uma estética que combina natureza e tecnologia para a criação de objetos do fantástico conquistou Tom Banwell - um artista visionário que assistiu o nascimento do movimento Steampunk, inspiração fundamental para o seu trabalho. Tom encontrou no couro o material capaz de exprimir e dar forma à sua paixão e imaginário. Fez então das máscaras e disfarces o seu principal empreendimento, que combinam muitos dos seus interesses: a história, a arte do disfarce, a mecânica e a fantasia.


Suas peças, que parecem vindas de outro mundo, são produzidas na cave de uma casa situada no sopé da Sierra Nevada (área rural da Califórnia), onde o artista vive com a mulher, Jill, e com quem projeta, corta e pinta cada componente manualmente. Banwell diz inspirar-se na Natureza, que avista pela janela do atelier, e na forma como as máscaras e capacetes conseguem transformar instantaneamente quem os coloca.


Para ele, a maleabilidade do couro cria um espaço criativo virtualmente infinito para o artista, ao mesmo tempo em que torna íntima a ligação entre a peça e o utilizador, uma vez que pode ser adaptada a cada indivíduo, assegurando um ajuste perfeito. Cada uma das peças tem um traço distinto que as torna facilmente identificáveis.

TOM BANWELL: PLAGUE DOCTOR MASK



As máscaras de gás são as suas favoritas. Tom explica: "A máscara de gás é um equipamento usado na face, cujo propósito é purificar o ar respirado. Embora fundamentalmente funcional, torna-se parte do vestuário e altera dramaticamente a aparência do utilizador. Enquanto artista steampunk, o meu desafio é imaginar como este equipamento poderia ter sido. Gosto invocar a curiosidade e o espanto. O couro trabalhado parece ter vindo do séc. XIX, mas as formas, que podem lembrar um rinoceronte ou um elefante, são pura fantasia.”

TOM BANWELL: RHINO GAS MASK



Grande parte das peças pode ser encontrada na loja online: http://www.tombanwell.etsy.com/.
O blog de Tom Banwell - http://tombanwell.blogspot.com/
possui explicações da execução das suas criações mais complexas, bem como muitas dicas e truques interessantes. Veja aqui o portfolio de Tom - http://tombanwell.daportfolio.com/

SAIBA MAIS SOBRE O MOVIMENTO

STEAMPUNK - PBS ARTS


Nenhum comentário: