21 agosto 2011

OS ‘BED-IN FOR PEACE’ DE JOHN E YOKO


Durante a Guerra do Vietnã, em 1969, John Lennon e Yoko Ono realizaram, durante duas semanas, em Amsterdam e Montreal, os “Bed-ins for Peace” - um meio não-violento de protestar contra as guerras e promover a paz. A idéia foi derivada do "Sit-in", no qual um grupo de manifestantes permanece sentado na frente de um estabelecimento até que sejam expulsos, presos, ou as suas exigências sejam atendidas.
Naquele momento poucos artistas se pronunciavam a respeito do conflito, por medo ou desinteresse.

VIDEO: JOHN AND YOKO MARRIAGE INTERVIEWS (1969)



Sabendo que o seu casamento, no dia 20 de março de 1969, em Gibraltar, seria um evento para a grande imprensa, John e Yoko decidiram usar a publicidade para promover a paz mundial. Eles passaram sua lua de mel na suíte presidencial do Hilton Amsterdam Hotel e por uma semana - de 25 a 31 de março, receberam a imprensa mundial em seu quarto todos os dias, entre 09:00 e 21:00hs.


Devido à forte visibilidade pública de John Yoko, o Bed-In de Amsterdam foi saudado por fãs e recebeu uma grande cobertura da imprensa. Depois de sairem nus na capa do álbum ‘Two Virgins’, a imprensa esperava que eles fossem fazer sexo para protestar, mas ao entrar no quarto o casal estava sentado na cama, falando de paz, sob cartazes com os dizeres "Hair Peace" e "Bed Peace ".
Durante abril de 1969, John e Yoko cultivaram sementes na cabeça de chefes de Estado ao redor do mundo, na esperança de que eles fossem plantá-las como um símbolo de paz.

VIDEO: BED PEACE STARRING JOHN LENNON & YOKO ONO



O segundo Bed-In foi planejado para acontecer em Nova York, mas a condenação de John por posse de maconha em 1968 foi um empecilho. Então, eles voaram para Montreal, em 26 de maio, onde ficaram nos apartamentos 1738, 1740, 1742 e 1744, do Queen Elizabeth Hotel. Quando se instalaram no hotel, o primeiro dia foi um caos total - quem queria entrar, entrou.


Chuck Chandler, DJ da única rádio de rock da cidade - C-Fox, transmitiu o Bed-in direto do quarto do casal - instalou seus equipamentos e permaneceu com eles até o final. Outro repórter que cobriu o evento foi Ritchie Yorke, que aderiu a causa. “O amor entre eles é tão grande que se expande para a humanidade. É lindo.” A televisão canadense também mandou seus correspondentes, e quando o tédio se instalava, mandava celebridades de todos os tipos visitá-los.


Durante a estadia de sete dias no hotel em Toronto “Give Peace a Chance”, um hino à paz, foi gravado por André Perry no quarto do hotel em 01 de junho. O Rabino Abraham Feinberg, Timothy Leary, Tommy Smothers, Dick Gregory, Murray The K e outros, participaram da gravação, que foi transmitida pela rádio C-Fox e filmada pela televisão canadense.

VIDEO: GIVE PEACE A CHANCE



Outro visitante que ficou marcado foi o cartunista Al Capp, que era inimigo público de John e Yoko. Quando o cartunista entrou pelo quarto, começou uma revolta na Califórnia, que resultou na morte de uma pessoa. John ligou para uma rádio da cidade e disse aos manifestantes, ao vivo, que violência não levava a nada - os manifestantes cederam. Al Capp os ridicularizou o tempo todo, inclusive sobre o manifesto na Califórnia. Ofendia Yoko, numa tentativa clara de fazer John se irritar. Os amigos de John tinham certeza de que o único propósito do cartunista era fazer John perder a cabeça e ruir seu movimento sobre a paz. Derek Taylor, a pessoa “responsável” por John e Yoko, além de amigo próximo, pediu que Capp se retirasse.

VIDEO: JOHN E YOKO vs AL CAPP



No último dia do ‘Bed-in’, muitos cidadãos canadenses se juntaram no Monte Royal, cantando e dançando, como uma resposta positiva ao protesto de John e Yoko. Foi uma das grandes alegrias que John teve no seu protesto.
Depois de Montreal, o casal foi para Ottawa, onde participou de uma entrevista coletiva na Universidade Federal, mas objetivo de encontrar o primeiro ministro Pierre Trudeau para uma grande campanha a favor da paz não aconteceu.
Muitas pessoas ridicularizaram John e Yoko por não acreditar naquela forma de protesto, mas o ato de deitar numa cama durante sete dias ficou na memória das pessoas que presenciaram aquele movimento. Eles viram duas pessoas cheias de amor que desejavam um mundo melhor para todos.


Em dezembro de 1969 John e Yoko espalharam mensagens de paz com cartazes dizendo " WAR IS OVER! If You Want It - Happy Christmas From John and Yoko ".
O casamento, o primeiro Bed-In, a conferência de imprensa em Viena, e as sementes foram mencionados na canção The Ballad of John e Yoko.

SHORT HISTORY: THE BALLAD OF JOHN & YOKO


Nenhum comentário: