07 agosto 2011

MOVIMENTO STEAMPUNK


Steam - vapor em português; Punk - ideologia e estilo de vida cultural. Estas duas palavras, juntas, designam um movimento que surgiu no final da década de 80 do século passado, representado através de diversas manifestações artísticas - do cinema, à música, da dança à tatuagem -, em uma estética que combina natureza e tecnologia para a criação de objetos do fantástico.


Para entender o Steampunk deve-se pensar, historicamente, no universo da ficção científica que remonta o reinado da Rainha Vitória no Reino Unido, tendo como pano de fundo a revolução industrial e suas máquinas movidas a vapor. A estética Vitoriana com a sua evolução industrial e transformações no tempo são os temas recorrentes do movimento.


O relógio representa um ícone deste gênero por simbolizar o tempo, a aparente fragilidade superada pela complexidade científica, e por expressar uma beleza estética. Outras imagens que compõem o imaginário do movimento Steampunk são as engrenagens, alavancas, medidores de pressão, válvulas, papéis de parede com estampas vitorianas, além de materiais como o ferro, o bronze e o cobre, assim como a madeira e o couro. Tudo dentro de uma leitura gótica.


O Steampunk remonta uma realidade espaço-temporal, utópica, na qual a tecnologia do vapor teria evoluído a níveis impensáveis, se fundindo com o corpo humano. Muito da origem deste movimento vem da corrente "Cyberpunk", mas onde a tecnologia cibernética é substituída pela do vapor. Conseguimos imaginar este tipo de teoria se pensamos nos autores da literatura que deu origem a este movimento, como Julio Verne e Mark Twain.


O movimento Steampunk expressa a fusão da natureza com a tecnologia, do corpo com a máquina. Através de imagens, somos informados que a tecnologia é híbrida com o corpo humano. Hoje, o Steampunk mais do que uma arte, tornou-se um modo de vida. Deste universo faz parte um conjunto de áreas, onde tudo é permitido neste estilo cultural.

STEAMPUNK | OFF BOOK | PBS



Alguns filmes realizados dentro da estética Steampunk são: Steamboy (animação japonesa), As Loucas Aventuras de James West, A Liga Extraordinária, Van Helsing e outros.

TRAILER DE STEAMBOY




OUTROS VIDEOS

Veja aqui, o vídeo da exposição sobre o movimento e a história do Steampunk, que aconteceu no Museu de História da Ciência, promovido pela Universidade de Oxford, de outubro de 2009 à fevereiro de 2010.



BEYOND THE GEARS: THE STEAMPUNK MOVEMENT
Uma visão sobre o movimento, incluindo música, autores, moda e membros.



Mais fotos em - http://photobucket.com/images/steampunk/

2 comentários:

Bruno Accioly disse...

Vale lembrar que no Brasil o movimento SteamPunk está presente em 11 estados brasileiros através do Conselho SteamPunk e que este mantém uma rede social (SteamBook.com.br), um vidcast (SteamCast.com.br) e uma revista digital (VaporMarginal.com.br).

Leonardo Martins disse...

Muito boa explicação. Excelente blog!