15 agosto 2011

MERCADO DE ARTE: THE GREAT CONTEMPORARY ART BUBBLE, de Ben Lewis


O documentário “A Grande bolha da Arte Contemporânea”, de Ben Lewis, exibido pela BBC, investiga as razões por trás do crescimento e o ‘boom’ da arte contemporânea. Os últimos sete anos assistiram a um fenômeno sem precedentes para a arte contemporânea: os preços das obras valorizaram uma média de 800% - obras de Andy Warhol, Francis Bacon e Mark Rothko foram vendidas por preços recordes de mais de £ 30 milhões.

THE GREAT CONTEMPORARY ART BUBBLE DOCUMENTARY BY BEN LEWIS (DUBLADO - Espanhol)



Crítico de arte e cineasta, Lewis passou o ano de 2008 transitando pelo mercado de arte contemporânea e conversou com comerciantes, leiloeiros, empresários, analistas do mercado de arte e colecionadores, tentando descobrir os motivos por trás do maior aumento no valor da arte na história.


Ben Lewis diz: “Eu não gostei do que estava acontecendo no mercado. Muito da arte contemporânea foi produzida em massa, de forma repetitiva e comercial. Colecionadores compraram estas obras para investimento e armazenaram grandes quantidades de em galpões. Ainda, os privilégios especiais a nossa sociedade deu a arte e aos artistas, estavam sendo exploradas por algumas das pessoas mais ricas do mundo para fazer ainda mais dinheiro.”



Em todo lugar, foi dito à Ben que o boom da arte contemporânea seria alimentada por uma nova paixão pela arte, no mundo dos super-ricos. Mas ele encontrou outras razões para as práticas incomuns do mercado: especulação, sigilo e assuntos fiscais que envolvem o mundo da arte.


Tudo culminou em setembro de 2008, quando Damien Hirst vendeu mais de £ 70 milhões de sua arte em um dia. No mesmo dia, o banco Lehman Brothers entrou em colapso provocando turbulência nos mercados financeiros globais. Um mês mais tarde do mercado de arte caiu: 40% em novembro de 2008 e 75%, em fevereiro de 2009. Hoje, ele ainda está em queda.

DAMIEN HIRST RECORD SALE AT SOTHEBYS



Para o cineasta, o mercado de arte contemporânea sofreu uma especulação dinâmica, mas manteve um curso próprio enquanto outros mercados despencavam. As grandes obras de arte continuam sendo produzidas hoje, mas a grande bolha de Arte Contemporânea certamente entrará para a história como o epítome da vaidade e da loucura dos nossos tempos.

BEN LEWIS ON ART


Nenhum comentário: