18 julho 2011

CULTURA JAPONESA


SUMÔ


O Sumô é uma luta de competição japonesa, em que dois atletas (rikishi) competem num ringue circular (dohyō) onde o primeiro a tocar o chão com qualquer parte do corpo exceto os pés ou pisar fora do dohyō perde a luta. Um rikishi também perde a luta se aplicar algum golpe proibido. O sumô é bastante antigo e conserva rituais xintoístas.

DOCUMENTÁRIO: A NORMAL LIFE - CHRONICLE OF A SUMO WRESTLER



O dohyō, onde são disputadas as lutas, é uma plataforma quadrada feita de barro com um círculo de fardos de palha de arroz em seu centro, dentro do qual se realizam as lutas. Suspenso acima do ringue, uma espécie de telhado que lembra um templo xintoísta, completa o cenário.

VIDEO: SUMMER GRAND SUMO TOURNAMENT FINAL HIGHLIGHTS (Tokyo - 20 May 2012)



Com o objetivo de demonstrar que a luta é feita sem armas, de "mãos limpas", o lutador de Sumô traja apenas o mawashi na luta. O mawashi é uma faixa de tecido grosso que é enrolado em volta da cintura do lutador e serve tanto para proteger as partes intimas quanto para ser agarrada para efetuar golpes.


GUEIXA


As Gueixas são mulheres japonesas que estudam a tradição milenar da arte da sedução, dança e canto, e se caracterizam distintamente pelos trajes e maquiagem tradicionais. Contrariamente à crença popular, as gueixas não trabalham com sexo. Podem chegar a flertar, mas seus clientes sabem que não irá passar disso, e esse é o fato que encanta muitos homens na cultura de uma gueixa.
No Japão a condição de Gueixa é cultural, simbólica repleta de status, delicadeza e tradição. Quioto é considerado o lugar onde a tradição de gueixa é a mais forte hoje em dia.

DOCUMENTÁRIO BBC: GEISHA GIRL (2005)



A gueixa moderna ainda vive nas tradicionais casas chamadas okiya em áreas chamadas hanamachi ("cidades de flor"), particularmente durante a sua aprendizagem. A aprendiz – Maiko, é referida como han'gyoku ou "meia-jóia", ou pelo termo mais genérico o-shaku, literalmente, "aquela que verte (álcool)". O elegante mundo de alta cultura de que a gueixa faz parte é chamado karyūkai ("a flor e mundo de salgueiro").

DOCUMENTÁRIO: GEISHA PRESSURE



Hoje, as mulheres jovens que desejam se tornar gueixas começam o seu treinamento depois de concluir o ensino fundamental ou até o ensino médio e começam as suas carreiras na idade adulta. A gueixa ainda estuda instrumentos tradicionais como o shamisen, shakuhachi (flauta de bambu), e tambores, bem como canções tradicionais, dança tradicional japonesa, cerimônia de chá, literatura e poesia. Ainda, observando as gueixas, as Maiko se tornam habilidosas nas complexas tradições ao redor, selecionando e usando quimono, e na relação com clientes.

VIDEO: MAIKO OR GEISHA PAINTING HER FACE (The Full Film)



Muitas gueixas experientes que são bastante prósperas decidem viver independentemente. Para o trabalho, a Geixa é contratada para assistir a festas e reuniões, tradicionalmente em casas de chá (ochaya) ou em restaurantes japoneses tradicionais (ryōtei). O seu tempo é medido pela queima de um bastão de incenso, chamado senkōdai, ou gyokudai ("taxa de jóia").

Nenhum comentário: