24 julho 2011

AMY WINEHOUSE: morre a jovem diva do soul


O corpo de Amy Winehouse, de 27 anos, foi encontrado ontem, em Londres. A morte anunciada da cantora encerra uma carreira meteórica - foram apenas dois discos, Frank (2003) e Back to black (2006), além de cinco prêmios Grammy.
Nascida em 1983, a cantora era filha do taxista Mitch Winehouse e da famarcêutica Janis. Criada em família judia, cresceu nos subúrbios de Londres. A carreira começou cedo: aos 10 anos, ela e uma amiga formaram o grupo de rap Sweet’n’ Sour.
Logo após o lançamento do CD de estréia – ‘Frank’ (2003), Amy passou a enfrentar um turbilhão emocional. O segundo álbum – ‘Back to black’ (2006), fez enorme sucesso e deu fama mundial a artista. Conhecida pela inconfundível voz grave, pelo penteado e maquiagem, a inglesa se tornou ícone fashion: em todo o mundo, garotas copiam o seu estilo.

LIVE AT GLASTONBURY FESTIVAL 2008



Tragédia anunciada
Em 2007, de volta a Londres depois de turnê em Chicago (EUA), Amy Winehouse passou por todos os pubs entre o aeroporto e seu bairro, Camden Town. A “excursão” terminou em lavagem estomacal. Naquele ano, foi internada, supostamente por overdose.
Em janeiro de 2008, era paciente, pela primeira vez, de uma clínica de reabilitação. Depois, neste mesmo ano, teve o visto de entrada nos Estados Unidos negado, sendo impedida de comparecer e se apresentar na 50ª edição do Grammy, onde ganhou cinco estatuetas. Mesmo assim Amy se apresentou ao vivo, de Londres, via satétite.



Em fevereiro de 2009 foi acusada de roubar bebidas e pertences de hóspedes no Caribe. Em julho, divorciou-se de Blake Fielder-Civil. Em dezembro, em Londres, gritou durante a apresentação da peça ‘Cinderela’ e agrediu o gerente da casa.
Em janeiro deste ano, durante turnê pelo Brasil, hospedada em suíte sem bebidas, roubou as garrafas de um quarto vizinho. Em maio, internada novamente em Londres, recebeu o ultimato dos médicos: morreria se não parasse de beber. Escolheu a primeira opção. Certa vez, a mãe, Janis, declarou: “Estamos vendo ela se matar. Já aceitei sua morte.

AMY WINEHOUSE EM BELGRADO, 2011



Em seu último show, no dia 18 de junho, Amy se apresentou em Belgrado, no parque Kalemegdan. Durante a apresentação, a artista agachou-se para pegar bebida já na primeira música. Cada novo gole era motivo para palmas. “Enche a cara!”, foi a frase mais gritada para a inglesa. Back to black foi o único momento em que chegou perto de ir ao encontro do público. No dia seguinte, as capas dos tabloides sérvios mostraram um rosto deformado gritando e classificaram o show como “o pior da história de Belgrado”.


Cercado de expectativas, canções inéditas foram gravadas para um terceiro álbum em 2009, mas a gravadora Island rejeitou as demos porque Amy se rendera ao reggae. Ela chegou a anunciar que o CD seria lançado em janeiro deste ano. “Vai ser bem parecido com o meu segundo álbum, tem muita coisa de jukebox”, afirmou. Mas brigou com o produtor Mark Ronson pela internet. “Você está morto para mim”, declarou a estrela.
Com a morte de Amy, o destino das faixas inéditas ficou nas mãos da gravadora. O disco rejeitado pode virar a sensação da temporada. A última gravação da inglesa foi a versão de ‘It’s my party’, hit dos anos 1960 de Leslie Gore, feita para tributo a Quincy Jones, em 2010.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom!

Anônimo disse...

é de cortar o coração , tadinha !!!

roberta royale