30 junho 2011

PHILIP JOHNSON: GLASS HOUSE


Philip Cortelyou Johnson (1906-2005), arquiteto norte-americano, foi um dos pais da arquitetura moderna e um dos principais arquitetos do século XX.
A Glass House é considerada sua principal obra. Construida em 1949, foi desenvolvida para si próprio como tese de mestrado quando foi aluno do célebre Marcel Breuer em Harvard.


É um dos mais bonitos exemplos do modernismo americano, ainda que nada funcional. O próprio arquiteto se referia a ela como ‘o diário de um arquiteto excêntrico’. Passava longe da cabeça de Johnson qualquer preocupação com a sustentabilidade na arquitetura.


Suas paredes externas são de vidro, a cozinha é aberta e não há divisórias internas. O espaço interior é dividido por armários baixos de nogueira e um cilindro de tijolos que abriga as instalações sanitárias e onde fica incrustada a lareira. O cilindro e o piso de tijolo estão polidos com uma tonalidade púrpura.

PHILIP JOHNSON’S GLASS HOUSE



Suas fachadas são compostas simetricamente o que acentua o conflito com o interior assimétrico perfeitamente visível através dos painéis de vidro. A estrutura é de aço na cor cinza-escuro. Estão incluídas na paisagem esculturas e uma casa de hóspedes.


O conceito básico para a Casa de Vidro de Johnson foi obtido de Mies van der Rohe (1886-1969) que estava concebendo a Casa Farnsworth em Illinois (EUA) durante o mesmo período. Parte da mobília da Casa de Vidro também é de Mies van der Rohe.
Modernista relutante, Frank Lloyd Wright, ao visitar a casa teria dito, com uma certa dose de sarcasmo: ’Aqui estou eu Philip. Já estou dentro de casa ou continuo no jardim? Devo tirar meu chapéu ou mantê-lo na cabeça?’

PHILIP JOHNSON: DIARY OF AN ECCENTRIC ARCHITECT



Ao longo de sua vida Johnson fez da casa laboratório para uma série de seguidos experimentos em forma, materiais e idéias, construindo acréscimos de vários anexos, como a casa de hóspedes toda de tijolos - Brick House, o Pavilhão do Lago, Galeria de Pinturas, a Galeria de Esculturas, a Casa Fantasma, e outras instalações. Desde a sua construção Johnson viveu sempre nela, o que lhe denomina Casa Johnson
Em 1986 a casa foi doada para o National Trust. Atualmente a Glass house é considerada um patrimonio historico, e está disponível para visitações.
A Casa também foi o local da morte de Johnson em Janeiro de 2005.

THE BRICK HOUSE AT THE PHILIP JOHNSON GLASS HOUSE



O RETORNO DE FRANK STELLA À GLASS HOUSE

Na primavera de 2009, o artista Frank Stella retornou à The Glass House de Philip Johnson, em New Canaan, Ct. Este curta-metragem segue Stella em suas recordações sobre Johnson, seu próprio trabalho, e a arquitetura na Casa de Vidro.

FRANK STELLA: RETURN TO THE GLASS HOUSE



Link externo: http://philipjohnsonglasshouse.org/

Nenhum comentário: